Bebê com cólica? Saiba como aliviar

Os cuidados com os bebês, de uma forma geral, são bem trabalhosos. Contudo, quando o assunto é cólica, até os pais mais experientes acabam sofrendo.

Afinal, essa é uma clássica causa de choros intermináveis e que fazem com que os pais fiquem realmente desesperados.

No entanto, é importante se manter calmo e conhecer algumas técnicas que fazem com que a cólica nos pequenos seja suavizada. Até mesmo porque a cólica continua aparecendo até, em média, os seus primeiros meses de vida.

A seguir, o que é preciso fazer para que as cólicas dos pequenos sejam suavizadas.

Por que o bebê sente cólica?

Nem todos entendem a razão pelo qual os bebês, mesmo tomando apenas leite, têm cólica. A primeira coisa que se precisa compreender é que o intestino do bebê ainda é o que os médicos chamam de imaturo.

Isso quer dizer que mesmo o leite materno pode gerar cólica nas crianças porque elas se alimentavam pelo cordão umbilical enquanto estavam no útero. Sendo assim, o seu organismo ainda não está “acostumado” a ter de comer e fazer uma digestão.

Dessa forma, mesmo as mães que fazem dieta para amamentar, como reduzir feijão e cafeína, acabam vendo os seus pequenos tendo cólicas e isso é bem normal.

Há até alguns médicos que liberam as mães que amamentam para comer o que desejarem, com o argumento de que o bebê vai ter cólica de qualquer maneira porque isso tem a ver com a sua imaturidade intestinal.

Como aliviar

Uma vez que o bebê está mesmo com cólica, há algumas coisas a fazer para dar mais conforto a ele, como:

  • Colocá-lo junto ao corpo

O calor do corpo pode fazer com que a dor na barriga do bebê seja suavizada. Por isso, é interessante segurá-lo no colo, com a barriga do bebê em contato com a barriga do adulto, mesmo que seja sobre a roupa.

  • Massagem no estilo bicicleta

Muitas vezes, a causa da cólica nos bebês são os gases e, para aliviar, é indicado colocar o bebê deitado de barriga para cima e empurrar levemente a sua perninha em direção à barriga.

Com essa pressão, a ideia é que o bebê solte os gases, mas é preciso ficar preparado: é bem comum que o bebê evacue também durante essa massagem e que se trate de bastantes fezes.

  • Compressa morna

Da mesma maneira que se faz quando uma mulher está com cólica menstrual, apostar em uma bolsinha de água morna também é muito útil quando há cólica intestinal.

Contudo, é preciso ficar atento: a compressa não pode estar quente demais porque a pele da criança é muito sensível.

Se não houver uma bolsinha de água quente, uma boa dica é usar um paninho de boca e o esquentar um pouco no ferro de passar. Mais uma vez, ele deve estar morno, sem causar incômodo quando encostado à pele da barriga do bebê.

Pode dar remédio aos bebês?

Em muitos casos, a cólica do bebê é tão intensa que os responsáveis cogitam a ideia de dar a ele algum remédio. De fato, há medicações que são recomendadas para tratar a cólica dos pequenos, tais como o famoso Colic Calm.

Entretanto, é preciso considerar que nem todo bebê aceita bem essas medicações, podendo haver alguma intolerância à fórmula que nem os responsáveis pelo bebê conhecem.

Outro problema com relação a medicar o bebê contra as cólicas é não saber qual é a dosagem exata e vale ressaltar: uma dose muito alta pode intoxicar o bebê, já que o seu corpo ainda é muito delicado.

Por causa disso, o melhor é ir em busca de um pediatra ou até de um pronto-socorro para que o médico especializado indique o medicamento para a cólica do bebê e a sua dosagem exata.

E chás? Eles podem ajudar o bebê que está com cólica?

Infelizmente, muitos adultos acham que é só dar um pouco de chá aos bebês que a sua cólica será aliviada. Essa é uma conduta que funciona com esses adultos, mas nem sempre é segura para os bebês.

A introdução alimentar costuma ser iniciada a partir dos 6 meses e, antes desse período, não se deve dar chá à criança, não importando a razão.

Dessa maneira, quem quiser apelar para o chá para aliviar a cólica do bebê deverá fazer isso apenas depois dos seis meses. Além disso, não é indicado exagerar no açúcar para adoçar esse chá, sem contar que nem todas as ervas são boas para os pequenos.

No caso de se desejar mesmo dar um chá ao bebê, a recomendação é que ele seja de camomila. Afinal, essa é uma erva que costuma ter boa tolerância por parte das pessoas e não se deve dar mais que 30ml, considerando sempre que essa planta causa bastante sono.