Um dos benefícios do sódio para a saúde é o seu papel fundamental no desempenho das operações enzimáticas e contração muscular. É muito importante para regular e manter os fluidos dentro do corpo humano.

Alguns outros benefícios do sódio incluem melhor desempenho do coração, sistema nervoso e absorção de glicose.

O sódio é necessário para a regular o sangue. A sua ausência causa um grande comprometimento da função corporal.

É um elemento muito versátil. Como um eletrólito, ele regula os fluidos corporais e transmite impulsos elétricos no corpo.

sódio benefícios para saúde
O cloreto de sódio (sal de cozinha), possui 40% de sódio em cada grama

Ao contrário de outras vitaminas e minerais, o calor não tem efeito sobre ele. Além disso, é um componente importante dos nervos e ajuda a regular as contrações musculares.

Saiba mais
13 benefícios do café para saúde
Benefícios do leite de soja para saúde

Embora o sódio seja um nutriente essencial em qualquer dieta equilibrada, também pode causar câncer de estômago e hipertensão.

Pessoas que sofrem de problemas renais ou edema devem restringir a ingestão de sódio para se proteger contra os riscos para a saúde.

Sintomas de deficiência de sódio

A ingestão recomendada de sódio é de 2400mg / dia. Se você não ingerir a quantidade que seu corpo precisa, os sintomas de deficiência podem variar: diarreia, vômitos, cefaleia, fraqueza, pressão arterial baixa, letargia, perda de peso, confusão, tonturas e irritabilidade muscular.

Embora a deficiência de sódio seja perigoso, excesso de sódio também pode causar: aumento da pressão arterial, inchaço dos tecidos neurais e nervos, edema cerebral e eleva as chances de infecção pulmonar – podendo até levar a pessoa a um coma.

Fontes importantes de sódio

O sódio está geralmente presente em quantidades muito pequenas em quase todos os alimentos naturais. Quando é adicionado em forma de sal comum, não só aumenta o sabor, mas também completa o requisito necessário de dieta equilibrada.

Algumas das melhores fontes de sódio são maçãs, sal comum, sopas caseiras, repolho, gemas de ovos, leguminosas, bananas, cenouras, fermento em pó e bicarbonato de sódio, vegetais de folhas, ervilhas secas, queijo processado, peixe defumado e carnes.

Benefícios do sódio para saúde

1- Equilíbrio de água

O sódio é um dos minerais que ajuda a regular a quantidade de líquido extracelular no nosso corpo.

2- Insolação

É causada devido à falha do sistema que regula o calor no corpo humano. Esta forma de exaustão de calor é causada devido à exposição contínua a temperaturas muito altas.

Esta exposição faz com que o corpo perca sua capacidade de manter a temperatura normal. Esta condição é ainda agravada devido à perda de sal e água do corpo.

Então beber água e líquidos contendo sal e açúcar é favorável contra insolação.

sódio benefícios para função cerebral

3- Função cerebral

O cérebro é muito sensível à mudança nos níveis de sódio do corpo. A deficiência de sódio manifesta-se frequentemente como confusão e letargia.

Ele ajuda a manter a mente afiada, e é um elemento importante para o desenvolvimento do cérebro, uma vez que trabalha para melhorar a função cerebral.

4- Cãibras musculares

As cãibras são causadas principalmente durante o verão, devido ao desequilíbrio eletrolítico e desidratação.

Se hidratar adequadamente é importante para restaurar a quantidade de eletrólitos.

5- Antienvelhecimento

O sódio é um produto hidratante importante contido em muitos cremes antienvelhecimento. Ele defende contra os radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento.

Além disso, ajuda a restaurar a pele jovem e saudável.

6- Elimina o excesso de dióxido de carbono

Sódio desempenha um papel importante na remoção de qualquer excesso de dióxido de carbono que se acumulou no corpo. Sódio é um antiácido natural

sódio benefícios para o coração

7- Mantém a saúde do coração

O sódio pode ajudar a manter as contrações normais do coração.

Ele desempenha um papel vital na manutenção da pressão arterial do corpo humano, mas um aumento excessivo em seu conteúdo pode aumentar drasticamente a pressão arterial e resultar em complicações graves para a saúde.

8- Mantém o equilíbrio ácido-base

Ao alterar as proporções de fosfatos alcalinos ácido-base no corpo, o sódio controla a reação dos rins, a frequência e o conteúdo de micção.

9- Regulação dos fluidos

Um dos benefícios mais notáveis para a saúde do sódio é a sua capacidade de equilibrar a pressão osmótica no corpo humano devido à regulação do fluido nas células do corpo.

10- Regula a absorção de glicose

Sódio ajuda na absorção de glicose pelas células, resultando no transporte de nutrientes nas membranas celulares do corpo.

Veja no vídeo a seguir mais informações sobre o sódio:

Sódio: 10 Benefícios para Saúde
O conteúdo foi útil? Deixe seu voto!
COMPARTILHAR