Os benefícios do brócolis para saúde são muitos, pois é um dos vegetais mais ricos em vitaminas A e C, ácido fólico, cálcio, potássio, selênio e fibras. É considerado um poderoso antioxidante, possui propriedades anticancerígenas e também é tido como um grande antidiabético, pois regula o açúcar e a insulina na corrente sanguínea.

benefícios do brócolis para saúde
O brócolis é uma ótima opção para uma dieta onde o objetivo é perder peso

Benefícios do brócolis para saúde

  1. Brócolis reduz o colesterol

O brócolis é um alimento rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue, tornando-o mais fácil de eliminar pelo fígado, ajudando a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.

  1. Brócolis previne contra doenças cardiovasculares

Além de reduzir o colesterol, o brócolis, mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada.

Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.

  1. Brócolis facilita a digestão

O brócolis é uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição em sulforafano regula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite, por exemplo.

  1. Brócolis evita a prisão de ventre

O brócolis é um vegetal que contém cerca de 1 grama de fibras por cada 10 calorias e, por isso, é um excelente remédio natural para melhorar o funcionamento do intestino e evitar o desenvolvimento de prisão de ventre.

  1. Brócolis protege os olhos

A luteína presente no brócolis ajuda a proteger os olhos contra a degradação da mácula e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, especialmente em idosos.

  1. Brócolis previne problemas nas articulações

O brócolis é um vegetal com excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulações, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite, por exemplo.

  1. Brócolis evita o surgimento de câncer

O brócolis é um cruciferário rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

  1. Brócolis ajuda a emagrecer

Os fitoquímicos presentes no brócolis como o sulforafano podem exercer um efeito de queima de gordura, desencadeando a quebra das células adiposas.

benefícios do brócolis
Embora estejamos acostumados só a comer suas flores, nas folhas e nos talos do brócolis se concentra uma grande quantidade de nutrientes que não deveríamos desperdiçar

Como consumir o Brócolis?

A melhor forma de consumir visando aproveitar todas a propriedades e benefícios do brócolis, é com as suas folhas e talos e cozido ao vapor por 20 minutos, para não perder muito da sua vitamina C, mas pode ser usado também cru em saladas.

Veja também
16 Benefícios da banana para saúde
5 Receitas de Suco Detox de Couve para emagrecer rápido

Recomendados Para Você: