É uma unanimidade: praticamente todas as mães sofrem, em algum momento, para cuidar das assaduras dos bebês. Ao mesmo tempo em que eles sofrem por causa da dor, quem está cuidando também fica bastante perdido pelo fato de não saber o que fazer para aliviar o incômodo.
O fato é que a pele dos bebês é muito mais sensível do que a de qualquer adulto. Assim, se uma pessoa maior costuma reclamar de dor quando está assada, é claro que um bebê vai se sentir muito mais incomodado.
A seguir, mais informações sobre as assaduras, o que pode ser feito para que elas sejam aliviadas e como evita-las.
Assaduras ocorrem devido ao atrito
É bem comum, por exemplo, que mulheres que tenham as coxas grossas fiquem assadas quando elas usam vestidos, shorts ou saias já que ocorre um atrito maior.
Com relação aos bebês, basta pensar que a pele deles está o tempo todo em atrito com algo: a fralda. Mesmo que se use pomada para assadura, essas pomadas têm um tempo de ação e, por isso, podem não ser o bastante para impedir que a pele seja machucada.
Inclusive, ainda que se use as melhores marcas de fralda, é impossível impedir que alguma assadura apareça, especialmente quando a criança está com diarreia, ocorrendo ainda atrito devido às fezes e o lenço umedecido.
Vale salientar, inclusive, que a umidade é mais uma das razões pelas quais a criança pode desenvolver assaduras.
O que fazer para aliviar as assaduras?
Há algumas coisas que podem ser feitas para que o incômodo com as assaduras seja aliviado, como:
- Não demorar mais de 3 horas para trocar a fralda
Quando se deixa a fralda por mais que esse período, ela começa a perder a absorção e é possível que haja uma camada úmida em contato com a criança. Levando em conta a umidade e o fato de a fralda ser um espaço abafado, a ocorrência de assaduras fica mais provável.
Cabe dizer que, durante a noite, não é preciso fazer a troca a cada 3 horas, a menos que a criança esteja com assaduras muito vivas.
- Ficar ainda mais atento às fraldas no período de calor
É comum que as pessoas troquem menos as fraldas das crianças no calor porque elas reduzem a quantidade de xixi. Afinal, o suor faz com que muitas das toxinas eliminadas pela urina acabem saindo do corpo por outros meios.
Contudo, o calor também é um período durante o qual fica mais fácil ocorrer assaduras e, mesmo que a fralda não esteja muito molhada, é importante trocá-la e fazer a reaplicação da pomada.
- Usar sempre uma pomada para assadura
Muitas pessoas costumam usar talco para evitar que a pele fique úmida e, com isso, a assadura apareça. Entretanto, as pomadas são mais indicadas porque elas também contam com vitaminas e com substâncias anti-inflamatórias.
É importante que se use a pomada não apenas na virilha, mas entre as nádegas. Se for um menino, é recomendado aplicar também uma camada sobre o saco escrotal.
- Usar fraldas respiráveis
Diversas marcas adicionam tecnologia respirável às suas fraldas justamente para evitar que as crianças desenvolvam assaduras. É indicado consultar a embalagem de cada fralda e sempre dar preferência àquelas que têm mais credibilidade no mercado.
A assadura apareceu: o que fazer?
Ainda que se tomem todas as medidas acima, é possível que a assadura apareça uma vez ou outra. Se isso acontecer, ela pode ser contornada da seguinte maneira:
- Se for uma criança maior, tentar deixar sem a fralda
Há crianças que conseguem comunicar quando estão precisando fazer xixi ou cocô. Inclusive, são essas as crianças que entram no processo de desfralde e, para elas, uma boa opção para aliviar a assadura é deixar algumas horas sem a fralda.
- Usar uma pomada com nistatina
A nistatina é uma substância que trata do processo inflamatório das assaduras, ou seja, essa é uma pomada considerada medicinal, embora possa ser comprada sem receita.
Ela deve ser aplicada sempre que se trocar a fralda e, se a assadura estiver mais séria, pode-se usar uma camada bastante generosa.
- Optar por lenço umedecido sem fragrância
As fragrâncias que as fabricantes colocam no lenço umedecido pode ser o bastante para fazer com que a assadura doa ainda mais. A razão é que o perfuminho dos lenços conta com álcool e isso irrita muito a pele.
Dessa forma, quando a criança estiver com assadura, o melhor é que se use lenço umedecido sem fragrância para que não haja agravo do incômodo.
- Banho com camomila
A camomila é uma das principais substâncias anti-inflamatórias naturais que se conhece. Assim, dá para fazer o chá concentrado de camomila e adicionar à água da banheira ou colocar a flor mesmo de camomila na água do banho morno da criança.