InícioAlimentaçãoComidas saudáveis para emagrecer

Comidas saudáveis para emagrecer

Quando o assunto são comidas saudáveis para emagrecer, podem surgir diversas dúvidas que confundem a cabeça até de quem entende do assunto. Se você está querendo emagrecer e manter o peso usando a alimentação precisa ter foco e um olhar direcionado para determinados grupos de alimentos.

Por isso, conhecer as comidas saudáveis para emagrecer que estão aqui é o passo mais importante para você começar a mudar de cardápio agora mesmo. 

frutas-e-verduras-coloridas

Perdendo peso com a comida

Que você precisa se alimentar para viver todo mundo sabe. O problema pode ser aliar essa alimentação com a perda de peso. Essa confusão pode acontecer porque, não basta saber que grupos comer, mas também o que esses alimentos podem fazer. Dessa forma, você vai conseguir preparar uma quantidade maior de receitas. 

– Azeite 

Antes de você surtar e pensar “caramba, mas é gordura”, pense que o azeite tem a chamada gorduras boas, ou seja, gorduras que ajudam no emagrecimento. Além de dar um toque mais refinado e um gostinho a mais para os alimentos, a composição do azeite é capaz de dar sensação de saciedade e com isso você diz adeus para aquelas dores estomacais. Outro benefício do azeite é que ele estimula o seu organismo a quebrar as gorduras que estão em grande quantidade pelo corpo. 

O resultado é que o azeite consegue ajudar o corpo a queimar calorias. 

Por isso, trocar o óleo convencional por azeite só traz benefícios para a sua saúde, além de ajudar no emagrecimento.  

– Aveia 

A aveia é um dos alimentos que por alguns é amada e por outros adiada. Porém, não tem como dizer que a aveia não traz diversos benefícios para quem quer perder alguns quilinhos. Comendo aveia você vai comer menos durante o dia, já que ela é capaz de reduzir a fome, evitando que você se renda a guloseimas. Além disso, a aveia é capaz de fornecer uma grande quantidade de energia, aumentando a sua disposição para realizar as atividades diárias. 

– Folhas verdes 

As folhas verdes são os grandes aliados para você, que quer emagrecer e melhorar a sua saúde em pouco tempo. Pense que, as folhas verdes, possuem um teor extremamente baixo de calorias enquanto tem um grande número de fibras. 

Devido à pouca taxa calórica ela é ideal para consumir em grande quantidade e garantir que vai ficar satisfeito. Já as fibras promovem a sensação de saciedade no seu corpo. O resultado é que ingerir folhas verdes te ajuda a reduzir a quantidade de comida e não vai ter vontade de comer. 

Além disso, as folhas verdes conseguem aliar a quantidade de líquidos que o corpo retém, agindo como um eliminador de toxinas. Por isso, começar as suas refeições pelas folhas vai reduzir a quantidade de gorduras que você ingere, promovendo um emagrecimento muito mais rápido. 

– Chá verde 

O chá verde faz parte desse grupo de alimentos que devem estar no seu cardápio diário. Tudo isso porque o chá verde é capaz de acelerar o seu metabolismo, fazendo com que ele funcione como deveria. Com isso, o chá verde acelera a queima de gorduras, resultando no emagrecimento. 

– Canela 

A canela faz parte de um grupo de alimentos chamados de termogênicos. Isso quer dizer que a canela é capaz de estimular a queima de gordura corporal, eliminando o excesso de peso de forma rápida. Além disso, a canela consegue regular os níveis de açúcar no sangue, regulando e evitando a diabetes, por exemplo.  

– Vinagre de maçã 

Pense que, se você vai comer saladas, você vai precisar usar temperos. Além do azeite e do sal (em quantidade reduzida) você vai precisar usar vinagre ou mesmo limão. O vinagre de maçã pode ser um grande aliado para quem quer perder peso e ainda melhorar a sua saúde. 

Pense que, o vinagre de maçã, é capaz de eliminar bactérias que podem prejudicar a sua saúde. Com isso, o sistema digestivo funciona melhor na absorção e excreção de alimentos. 

Além disso, o vinagre consegue reduzir a retenção de líquidos provocada pelo corpo, evitando o inchaço e ajudando na perda de peso. 

– Leite desnatado 

Ainda que o leite desnatado não seja o sonho das manhãs de muitas mesas, é impossível dizer que ele não ajuda no emagrecimento. O leite desnatado tem poucas gorduras e grande quantidade de cálcio e proteínas. 

Com essa composição, o leite desnatado potencializa a queima de gorduras do corpo e age contra a osteoporose, aumentando a saúde dos dentes. 

– Tomate 

O tomate é uma fruta (isso mesmo, fruta) que tem grande poder anti-inflamatório, melhorando a saúde do seu organismo. Além disso, o tomate é capaz de resistir a alguns hormônios do corpo, reduzindo a sensação de fome a todo instante. 

Com isso, você come menos durante o dia, facilitando a perda de peso. O tomate pode ser ingerido separadamente ou com folhas verdes, o que aumenta ainda mais a eficácia.

– Salmão 

Assim como a grande maioria dos peixes, o salmão é rico na chamada gorduras magras, que são ótimas para o funcionamento do corpo. Além disso, tem boas concentrações de ômega 3 e 6, que ajudam a fortificar osso e dentes, por exemplo. 

Por isso, o salão é uma das carnes que devem estar nas suas refeições e você pode abusar das receitas que levam tomates e folhas verdes.  

– Peito de Peru 

Chamado de fonte magra de proteínas, o peito de peru é ideal para quem quer perder peso, mas se recusa a deixar os alimentos gostosos de lado. Isso porque, o peito de peru ajuda no desenvolvimento dos músculos, o que aumenta a queima de gorduras. 

Com isso você emagrece mais rápido e ainda garante que todos os músculos vão ficar no lugar. 

– Gengibre

O gengibre é uma raiz que ajuda na sensação de bem-estar e facilita o processo de digestão dos alimentos. 

Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso significa adeus à retenção de líquidos e bactérias indesejáveis. 

Por isso, o seu corpo deixa de ficar inchado e você ainda consegue melhorar a evacuação.  

– Pimentas 

As pimentas também fazem parte dos alimentos chamados de termogênicos e devem estar incluídas nas suas refeições. 

Além de aumentar a queima de gorduras, as pimentas também pedem por mais energia corporal o que resulta na quebra de mais calorias para serem transformadas em energia. 

Por isso, as pimentas são ótimas opção para quem quer perder peso. 

– Frango 

A parte ideal do frango para quem quer perder peso é o chamado filezinho de peito, sem a pele. A parte da pele do frango é onde está a maior concentração de gorduras e por isso deve ser descartada do seu cardápio. Porém a carne branca é rica nas chamadas gorduras boas e tem muita proteína, o que ajuda na sensação de saciedade. 

O peito de frango é ideal para ser ingerido com folhas verdes e tomate, o que aumenta o ganho de gorduras boas e potencializa o funcionamento do organismo. 

Além disso, com essa junção você vai garantir uma refeição completa. 

Completando a alimentação 

Conseguir emagrecer através da alimentação é a melhor forma de evitar o terrível efeito sanfona e ainda garante que você não vai engordar novamente. Por isso, pense nessa mudança como uma reeducação alimentar. 

Dessa forma, o seu corpo vai se acostumar a comer alimentos saudáveis e você não precisa dizer adeus a algumas guloseimas ou outros alimentos. 

Todo emagrecimento que envolve alimentação precisa ser pensado não como uma dieta restritiva, mas como um novo estilo de vida. 

Dessa forma você vai continuar comendo alimentos que gosta, mas em menor quantidade e prioridade. 

Começando essa mudança na alimentação você vai notar que todo o seu organismo funciona melhor, assim você ajuda a sua pele a ficar com uma aparência mais jovem e saudável. 

alimentos-saudaveis-em-cima-da-mesa

Além disso, você reduz marcas de expressões, celulites, estrias e até a flacidez. 

Por isso, mudar a alimentação só vai trazer benefícios e você não vai precisar deixar aquele bombonzinho de lado no fim de semana ou a pipoca com manteiga do cinema. 

Uma dica importante, é aliar essa nova alimentação saudável com a prática regular de exercícios físicos. 

Todas as atividades conseguem aumentar a queima de gorduras e ainda melhora a sua qualidade de vida. 

Por isso, buscar alguma atividade que dê prazer e tire você da zona do sedentarismo, vai fazer você emagrecer ainda mais rápido. 

Além disso, uma alimentação balanceada melhora a qualidade do sono, fazendo com que você durma de forma mais tranquila e tenha energia para levantar na manhã seguinte. 

A falta de sono também é responsável pela dificuldade em emagrecer e pelos docinhos ao longo do dia.

Conclusão 

Se alimentar de forma saudável abre as portas para um novo mundo. 

Esse processo significa mais saúde para o seu corpo, perda de pesa e disposição para fazer tudo durante o dia. 

Por isso, monte o seu cardápio e comece agora mesmo a perder peso através da alimentação e dê adeus a noites de insônia, sensações de desconforto, fome durante o dia todo e falta de energia. 

Artigos Relacionados

Mais populares