Chás para gripe podem substituir medicamentos?

Basta que os meses de inverno comecem para que uma epidemia bem conhecida se espalhe: a de gripe. É claro que as pessoas acabam ficando gripadas a qualquer momento do ano, mas o período mais frio é o que favorece os vírus respiratórios, inclusive o Influenza.

Ao mesmo tempo em que a gripe vai se espalhando, muitas pessoas já começam a separar quais serão os chás que elas farão para aliviar os sintoma. É daí que surge a pergunta: será que os chás são o bastante para que os sintomas da gripe sejam tratados?

Entenda já qual é o papel dos chás para a gripe e se dá para confiar neles como tratamento.

Quais são os principais sintomas de gripe?

De forma geral, existe certa diferença nos sintomas da gripe de pessoa para pessoa. Contudo, os mais comuns são:

  • Estado febril

Significa que a temperatura ainda não passou de 37,5°, mas já é possível sentir certo incomodo, como dor no corpo. Quando a febre fica mais alta, significa que a gripe é mais séria.

  • Dor no corpo

Outro sintoma bem característico da gripe é a dor no corpo, que costuma acontecer justamente devido à febre.

  • Tosse

Nem sempre as pessoas têm tosse quando estão gripadas, mas a sua ocorrência é um sinal de que há muco nos pulmões. Para quem tem problema respiratório, pode ser algo que desperte alerta.

  • Dor de garganta

Também não é um sintoma que apareça em todas as pessoas gripadas, mas é bastante comum

  • Prostração

Quem está gripado tende a não sentir vontade de fazer nada.

Por que as pessoas acreditam no uso do chá para o tratamento gripal?

Há uma corrente bem grande de pessoas que evitam a todo custo o uso de medicações alopáticas, ou seja, aquelas tradicionais, que se compra na farmácia.

A crença delas é de que esses medicamentos acabam intoxicando o organismo, o que não deixa de ter um pouco de verdade. Entretanto, isso não é motivo para que se deixe completamente de fazer uso da medicina mais tradicional.

De toda forma, pessoas estão há décadas confiando nos chás porque sentem que eles trazem um conforto, uma sensação de alivio aos sintomas da gripe, especialmente por estarem mornos

É claro que não se pode negar que os chás têm sim a sua parcela de ajuda contra a gripe: eles podem aliviar as dores, podem ajudar a desentupir o nariz, podem ter efeito expectorante, etc.

Entretanto, é bastante controverso dizer que os chás conseguem, sozinho, sanar os sintomas gripais e até evitar que eles piorem.

Principais chás usados contra a gripe

Há alguns chás que, de forma geral, são bastante usados para minimizar os sintomas da gripe, tais como:

  • Chá de alho

Mesmo que não tenha um dos sabores mais agradáveis, ele costuma ser muito benéfico para aliviar a gripe, ainda mais porque esse tempero é anti-inflamatório. Com isso, os incômodos relacionados às inflamações gripais são combatidos.

  • Chá de gengibre

Excelente para quem está com dor de garganta, ainda mais quando se adiciona um pouco de mel e umas gotas de limão. Basicamente, o chá fica parecido com a pastilha para garganta que é encontrada nas farmácias.

  • Anis estrelado

Apesar de não ser um chá tão popular, ele tem elementos retrovirais, como o chamado ácido xiquímico. A sua função é nada menos do que evitar que o vírus da gripe siga se multiplicando no organismo e, com isso, os seus sintomas também ficam mais suaves.

  • Chá de sabugueiro

Esse é um chá excelente para quem está com febre. A razão é que a febre tem a ver com a necessidade de combater algum agente externo e esse chá dá mais força ao sistema imunológico. O resultado é que a febre começa a diminuir.

Os chás são para todo mundo?

Mesmo que os chás pareçam uma coisa muito segura porque vêm da natureza, é preciso ter em mente que há pessoas alérgicas a algumas plantas e, sendo assim, elas não devem fazer uso das infusões.

Outro cuidado importante é com as gestantes: há certas ervas que podem fazer mal à gravidez, até mesmo aumentando o risco de um aborto espontâneo.

Chás e medicações podem funcionar juntos

Como visto, os chás para a gripe têm sim eficiência, mas nem sempre é indicado tratar-se apenas com os chás. O melhor é que eles sejam usados quando se tem apenas um resfriado, algo mais leve.

Porém, se for uma gripe, que até pode evoluir para uma condição respiratória mais séria, o ideal é começar uma  medicação que seja prescrita pelo médico. Uma vez que se está fazendo uso de medicamento alopático, é possível combinar isso com os chás e aproveitar os benefícios de ambos.

Cabe salientar, contudo, que qualquer remédio deve ser ingerido unicamente com água e não com chá.