Estudos mostram que a ingestão de couve ajuda a reduzir as chances de diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Ela aumenta a tez, aumenta a energia e reduz o peso.

Couve possui grandes quantidades de vitamina B6, fibra, manganês, fósforo, magnésio, ferro, potássio e cálcio, que ajuda a regular a pressão arterial e frequência cardíaca.

couve
A pasta feita a partir da couve crua, se envolta em torno da área afetada, colocando-a em uma folha de couve ajuda a eliminar o desconforto. Ela fornece alívio aos seios doloridos nas mulheres amamentando

Benefícios da couve para saúde

1. Couve acelera o emagrecimento

Uma xícara de couve cozida tem apenas 33 calorias, é pobre em gordura e rica em fibras, o que ajuda e muito no trânsito intestinal fazendo-o funcionar perfeitamente, elimina os gases também evitando dores e inchaços abdominais.

2. Couve aumenta a capacidade do cérebro

Contém grande quantidade de vitamina K e antocianinas que ajudam a função mental e a concentração, estes nutrientes também previnem danos nos nervos, melhorando a sua defesa contra a doença de Alzheimer e demência. A couve roxa tem a maior quantidade destes poderosos nutrientes.

3. Couve melhora a aparência da pele

Com um nível alto de enxofre, ela é considerada o mineral da beleza. Ela também ajuda a secar a pele oleosa e a acne, internamente o enxofre é essencial à queratina, uma substância proteica necessária à saúde do cabelo, unhas e pele.

4. Couve controla a pressão alta

O alto teor de potássio ajuda a alargar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue evitando assim o aumento da pressão arterial.

5. Couve  eliminas as toxinas

O alto teor de vitamina C e enxofre presentes no vegetal, eliminam as toxinas do nosso organismo, como radicais livres e ácido úrico, que são as principais causas de artrite, doenças de pele, reumatismo e gota. O suco é excelente para quem está de dieta e precisa limpar o organismo.

6. Couve previne o câncer

Ela estimula a atividade enzimática e inibe o crescimento de tumores cancerígenos, estudos com mulheres mostraram uma redução do câncer da mama quando os vegetais passaram a fazer parte da sua alimentação.

7. Couve alivia enxaqueca

Uma compressa quente feita com folhas pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Pegue 2 folhas, esmague, envolva-as num pano quente e aplique na testa, para dores de cabeça crônicas, beba entre 25 e 50 ml de suco por dia.

8. Couve cura ressaca

Já na antiga Roma se usava a couve para curar uma ressaca de álcool, faça um suco de com um limão e tome para cura os excessos de uma noite de farra.

9. Couve funciona como anti-inflamatório e regula o nível de açúcar no sangue

Os pigmentos vermelhos naturais da couve roxa reduzem os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina, diferente da beterraba a couve roxa não tem açúcar nenhum tal como glicose e frutose, estes pigmentos vermelhos da couve roxa têm potentes propriedades anti-inflamatórias.

10. Couve previne a anemia

O suco previne a anemia, já que esse vegetal é rico em ferro e em clorofila, ajudando a aumentar o oxigênio e o número de células vermelhas no sangue, em um copo de suco tem mais ferro do que um bife.

Benefícios do suco de couve

suco de couve
Apesar de o suco possuir um teor de calorias muito baixo, ele satisfaz a sensação de apetite

O suco de couve possui propriedade antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares e, assim, prevenindo doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.

Veja também
16 Benefícios da banana para saúde
8 Benefícios do brócolis para saúde