InícioAlimentaçãoChá verde para emagrecer

Chá verde para emagrecer

O chá verde faz parte da cultura asiática e tem feito cada vez mais parte da rotina diária do mundo todo. 

O chá verde para emagrecer tem ganhado as prateleiras, mas se você ainda não sabe como ele funciona está perdendo um grande aliado para a perda de peso. 

Por isso, descubra agora mesmo como o chá verde funciona e como tomar esse chá para começar a perder peso. 

Vamos lá? 

chá-verde-sobre-a-mesa

Chá verde emagrece mesmo?

O chá verde é feito com uma planta chamada Camelia Sinensis e já foi comprovado que traz inúmeros benefícios para o seu organismo.

Além de ser um chá antioxidante, o chá verde também tem ações anti-inflamatórias, capaz de potencializar o emagrecimento. 

Tomando o chá verde, você começa a reduzir a gordura corporal já que possui enzimas que conseguem estimular o funcionamento do metabolismo. 

Com isso, o chá verde potencializa a queima de gordura. 

Além disso, esse chá tem propriedades que permitem a quebra de gordura corporal para ser transformada em energia. 

Com isso, o chá verde aumenta a disposição e energia para o seu dia-a-dia enquanto faz a queima de gordura, fazendo você emagrecer. 

Por ter ações antioxidantes o chá verde reduz a retenção de líquidos pelo organismo, por isso, você perde uma grande quantidade de peso em pouco tempo, já que elimina o inchaço. 

Como tomar chá verde 

Para tomar o chá verde, você pode preparar uma quantidade que dê para o dia. Porém, é preciso tomar um certo cuidado. Você deve ingerir em torno de 2 xícaras de chá verde por dia e, por isso, a dica é preparar a quantidade exata logo pela manhã e dividir para o dia, ou tomar pequenos goles. 

O uso indevido do chá verde, ou seja, tomar esse chá em excesso pode trazer alguns efeitos colaterais como:

– Problemas para dormir (insônia); 

– Aumento de secreção gástrica; 

– Prejudica a absorção de cálcio e ferro. 

Isso significa que o chá verde não deve ser ingerido antes das refeições, para evitar a perda de nutrientes das refeições. 

Além disso, esse aumento de secreção gástrica pode resultar em gastrite e favorecer o aparecimento de úlceras. 

Por isso, ingerir o chá verde de acordo com a quantidade indicada (2 xícaras) vai fazer com que você tenha todos os benefícios dessa planta, emagreça e ainda evita esses efeitos indesejáveis. 

Como fazer chá verde 

Para fazer o chá verde e garantir todos os benefícios para o seu corpo, dê preferência para preparar o seu chá através das folhas naturais da planta. 

Para isso você não pode ferver a água, já que o processo de fervura pode reduzir os nutrientes do chá verde. 

Então, leve o recipiente ao fogo e logo que aparecer as primeiras bolhas, desligue. Em seguida coloque em torno de duas colheres de folhas da planta do chá verde e tampe o recipiente, com tampa ou um pano limpo. 

Depois disso, é preciso esperar até que a temperatura abaixe, fique morno, e coar o chá para retirar as folhas da planta do chá. O chá pode ser ingerido por até 24 horas de preparados, que é o prazo em que os benefícios podem ser aproveitados. 

Benefícios do chá verde 

O chá verde produz diversos benefícios para o seu corpo, além de facilitar o processo de emagrecimento. 

Entre os principais benefícios de ingerir o chá verde, você vai garantir: 

– Prevenção contra doenças cardiovasculares; 

– Combate aos níveis de gordura no sangue (colesterol); 

– Regulação de açúcar no sangue (controle da diabetes); 

– Aumenta a sensação de bem-estar e energia; 

– Dá mais disposição para as tarefas do dia-a-dia; 

– Facilita o processo de digestão dos alimentos; 

– Desincha e acelera o metabolismo;

– Melhora a proteção corporal (sistema imunológico); 

– Produz a sensação de relaxamento; 

– Atua contra o envelhecimento da pele; 

– Melhora as respostas cerebrais (neurotransmissores). 

xícara-com-chá-verde

Contraindicações 

Ainda que o chá verde traga inúmeros benefícios, quando ingerido corretamente, existem alguns casos em que é preciso ter um pouco de cuidado com essa ingestão. 

Além de acompanhamento médico diante de qualquer problema ou sintoma, o chá verde não é indicado para alguns grupos de pessoas como: 

– Gestantes; 

– Casos de hipertireoidismo; 

– Casos de glaucoma; 

– Pessoas com hipertensão; 

– Casos de irritações gástricas.

Em todos esses casos é preciso conversar com o seu médico para saber sobre a possibilidade de ingerir o chá verde ou não. 

Além disso, se você tomar alguma medicação controlada deve pedir ao médico sobre tomar ou não esse chá. 

Isso porque, o chá verde, pode interagir com várias medicações e causar efeitos reversos ou bloquear o funcionamento do remédio, como se não estivesse sendo ingerido. 

Por isso, não deixe de procurar o seu médico e conversar sobre esses casos. 

Dicas para o gostinho do chá verde 

Se você não acha o gosto do chá verde muito atraente e esse acaba sendo um dos motivos que fazem com que você deixe de ingerir o chá, você precisa dessas dicas para o seu dia-a-dia. 

– Dica 1 

Cuidado com a quantidade da planta, já que ela pode gerar um gasto amargo. 

Na hora do preparo, pode acontecer de você exagerar na quantidade de folhas, o que vai prejudicar o gosto do chá e fazer com que seja difícil de engolir. 

Por isso, nas primeiras receitas, use uma quantidade menor de folhas e aumente depois de se acostumar com o gosto do chá verde. 

– Dica 2

Uma dica para quem ainda não se acostumou com o gosto do chá verde, é usar alguma outra erva no preparo do chá. Para isso, você deve usar apenas uma segunda erva, seja saquinho ou folhas. Entre as ervas mais preparadas junto com o chá verde estão a hortelã, erva cidreira e erva-doce. 

– Dica 3

Outra dica para preparar o seu chá verde e deixa ele com um gostinho diferenciado, é usar pedaços de casca de abacaxi ou manga. Nesses casos, você deve colocar a casca na água já que vai ao fogo e seguir o mesmo procedimento de preparo falado acima. 

Assim, você vai garantir um gostinho suave da fruta no seu chá verde. 

– Dica 4 

O ideal é tomar o chá em jejum, logo pela manhã. De qualquer forma, evite ingerir o chá verde próximo de alguma refeição, já que ele prejudica a absorção de nutrientes. Mas, se tomar o chá verde em jejum for complicado, experimente ingerir com algum biscoito, tipo água e sal. 

– Dica 5

A quinta dica muda um pouco o foco, já que vamos falar sobre a sua dieta. 

Pense que o chá verde é um potencializador para o emagrecimento, porém ele não faz milagres. Por isso, a dica 5 é você aliar o chá verde com uma dieta balanceada e garantir maiores resultados.Então, inclua na sua alimentação as carnes magras, frutas, legumes e folhas verdes e reduza a ingestão de gorduras ruins, carboidratos e excesso de açúcar. 

– Dica 6 

O chá de saquinho do chá verde resulta em benefícios menores que a planta (ainda que seja mais amarga). Isso acontece porque através do preparo do chá com as folhas, você garante todos os benefícios da planta. Quando o chá é feito com o saquinho, parte dos nutrientes são perdidos, devido ao processo de industrialização ou preparo dos saquinhos. Além de todos os benefícios de ingerir o chá verde, estudos recentes mostraram que ele pode ser um agente de prevenção a depressão. Isso acontece porque o chá verde tem propriedades relaxantes, que estão presentes nas folhas da planta. 

Com isso, ele promove a sensação de bem-estar e você fica mais calmo. Essa ação facilita no processo de pensar sobre as situações, ao invés de agir por impulso. 

– Dica 7 

Além do chá tradicional, você pode preparar um smoothie, o que pode facilitar na hora da ingestão. Para isso, utilize uvas e morangos congelados, folhas do chá verde, linhaça e iogurte natural. Basta colocar tudo no liquidificador e bater bem para dissolver todos os ingredientes. 

Outra dica de preparo é colocar o pó do chá verde em saladas. 

Já que o pó tem benefícios reduzidos, o seu organismo vai conseguir absorver os nutrientes e melhora a sua saúde. Vale misturar o chá verde com couve e duas laranjas e preparar um suco potente de chá verde que ajuda no emagrecimento e a evitar a retenção de líquidos. 

– Dica 8

Uma alternativa para colocar ainda mais o chá verde na sua vida, é usar ele como tempero para carnes. Para isso, não utilize as folhas, mas sim os saches ou a versão em pó do chá verde. Você pode misturar com outros temperos de sua preferência e usar para temperar frangos e peixes. Só tome cuidado com a quantidade do tempero, devido ao gosto mais amargo da planta. 

Conclusão 

O chá verde pode ser um poderoso aliado para você, que quer dizer “olá” para o emagrecimento.Por isso, não perca mais tempo e comece a procurar as folhas da planta para fazer as suas duas xícaras diárias de chá verde. 

Artigos Relacionados

Mais populares