Os benefícios do leite de soja para nossa saúde incluem a redução do risco de colesterol, câncer e obesidade. Ele ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de muitos problemas pós-menopausa.

Os produtos derivados da soja são muito populares entre os vegetarianos por causa do seu alto teor de proteína, que o torna um suplemento muito benéfico.

O leite extraído da soja é um substituto nutritivo para aqueles que não consomem produtos lácteos.

leite de soja benefícos para saúde
O leite de soja ajuda a emagrecer, pois tem apenas 54 calorias por 100 ml

O teor de proteína no leite de soja é comparado ao de vaca. A fortificação de vitaminas e minerais é uma prática comum em produtos de leite de soja comercialmente produzidos.

Leia também
10 Sintomas da pré-menopausa
8 Benefícios do brócolis para saúde

O leite de soja fortificado é um substituto do leite comum e para aqueles que são alérgicos ao leite de vaca, uma vez que contém cálcio e outras vitaminas.

Benefícios do leite de soja para saúde

  1. Saúde cardiovascular

Leite de soja contém proteína, que é essencial para a nutrição humana e crescimento. Essas proteínas são feitas de aminoácidos, e é benéfico na prevenção de vários distúrbios de saúde, como a redução do colesterol ruim LDL.

Para as pessoas que sofrem com a diabete tipo 2, o consumo de leite de soja está associado a melhora na pressão arterial. Assim, a ingestão de leite de soja pode ser eficaz na melhoria da saúde cardiovascular.

O leite de soja contém menos proteínas do que o leite, mas para aqueles que são intolerantes à lactose pode ser uma boa fonte de proteína.

  1. Sintomas pós-menopausa

Leite de soja alivia alguns sintomas da pós-menopausa, quando ocorre uma diminuição do estrogênio, e a ingestão de leite de soja auxilia na prevenção de doenças que podem ocorrer por causa da perda natural desse hormônio.

Os efeitos antioxidantes das isoflavonas de soja também ajudam na prevenção de algumas doenças crônicas nas mulheres após a menopausa, especialmente do sistema cardiovascular.

leite de soja
O leite de soja é livre de colesterol e possui menos gordura que o leite de vaca
  1. Osteoporose

O leite de soja é benéfico no alívio da osteoporose, doença conhecida por deixar os ossos frágeis pela perda de cálcio, que é um risco para as mulheres na idade pós-menopausa.

Estudos descobriram que uma dieta de proteína animal aumenta a excreção urinária de cálcio e uma dieta à base de proteína de soja não.

A terapia de reposição hormonal natural com isoflavonas de soja pode melhorar a retenção da massa óssea e a redução da densidade de risco de fratura para a qual mulheres tem risco nos pós menopausa devido à perda de estrogênio.

  1. Propriedades anticancerígenas e antioxidantes

O consumo de leite de soja é benéfico na redução do risco de câncer de próstata. Homens que consomem grande quantidade de leite de soja tem menor risco de câncer de próstata.

Nas mulheres no pós-menopausa, o consumo de leite de soja reduz o risco de câncer de mama.

Os efeitos antioxidantes das isoflavonas de soja podem ser benéficos na redução de algumas doenças crônicas, como do fígado por exemplo.

  1. Redução do colesterol e da obesidade

Os efeitos hormonais das isoflavonas de soja trabalham para inibir a adipogênese, reduzindo o tecido adiposo. Como o efeito da adipogênese de isoflavonas de soja depende de muitos fatores complicados os resultados podem variar.

No entanto, aqueles que consomem isoflavonas de soja, contidas no leite de soja, podem não só se beneficiar do efeito adipogênico, mas também dos efeitos de redução do LDL – colesterol ruim.

Além disso, a soja ajuda na redução da circunferência da cintura em indivíduos obesos e com sobrepeso.

leite de soja e grãos

Enfim, o leite de soja pode ser uma adição benéfica na alimentação de qualquer pessoa, pois contém muitos nutrientes que ajudam na prevenção de algumas doenças crônicas.

Estes nutrientes são comprovadamente benéficos para a saúde especialmente para evitar o envelhecimento precoce, para alívio dos sintomas na pós-menopausa, na redução do risco cardiovascular, na diminuição do colesterol LDL e na inibição da obesidade.

O teor de proteínas pode ser suficiente quando consumidos em quantidades significativas.

Embora as isoflavonas contidas no leite de soja tenha mostrado inúmeros benefícios para todas as idades, as mulheres nos pós-menopausa são as que mais se beneficiam.

Recomendados Para Você: