Como evitar ressecamento da pele

O ressecamento da pele é um tópico que acaba prejudicando a autoestima de muita gente. Inclusive, dependendo de qual seja o nível do ressecamento, as pessoas podem até sofrer com incômodos como sangramentos e rachaduras na pele.

Sendo assim, é importante que se tenha em mente que cuidar da hidratação da pele não é apenas para ter mais autoestima e se sentir mais belo: é para o bem-estar como um todo.

Felizmente, é bastante simples garantir que se tenha uma pele bem hidratada e cheia de saúde. Entenda tudo lendo este artigo.

O que significa pele ressecada?

No geral, as pessoas pensam que a pele ressecada é apenas aquela pele que não recebeu água o bastante, mas vai além. O organismo, como um todo, tem gorduras e óleos e eles ajudam a deixar a pele hidratada.

Portanto, quando se fala de pele ressecada, fala-se de uma pele que não apenas está com pouca hidratação, mas que tem um nível insuficiente de gorduras e de óleos.

Assim, é necessário repor essas substâncias para que a pele esteja novamente hidratada e isso também seja visto externamente.

Como identificar que a pele está ressecada

Existem algumas coisas que permitem concluir que a pele está ressecada, incluindo:

  • Aparência esbranquiçada

Quando a pele está ressecada, o tecido morto acaba ficando acumulado na sua superfície e, com isso, surge uma camada esbranquiçada, principalmente quando se passa levemente a unha nessa pele.

  • Sensação de pele áspera

A pele áspera é mais um sinal de que há desidratação e isso inclui até os lábios.

  • Falta de brilho

Assim como acontece com os cabelos, a pele que está hidratada apresenta brilho, que as pessoas costumam chamar de viço. Sendo assim, quando a pele adquire uma aparência opaca, é o momento de caprichar mais na sua hidratação.

  • Rachaduras

Isso acostuma acontecer quando o nível da desidratação já está mais alto e, muitas vezes, é notado nos pés e nas mãos.

Complicações da pele ressecada

De forma geral, as pessoas acham que a pele ressecada apenas afeta a beleza, mas a verdade é que a pele nesse estado também pode gerar dor, uma vez que fica mais sensível.

Também é comum que as rachaduras na pele ressecada acabem sangrando e outra complicação possível é para quem tem problemas de pele, como a dermatite atópica: a pele ressecada costuma aumentar as crises de dermatite, gerando coceira e incômodo.

Como evitar o ressecamento da pele

Não importa se as pessoas querem evitar o ressecamento por causa da estética ou pela saúde mesmo: há formas bem simples de garantir que a pele fique hidratada. São elas:

  • Usar um hidratante de acordo com a pele

Muita gente acaba usando qualquer hidratante, desde que ele seja barato. No entanto, nem sempre a fórmula do hidratante corresponde aquilo de que a pele precisa.

Portanto, além de se usar um hidratante diário, é fundamental que ele seja específico para o tipo de pele que se tem.

  • Não tomar banhos em altas temperaturas

A água quente em excesso acaba tirando a camada de óleo da pele e, sendo assim, gerando ressecamento. É por causa disso que, mesmo nos dias de inverno, é muito ruim para a saúde da pele tomar banhos que sejam muito quentes.

  • Beber água

É muito importante que, além de proporcionar à pele a sua camada de gorduras e de óleos, garantir que a quantidade de água no corpo seja a ideal. Pessoas que usam creme hidratante, mas que não bebem água tendem a ter a pele ressecada da mesma maneira.

  • Usar o hidratante logo após o banho

Quando se toma banho, a pele fica com os poros abertos e, sendo assim, torna-se mais fácil para o hidratante penetrar. É por isso que o ideal é que se use o hidratante em até cinco minutos após banhar-se.

  • Ter uma boa alimentação

As vitaminas corretas também ajudam a manter a pele hidratada e impedir o seu ressecamento. É o caso da vitamina E, por exemplo.

O que fazer quando a pele está ressecada?

Se houver ressecamento da pele, o ideal é que se aposte em um creme hidratante que seja bem intenso, especialmente se já houver presença de rachaduras.

Além disso, caso a desidratação tenha feito com que aparecesse alguma alergia ou dermatite atópica, é interessante também aplicar alguma pomada que tenha sido indicada por um médico.

Nos casos em que a pessoa cuida da sua pele e, mesmo assim, a desidratação continua acontecendo, é importante ir em busca de um dermatologista. Dessa forma, será feita uma análise sobre possíveis deficiências de vitaminas que possa estar impedindo a hidratação do tecido.

Nesses casos, é possível que o dermatologista indique algum creme que seja manipulado ou uma reposição especial de vitaminas, além de dar mais orientações a respeito do cuidado com a pele.