O consumo de abóbora traz muitos benefícios para saúde, pois é um alimento extremamente rico em nutrientes, o que significa que é cheio de vitaminas e minerais, mas baixo em calorias.

Há muitas maneiras criativas de como a abóbora pode ser incluída nas refeições, incluindo sobremesas, sopas, saladas e conservas.

abóbora
As sementes de abóbora são ricas em fibras e ácidos gordos monoinsaturados que contribuem para a proteção do aparelho cardiovascular e da pele

Benefícios da abóbora para saúde

  1. Ajuda a perder peso

Abóbora é rica em fibras, o que retardam a digestão, fazendo com que você se sinta mais cheio por mais tempo.

  1. Melhora a visão e a saúde dos olhos

Abóbora é rica em betacaroteno, que ao ser ingerido se transforma em vitamina A. A vitamina A é essencial para a saúde ocular e ajuda a retina absorver e processar a luz.

A abóbora também contém luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que ajudam a prevenir catarata e pode até mesmo retardar o desenvolvimento de degeneração macular.

  1. Fortalece o sistema imunológico

A grande concentração de vitamina A, fortalece o sistema imunológico e ajuda seu corpo a combater infecções, vírus e doenças infecciosas.

Óleo de abóbora ainda ajuda a combater várias infecções bacterianas e fúngicas.

Além disso, a abóbora tem quase 20 por cento da quantidade diária recomendada de vitamina C, que pode ajudá-lo a recuperar de resfriados mais rápido.

  1. Melhora a saúde da pele

Comer abóbora pode ajudá-lo a parecer mais jovem (betacaroteno na abóbora ajuda a proteger-nos dos raios UV do enrugamento do sol).

  1. Diminui o risco de câncer

Além do betacaroteno ser ótimo para a saúde dos olhos e pele, ajuda na prevenção do câncer.

Estudos mostram que pessoas com dieta rica em betacaroteno podem ter um menor risco de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de próstata e pulmão.

As vitaminas A e C são antioxidantes e atuam como escudos para suas células contra os radicais livres causadores de câncer.

  1. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

As fibras, potássio e vitamina C encontrados na abóbora melhoram a saúde do coração.

O aumento da ingestão de potássio também reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC), age contra a perda de massa muscular, preserva a densidade mineral óssea e reduz a formação de cálculos renais.

abóboras
Os tipos de abóbora mais comuns são: italiana, abóbora de pescoço, japonesa, paulista, moranga (também conhecida em algumas regiões como jerimum)

Ao comprar a abóbora, é importante verificar a casca: prefira aquelas que possuem cascas lisas, sem machucados, sem manchas e sem brilho, pois o brilho indica que foram colhidas muito novas.

Veja também
8 Benefícios do brócolis para saúde
10 Benefícios do ovo para saúde

Recomendados Para Você: