Natal e ano novo já passaram e agora os excessos das festas começam a cobrar seu preço. São quilos a mais, aquela sensação de inchaço, digestão mais lenta, pele manchada… muitas pessoas estão sentindo que não são as mesmas, não é mesmo?
Isso acontece porque, entre o Natal e o Ano Novo, costumamos nos entregar aos excessos. É comum, aliás, comermos e bebermos como “se não houvesse amanhã”. Mas o amanhã chegou. E agora? O que fazer para desintoxicar o corpo?
Para ajudar quem ainda está se sentindo “pesado”, mesmo uma semana depois do fim das festas, montamos um texto com dicas que você poderá incluir no dia a dia. Confira.

Água
A água é a grande aliada de quem está querendo colocar a saúde em dia e, para limpar o organismo dos excessos, é preciso beber bastante água. Os especialistas recomendam pelo menos dois litros por dia.
Evite também bebidas alcoólicas e refrigerantes. A água é sempre a melhor ideia para se hidratar depois de tantos excessos, inclusive os alcoólicos.
Alimentos leves
Na hora das refeições, o melhor é deixar de lado o que sobrou da ceia, ou aquele almoço reforçado para apostar nos pratos leves. Frutas, verduras e legumes são ótimas pedidas para quem quer colocar o trilho alimentar nos eixos.
Frituras e alimentos ultraprocesssados também devem ser deixados de lado na hora de equilibrar o organismo.
Chás
Além da água, os chás são grandes aliados para quem quer combater o inchaço e aquela sensação de peso depois dos excessos. Os melhores são chás diuréticos, como o chá verde, hibisco, capim-limão, erva-doce, maçã e canela.
Não costuma ter tempo para preparar uma xícara de chá ou acha isso muito “chato”? Então prepare uma jarra de um litro do seu chá favorito e coloque na geladeira, para ir bebendo ao longo do dia. Assim você consegue se hidratar com facilidade e sem perder tanto tempo.
Exercícios
Outra saída interessante para quem quer deixar os excessos de lado é fazer exercícios. Além de ajudar a emagrecer, eles aliviam a sensação de cansaço e dão um novo ânimo. E ajudam também a dar o primeiro passo para o “projeto verão”, que tantos prometem, não é mesmo?
Agora, não significa que você precise se tornar um “rato de academia” e passar o dia todo “puxando ferro”. Basta fazer atividades físicas leves, como uma caminhada.
Fazer exercícios por um período curto, de 15 a 60 minutos por dia, além de ajudar a colocar um fim naquela sensação de excessos, melhora a qualidade de vida e acelera o metabolismo, limpando seu organismo.
Não gosta de caminhar? Que tal deixar o elevador de lado e passar a subir as escadas para chegar à sua casa ou, ainda, fazer mais coisas a pé ao invés de usar o carro? Já é um bom começo para sua nova rotina.
Drenagem linfática
Fechando nossa lista com sugestões para desintoxicar o corpo dos excessos vem a drenagem linfática. Além de limpar o corpo, os movimentos da massagem relaxam, diminuem a tensão e ainda previnem doenças. Vários benefícios com uma única prática.