Durante os dias mais frios, é bem comum que os pronto-atendimentos fiquem cheios de pessoas com o peito carregado de muco, tossindo e até com falta de ar.
Inclusive, é só chegar o período do frio para que os médicos já comecem a se preparar pela alta demanda por corticoides e por nebulizações nos hospitais. Certamente, é um pesadelo, especialmente, para quem tem crianças.
A boa notícia é que dá para passar pelo inverno com um número menor de crises respiratórias, dando mais tranquilidade aos pacientes, aos seus responsáveis e aumentando a qualidade de vida.
O que se entende por crise respiratória?
Quando Se fala em crise respiratória, fala-se em, principalmente, crise de bronquite e crise de asma. Também há casos nos quais as pessoas ficam apenas gripadas e com o pulmão cheio de muco, mas sem que haja uma doença crônica.
O fato é que a crise respiratória faz com que o paciente sinta dificuldade para respirar e haja obstrução pulmonar por causa do muco. Também é comum que as pessoas que têm crises respiratórias apresentem o que é chamado de chiadeira e que haja uma tosse mais carregada.
Em muitos casos, inclusive, essa tosse se agrava durante a noite: a razão é que o muco acaba “retornando” à traqueia pelo fato de a pessoa estar deitada.
Além disso, o organismo reduz a produção de lubrificante para os pulmões à noite e, com isso, a falta de ar também costuma dar mais as caras nesse horário.
Como evitar as crises respiratórias
É primordial que as pessoas tomam determinados cuidados para impedir que a crise respiratória apareça, como:
- Não manter pelúcias, carpetes e cortinas
Muitas vezes, os ácaros que se instalam nesses produtos acabam fazendo com que a crise respiratória fique mais grave. Portanto, nos períodos de inverno, é importante tentar esconder os bichos de pelúcia das crianças, retirar as cortinas e retirar os tapetes.
- Evitar a friagem
É claro que os vírus e as bactérias que causam as doenças respiratórias podem ser contraídos independentemente da friagem, mas esta acaba agravando a situação.
Assim, se uma pessoa se expor ao vírus da gripe e ainda recebe friagem, é bem capaz de o seu quadro respiratório acabar ficando pior.
- Manter a boa alimentação
Quanto mais alta estiver a imunidade, menores são as probabilidades de uma crise respiratória decorrente de gripe, por exemplo. Sendo assim, é recomendado que se esteja com a alimentação o mais saudável possível.
- Vacinar-se contra a gripe
Muitos dos quadros de crise respiratória começam com uma gripe e é por isso que manter-se vacinado é muito importante.
Hoje, até mesmo os bebês podem se vacinar contra a gripe nas unidades de saúde pública e é altamente recomendado que se procure mesmo essa imunização algumas semanas antes de o inverno começar.
- Fazer nebulização com soro
Sempre que se percebe que existe acúmulo de muco no nariz ou até nos pulmões, é indicado já começar a nebulização com soro fisiológico. Esse soro vai ajudar a liberar o muco, fazendo com que a respiração seja melhor e haja menos chances de piora.
- Para pacientes crônicos, medicação de controle
Em muitos casos, os pacientes crônicos de asma acabam tendo crises respiratórias porque não estão com a medicação de controle.
Sempre que se percebe que há uma tendência à falta de ar, a medicação de controle deve ser consumida. Se o mal-estar persistir, é importante ir em busca de um médico.
- Não fumar
É claro que o fumo é algo nocivo independentemente da época do ano, mas o cigarro gera estragos especialmente no inverno, quando a saúde respiratória já está comprometida.
Quando se fala sobre não fumar para que as crises respiratórias sejam evitadas, não se fala só de cigarro comum, mas de narguilé e de cigarro eletrônico também. Além disso, é importante manter distância quando outras pessoas estiverem fumando.
- Consumir água
A água ajuda na diluição do muco e na lubrificação dos pulmões, fazendo com que a respiração seja mais fácil. Por isso, deve-se apostar na hidratação.
- Umidificar o ar
Uma das razões pelas quais o inverno é mais propício para as crises respiratórias é que se trata de uma estação seca, na qual não chove muito.
É por isso que se recomenda comprar um umidificador de ambientes e deixar especialmente no quarto. Se não for possível, é indicado usar uma bacia grande de água e colocá-la embaixo da cama: a água d abacia vai acabar umidificando o ar.
- Deixar os espaços ventilados
É fundamental que os espaços estejam devidamente ventilados, até mesmo para que mais vírus e bactérias não circulem.
É claro que as pessoas tendem a manter tudo fechado nos dias mais frios, mas isso é algo que até ajuda a causar crises respiratórias: a circulação de ar é primordial à saúde dos pulmões.