Cenoura não é o único alimento que irá manter a sua visão forte. Quando se trata de ficar saudável à medida que envelhecemos, pensamos em nosso coração, cérebro e ossos, em primeiro lugar.

Mas envelhecimento saudável também envolve ter olhos saudáveis no futuro.

Manter nossos olhos saudáveis é uma maneira importante de ajudar a prevenir doenças relacionadas aos olhos, como degeneração macular, perda de visão, olhos secos, cataratas e problemas de visão noturna.

olhos saudáveis

Enquanto um estilo de vida saudável e ativo é a chave para boa saúde ocular, adicionar mais destes seis alimentos saudáveis à sua dieta ajudará a manter uma boa visão.

6 Alimentos para ter olhos saudáveis

  1. Vegetais verde escuro

couve protege os olhos

Para prevenir doenças oculares como degeneração macular – uma condição que causa danos progressivos à retina, resultando em uma perda gradual da visão – vegetais verde escuro, como couve, espinafre e alface verde-escura, devem definitivamente estar em sua dieta.

Isso porque eles contêm luteína e zeaxantina, dois nutrientes importantes que têm funções antioxidantes no corpo e ajudam a prevenir danos celulares.

Temos luteína e zeaxantina como pigmentos na parte de trás do olho, então manter essa parte bem nutrida ajuda a manter a fisiologia normal na parte posterior do olho.

A luteína age como óculos de sol, ajudando a proteger a retina de danos.

  1. Batata doce

Batata doce contém betacaroteno, um precursor de vitamina A, que ajuda a promover a visão saudável.

Também ajuda os olhos a se ajustar a baixos níveis de luz durante a noite.

Cenoura, damasco e abóbora também são recomendados.

  1. Peixes

Os ácidos graxos ômega-3 que são encontrados em peixes oleosos, como: salmão, sardinha, atum e cavala, trazem muitos benefícios para a saúde, incluindo os olhos.

Pesquisas afirmam que os ácidos graxos ômega-3 ajudam a proteger os adultos tanto da degeneração macular relacionada à idade como da síndrome do olho seco.

  1. Brócolis

brócolis melhora a visão

Consumir brócolis é importante para a saúde dos olhos. Além de conter luteína e zeaxantina, o brócolis também é rico em vitamina C.

Essa combinação de nutrientes pode realmente reduzir o progresso da degeneração macular relacionada à idade e perda de visão.

  1. Germe de trigo

Germe de trigo é uma grande fonte de vitamina E, outro importante antioxidante.

A vitamina E protege os olhos dos danos dos radicais livres, o que significa que ele protege as células do corpo da oxidação, que pode causar deterioração e doenças.

A vitamina E também pode diminuir a progressão da catarata e degeneração macular relacionada com a idade.

O germe de trigo pode ser polvilhado em iogurte, saladas, refogados e misturado em vitaminas.

Amêndoas, sementes de girassol e avelãs também são boas fontes de vitamina E.

  1. Feijão

feijão previne doença nos olhos

Consumindo grão-de-bico, feijão, lentilhas e outras leguminosas, é uma maneira fácil de adicionar zinco à sua dieta.

Zinco ajuda a liberar vitamina A do fígado para que possa ser usada em tecidos dos olhos, enquanto uma deficiência de zinco pode causar a deterioração da mácula, no centro da retina.

O zinco também é encontrado em ostras, carne, aves e sementes de abóbora.

E quanto aos suplementos para olhos?

Embora possa ser tentador adicionar suplementos à sua dieta para aumentar a sua saúde ocular, os alimentos são o melhor caminho.

No final do dia, uma dieta rica em frutas, legumes, peixe e carnes magras beneficiará seu corpo de todas as maneiras.

Leia também
14 Benefícios do abacate para saúde
15 Sintomas de Câncer que as Mulheres Ignoram

O alimento fornece nutrientes nas quantidades certas e são muito mais eficazes.

Várias empresas fazem vitaminas especificas para pessoas que sofrem de degeneração macular, o que pode ser particularmente útil.

Elas contêm vitaminas antioxidantes em doses que ajudam com problemas de olho relacionados com a idade. Mas sua qualidade pode variar, então não se esqueça de consultar um especialista em cuidados com os olhos ou um profissional de saúde primeiro.

Em geral, manter uma alimentação mais saudável é a primeira linha de defesa quando se trata de manter seus olhos saudáveis.

Evitar gorduras trans, reduzir calorias, tudo isso beneficia os olhos. Você é o que você come.

6 Alimentos para ter Olhos Saudáveis
O conteúdo foi útil? Deixe seu voto!
COMPARTILHAR