Alimentação adequada para quem tem gastrite: o que colocar no cardápio?

Um dos incômodos mais comuns é o enjoo: ele pode ser causado porque se comeu algo que não estava bom ou até por se estar há muito tempo sem se alimentar. Contudo, e quando esse enjoo é frequente?

Muitas vezes, esse enjoo também aparece junto à dor de estômago e outras coisas que afetam a qualidade de vida, sendo sintomas claros da gastrite.

O Ministério da Saúde acredita que nada menos que 2.000.000 de cidadãos tenha essa doença e um dos grandes inimigos desses pacientes é a má alimentação.

Assim, para quem tem gastrite, aprender o que deve estar no cardápio e o que se deve parar de consumir é fundamental para uma qualidade de vida mais adequada.

Entendendo a gastrite

A gastrite é uma doença do tipo inflamatório e que se instala na mucosa que reveste o estômago. O suco gástrico acaba se tornando mais volumoso e, com isso, agride esse revestimento, que fica inflamado e caracteriza a gastrite.

Hoje, os médicos concordam que uma das principais causas dessa inflamação é o estresse: há até o que ficou batizado como “gastrite nervosa”, que acomete as pessoas que estão passando por situações mais sérias ou estressantes.

No entanto, o que costuma ser apontado como responsável pela gastrite é a alimentação inadequada, especialmente cheia de industrializados.

O que deve ser colocado no cardápio de quem tem gastrite?

A seguir, algumas das coisas que podem ser consumidas tranquilamente por quem tem essa doença do sistema digestivo:

  • Chá de camomila

A camomila é uma das principais ervas para tratamento do estômago, inclusive porque ela tem poder anti-inflamatório. Portanto, consumir uma xícara de chá de camomila todos os dias, além de ajudar no descanso do paciente, ainda permite suavizar a inflamação decorrente da gastrite.

  • Ovos

Apesar de ser preciso ficar atento à gordura, já que o ovo pode aumentar o colesterol, a verdade é que se trata de um alimento muito bom para os pacientes gástricos.

No entanto, é importante consumi-lo apenas cozido ou mexido, mas colocando-se apenas um fio de azeite na frigideira. Para quem tiver panelas que permitam fritar sem óleo, é uma opção.

  • Integrais

Os alimentos integrais colaboram com o funcionamento do corpo como um todo. No geral, as pessoas pensam nesses alimentos como aliados do intestino, mas é preciso considerar que eles também ajudam a deixar o trato digestivo mais saudável.

  • Água

É claro que a água é benéfica para todo o corpo, mas inclusive para o estômago. Assim, quem tiver gastrite precisa se habituar a ingerir mais água, até mesmo para que o suco gástrico não fique mais tão forte.

  • Legumes

Os legumes cozidos são excelentes alimentos para quem está com gastrite porque são muito saudáveis e considerados leves.

  • Frango cozido

Mais um alimentos considerado leve e que ajuda o organismo a ter a quantidade de proteínas necessária. Como variação, dá para fazê-lo grelhado.

  • Sucos

Os sucos de fruta, sempre naturais, são ótimos para hidratar quem esteja com gastrite, mas é importante evitar aquelas frutas que sejam mais ácidas, como o morango ou o abacaxi.

Quais são os alimentos contraindicados para quem tem gastrite?

Pessoas que têm gastrite também devem evitar uma série de alimentos, como:

  • Cafeína

A cafeína é bastante forte e acaba ajudando a agredir as mucosas do estômago. Dentre os alimentos que têm cafeína, encontra-se a Coca-Cola, o café e o chocolate preto.

  • Frituras

A fritura é muito maléfica para o estômago de quem tem gastrite devido ao fato de ser gordurosa.

  • Industrializados

Os alimentos industrializados têm uma série de conservantes e outras substâncias químicas que prejudicam ainda mais o quadro de gastrite.

  • Chicletes

Conforme a pessoa masca o chiclete, o estômago “entende” que tem de produzir suco gástrico porque ela está se alimentando. Contudo, como nada chega ao estômago, o suco gástrico acaba consumindo a mucosa estomacal.

  • Álcool

Faz com que o estômago produza ácido clorídrico, o que faz muito mal para o revestimento do órgão.

  • Pimenta

A pimenta, por si só, já é capaz de gerar irritação na mucosa gástrica por causa da sua potência. Por isso, mesmo que seja uma pimenta fraca, não é indicado consumi-la.

A gastrite pode ser curada?

Uma dúvida que muitos pacientes de gastrite têm é se essa condição gástrica pode ser curada e, na verdade, os médicos sinalizam que é um problema crônico.

Conforme o tempo passa, os pacientes aprendem quais são os alimentos que fazem com que sua crise de gastrite aconteça e devem evita-los. Além disso, é possível fazer uso de medicações que “blindem” o estômago e façam com que a crise não aconteça; um exemplo é o omeprazol.

Entretanto, é preciso buscar um gastroenterologista para que ele avalie a gravidade da gastrite e faça um plano de tratamento adequado ao paciente com a condição.