Canela é reconhecida por suas propriedades medicinais por milhares de anos. Descubra os principais e surpreendentes benefícios da canela para a saúde, apoiados pela investigação científica.

canela

Benefícios da canela para saúde

  1. Fonte de Antioxidantes

Canela é rica em uma variedade de antioxidantes protetores que reduzem os danos dos radicais livres e retardam o processo de envelhecimento.

Os benefícios para a saúde da canela são atribuídos aos antioxidantes chamados polifenóis, ácido fenólico e flavonóides.

Estes são antioxidantes semelhantes aos que podem ser encontrados em outros “superalimentos”.

Estes compostos trabalham para combater o stress oxidativo no corpo, o que pode levar à formação de doenças.

Os diferentes antioxidantes presentes na canela ajudam a reduzir uma multiplicidade de sintomas e doenças como: distúrbios cerebrais, câncer, doenças cardíacas, entre outras.

  1. Contém Propriedades Anti-inflamatórias

Os antioxidantes na canela têm efeitos anti-inflamatórios, o que pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, câncer, declínio da função cerebral e muito mais.

  1. Protege a Saúde do Coração

Estudos têm demonstrado que outro benefício para a saúde da canela, é a redução de vários dos fatores de risco mais comuns para doenças cardíacas, incluindo níveis elevados de colesterol, níveis elevados de triglicérides e pressão arterial elevada.

  1. Combate a Diabetes

Canela é conhecida por ter efeito antidiabético.

Ela ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e também pode melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, que é o hormônio vital necessário para manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados.

  1. Protege Contra Declínio Cognitivo e Melhora a Função Cerebral

Outro benefício das propriedades antioxidantes protetoras da canela é que eles podem ajudar a defender o cérebro contra o desenvolvimento de distúrbios neurológicos, como as doenças de Parkinson e Alzheimer.

canela previne câncer

  1. Diminuir o Risco de Câncer

Devido às suas capacidades antioxidantes, a canela pode proteger contra danos no DNA, mutação celular e crescimento de tumores cancerosos.

Estudos têm revelado que os benefícios para a saúde da canela vêm de um composto chamado cinamaldeído, que possui a capacidade de inibir o crescimento do tumor de câncer e proteger o DNA de danos.

Além disso incentiva as células cancerosas a autodestruição (chamada apoptose celular).

  1. Combate Infecções e Vírus

Há muitos benefícios da canela quando se trata de defender o corpo de doenças.

A canela é um agente antimicrobiano, antibiótico, antifúngico e antiviral natural.

As capacidades imunológicas de canela são encontradas nos óleos essenciais da canela.

A canela é usada em muitas culturas para ajudar naturalmente a combater infecções e vírus nocivos.

Óleos de canela também têm habilidades protetoras contra várias bactérias que podem causar sintomas negativos no trato digestivo, na superfície da pele, e pode levar a resfriados ou a gripe.

A canela é tão poderosa para aumentar a imunidade que alguns estudos ainda mostram que pode ser capaz de reduzir o risco de contrair o vírus HIV.

  1. Protege a Saúde Dental e Refresca a Respiração Naturalmente

Em estudos, os extratos encontrados na canela mostraram ser protetores contra bactérias que vivem na microflora oral que podem causar mau hálito, cárie dentária ou infecções bucais.

Por remover as bactérias orais, canela tem a capacidade de remover naturalmente o mau hálito, sem a necessidade de usar quaisquer produtos químicos.

  1. Saúde da Pele

A canela tem efeitos antibióticos e antimicrobianos que protegem a pele de irritações, erupções cutâneas, reações alérgicas e infecções.

Aplicar óleo essencial de canela diretamente na a pele pode ser útil na redução da inflamação, inchaço, dor e vermelhidão.

Canela e mel, outro ingrediente antimicrobiano, são frequentemente usados ​​juntos para aumentar a saúde da pele, além disso são benéficos para acne, rosácea e sinais de alergias pele.

Leia também
9 Benefícios do gengibre para saúde
Benefícios do leite de soja para saúde

  1. Combate Alergias

Estudos concluíram que aqueles com alergias podem encontrar alívio graças aos benefícios de compostos da canela.

A canela mostrou-se útil em combater sintomas comuns da alergia porque reduz a inflamação.

Pela mesma razão, também pode ajudar a reduzir os sintomas de ataques de asma.

canela substitui o açúcar

  1. Pode ser Usada para Substituir o Açúcar

Devido ao seu sabor naturalmente doce, adicionando canela aos alimentos e receitas pode ajudá-lo a reduzir a quantidade de açúcar que você normalmente usa.

Sugestões de uso de canela como adoçante: café, chá, produtos de panificação, iogurte, frutas, etc.

Isso pode ajudá-lo a reduzir o açúcar, que é causador de inflamação, calorias extras, e para combater o ganho de peso, diabetes, entre outros.

  1. Pode ser Usada como Conservante Natural dos Alimentos

Um dos benefícios menos conhecidos da canela é que ela pode ser usada para preservar alimentos.

Porque a canela tem habilidades antibacterianas e também age como um antioxidante, ela pode ser usada como um conservante em muitos alimentos.

Recomendados Para Você: