Infelizmente, o incômodo estomacal depois de certas refeições é algo bem comum. Pode ser porque o alimento consumido era gorduroso demais, porque se comeu em excesso ou até por alguma intolerância.
O fato é que a má digestão é a responsável por um incômodo agudo, que faz com que a pessoa realmente não consiga cuidar das suas principais tarefas.
O que muitos desconhecem é que nem sempre é preciso recorrer a remédios para que a má digestão seja solucionada: há alimentos que ajudam a recuperar estômago.
A seguir, os alimentos que são parceiros incríveis de quem está com má digestão.
- Frutas vermelhas
Além de serem algumas das frutas mais saborosas que se tem, elas podem funcionar como anti-inflamatórios. Desse modo, qualquer inflamação estomacal que seja decorrente de uma alimentação pesada, por exemplo, será amenizada com essas frutas.

- Gengibre
Normalmente, as pessoas usam o gengibre para reduzir incômodos na garganta, mas essa raiz também é excelente quando se tem casos de vômitos, por exemplo. Além disso, aquela sensação de o estômago estar pesado demais pode ser diminuída com o consumo do gengibre.
A respeito de como se pode ingerir essa raiz, uma das melhores formas é o chá, levando em conta que umas gotas de limão ajudam a fazer com que o sabor forte demais seja atenuado.
- Azeite
A bile, que é responsabilidade do fígado e que colabora bastante para digestão saudável, é produzida em mais quantidade quando se consome azeite!
Assim, colocar azeite na alimentação de forma constante faz com que os níveis de bile estejam sempre mais elevados e, como consequência, a digestão esteja sempre mais fácil.
- Mamão
Primeiramente, essa fruta consegue fazer com que o alimento seja digerido de forma mais rápida. No entanto, o grande papel do mamão é na hora de evacuar: diversas pessoas sofrem de forma intensa por causa da prisão de ventre.
Muitas vezes, esse mal causa até dor de estômago e dores abdominais, de uma maneira geral. Portanto, vale a pena consumir ao menos um pedaço de mamão diariamente.
- Abacaxi
Não é à toa que muitos lugares oferecem suco de abacaxi quando a comida do cardápio é mais pesada. A razão é que essa fruta cítrica tem a capacidade de mínima a gordura que pode afetar a digestão.
Pode ser como suco natural ou até em rodelas mesmo: o recomendado é consumir um pouco de abacaxi quando se está comendo um churrasco ou algo mais forte.
- Cereais integrais
O principal objetivo é fazer com que o intestino funcione de maneira equilibrada e isso também faz diferença para a boa digestão.
O inchaço abdominal que acontece quando a pessoa tem algum problema de prisão de ventre também acaba afetando a digestão, já que os sistema gastrointestinal é bastante abrangente.
Por isso, é interessante que as pessoas que querem uma digestão melhor não se esqueçam de adicionar cereal à sua alimentação, sendo possível polvilhá-lo sobre frutas, em mingaus e até em milkshakes. Há opções já com a adição de cereais.