Basta que se sinta um pouco de ardência para urinar para que as pessoas (especialmente as mulheres) acreditem que estão com infecção de urina. Contudo, a verdade é que nem sempre o diagnóstico é esse mesmo.
Na realidade, existe outra condição bem semelhante e que também gera um desconforto bem grande: é a cistite, outro problema que acomete majoritariamente o sexo feminino.
A seguir, as principais características de ambas essas doenças e como elas podem ser tanto evitadas quanto tratadas. Dessa forma, a mulher volta a ter a sua qualidade de vida e o seu organismo volta a ficar saudável!
Por que as duas coisas não são iguais?
Considerando que a cistite e a infecção de urina geram praticamente o mesmo incômodo, é claro que muitas pessoas não entendem porque elas são doenças diferentes. Contudo, acaba sendo fácil entender.
Quando alguém tem infecção de urina, o que acontece é que uma bactéria se instalou e já está atacando o trato urinário como um todo. No caso da cistite, o que se tem é uma inflamação, ou seja, algo menos sério, e que fica concentrada na bexiga.
Como se percebe, a infecção urinária atinge mais lugares e é mais séria, demandando um tratamento mais extenso também.
Quais são os sintomas?
De forma geral, tanto a cistite quanto a infecção urinária geram nos pacientes os mesmos incômodos, que são:
- Sensação de que se tem de fazer xixi com urgência
Quem nunca sentiu que precisava fazer xixi de forma urgente ou poderia até escapar na roupa? Pois é justamente essa a sensação que a pessoa com cistite ou infecção de urina possui, mas existe um problema: ela não faz tanto xixi. Na maioria das vezes, são apenas algumas gotas.
- Ardência para urinar
Quem está com qualquer uma dessas condições costuma sentir uma ardência de níveis diferentes quando urina. No caso da infecção urinária, essa ardência pode ser mais intensa e acontecer mesmo sem que a pessoa esteja urinando.
- Vontade frequente de fazer xixi
Além da sensação de urgência, quem está com cistite ou com infecção de urina costuma sentir que precisa ir ao banheiro muito mais vezes, mesmo que sejam apenas algumas gotas. A sensação que elas têm é que, se não forem ao banheiro, podem urinar nas calças.
- Febre
Ela não costuma aparecer na cistite, mas é possível que pessoas com infecção urinária tenham um pouco de febre. Afinal, o organismo tenta acabar com a infecção e, para isso, ele aumenta a temperatura.
- Prostração
É bem comum que as pessoas com infecção urinária fiquem prostradas, sem vontade de fazer nada. A razão é que há um processo infeccioso sendo combatido e isso, de fato, abate.
Pode haver sangue na urina quando se está com cistite ou infecção de urina?
As duas condições podem sim causar um pouco de sangue na urina e ele, muitas vezes, fica perceptível apenas no papel higiênico: ao se olhar para o vaso sanitário, não se vê nada vermelho.
No entanto, vale dizer que esse problema é mais comum quando se está com infecção urinária porque se trata de algo mais sério. Ainda assim, não é razão para que o paciente fique desesperado e, conforme a cistite ou a infecção de urina é confirmada, o sangramento também desaparece.
Como é o diagnóstico
Normalmente, o paciente que chega a um consultório mencionando os sintomas acima é encaminhado para um exame de urina simples e para uma urocultura, que é um exame um pouco mais aprofundado.
No caso de haver uma infecção de urina, a urocultura consegue apontar qual é a bactéria e ainda dar sugestões de antibióticos que possam sanar o problema.
Já se o exame de urina e a urocultura dão negativos, é um indicativo de que o paciente tem somente uma cistite, algo de tratamento mais fácil e que é combatido com analgésicos e com anti-inflamatórios.
Como se evitar a cistite e a infecção de urina
Mesmo que sejam condições de saúde diferentes, a verdade é que ambas podem ser evitadas das mesmas maneiras:
- Ingestão adequada de água
É fundamental que se consuma a quantidade ideal de água porque, caso contrário, a urina fica concentrada demais e ajuda na proliferação de bactérias.
- Não se limpar de trás para frente
Quando a mulher faz isso, ela promove um deslocamento das bactérias do trato intestinal para a sua vagina, sendo possível que ela entre e que gere a cistite. Vale dizer que esse cuidado deve ser observado mesmo quando não há evacuação.
- Não demorar muitas horas para urinar
Quanto mais tempo a urina fica dentro da bexiga, maior o risco de se aumentar as bactérias no sistema urinário.
- Urinar após o sexo
É importante fazer xixi logo depois do sexo porque a urina ajuda a levar embora possíveis bactérias.