Como emagrecer com saúde 

A questão da busca pelo emagrecimento está além das questões estéticas. Afinal, o sobrepeso e obesidade estão em uma relação inversa à manutenção da qualidade de vida. Porém, conseguir perder peso efetivamente não é tarefa muito fácil e há muitos meios obscuros que prometem resultados.

Atualmente, 6 em cada 10 brasileiros estão acima do peso considerado ideal, o IMC. A partir disto, tem-se o desenvolvimento potencial de uma série de doenças. São as chamadas doenças associadas à obesidade, tais como as doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca. Portanto, fica claro a importância de se manter o peso ideal, com saúde e segurança.

Emagrecer é fundamental para se manter o peso, porém, isto deve ser feito de forma adequada. Ou seja, não devem ser adotados métodos que possam prejudicar o funcionamento do organismo. Sendo assim, quanto mais equilibrado e saudável for o processo escolhido maior a garantia de resultados efetivos.

Confira agora algumas dicas saudáveis de como conseguir perder peso de forma natural!

Cuidado com promessas milagrosas

Há muitos métodos que se pode encontrar na internet que ensinam como emagrecer de forma rápida. Porém, a grande verdade é que a maioria destes métodos resulta numa perda de peso perigosa e não permanente. 

Ou seja, além de expor a sua saúde você ainda terá que contar com o retorno do peso perdido, ou mesmo peso extra. Além disso, estes métodos não têm especificidade, ou seja, não respeitam a particularidade e especificidade de cada composição corporal. 

Aprenda a mastigar corretamente

A maioria de nós costuma negligenciar o momento da mastigação, porém, ele exerce uma grande influência no processo digestório. Isto porque quando mastigamos nosso cérebro capta os movimentos musculares e com isso transmite impulsos para o nosso centro de saciedade. Ou seja, temos um autocontrole do quanto devemos comer, de quando devemos parar. 

Sendo assim, quando mastigamos de forma muito rápida e desordenada não demos tempo devido ao cérebro para realizar este processo. Portanto, mastigando devagar e de forma adequada nosso corpo vai nos dizer quando parar, e assim evitamos consumir em excesso. 

Consuma alimentos termogênicos

Quem busca emagrecer com saúde deve conhecer que pode encontrar na própria alimentação recurso para perder peso. Ou seja, eles podem potencializar seus esforços de emagrecimento e podem estar associados à sua dieta diária. Isto ocorre porque estes alimentos aumentam a temperatura corporal e consequentemente aumentam o metabolismo. 

E é justamente este incremento no metabolismo que vai favorecer a queima de gordura. Confira alguns destes alimentos potenciais:

  • Pimenta vermelha;
  • Pimentão;
  • Laranja;
  • Kiwi;
  • Mostarda;
  • Brócolis;
  • Acelga;
  • Sardinha;
  • Gengibre;
  • Chá verde;
  • Salmão;
  • Bacalhau;
  • Etc.  

Invista na hidratação

Nosso corpo é composto por 70% de água, o que significa que ele é o componente essencial para a manutenção de nossas funções. Assim, além de manter nosso organismo hidratado o consumo diário de água ajuda na diminuição da fome. 

Contudo, ela deve ser ingerida de forma estratégica. Ou seja, deve se evitar consumir água entre as refeições, sendo ideal beber 30 min antes ou 2 horas depois de se alimentar. Desta forma, evita-se também a distensão do estômago e é bom evitar de toda forma sucos e bebidas industrializadas.

Faça atividade físicas regulares

Praticar atividade física é o ponto alto das dicas sobre como emagrecer de forma saudável.  Além de promover o bem-estar, ele melhora a qualidade de vida do indivíduo de uma forma geral, o que inclui a queima de gordura. 

Apesar de ser indicado exercícios formalizados como a frequência em academias, é possível incluir mais atividade no seu dia a dia. Ou seja, trocar o elevador pela escada já é bem proveitoso, preferir a bicicleta ao carro, passear com o pet e outros. 

Busque orientação profissional

É muito comum dar início ao processo de emagrecimento por conta própria. Porém, isso pode ser muito arriscado e comprometer a sua saúde. Afinal, cada corpo tem suas próprias necessidades e deve seguir o seu próprio ritmo para a conquista da perda de peso. Por isso, o acompanhamento de um profissional habilitado é essencial.

Além da parte nutricional, a parte física também precisa de orientação. Ou seja, é preciso ter recomendação de frequência e tipos de exercícios mais apropriados para o seu peso, idade e porte físico. E mais, antes de empreender esforços é preciso saber antes como anda seu quadro de saúde geral. 

Portanto, se está em busca de emagrecer com saúde busque boas práticas e orientação qualificada. Afinal, já conhece os riscos do emagrecimento inadequado que pode, não apenas não promover a perda de peso como também comprometer a sua saúde. 

Uma vida saudável depende sempre de equilíbrio e dedicação, seja na dieta alimentar, nas práticas físicas ou nos bons hábitos de saúde. Desta forma, podemos conquistar o peso ideal, manter a nossa saúde e elevar a nossa autoestima. Com isso você terá mais qualidade de vida e resultados mais duradouros quanto à manutenção de seu peso.