Como manter a organização e higiene com pets em casa

Os pets são as companhias não-humanas mais adoráveis que podemos ter. Parceiros amáveis, eles enchem a casa de alegria e bem-estar. Contudo, a decisão de manter pets em casa exige adoção de medidas que preservem tanto a saúde do pet quanto dos moradores.

Os cuidados com a higiene e a organização do ambiente são indispensáveis para manter o pet saudável. Além disso, nos lares onde residem crianças este cuidados têm de ser redobrados. Afinal, os pequenos ainda não têm um sistema imune plenamente desenvolvido e interagem com os pets de forma mais desregrada.

Porém, quem decide tutelar um animalzinho precisa ter em mente a necessidade de mudanças e adaptações. Afinal, será preciso proporcionar cuidados específicos e completos para o seu pet. Estes detalhes vão favorecer o bem-estar dos animais e garantir a melhora na convivência deles com seus donos.

Portanto, a organização do ambiente doméstico para receber o bichinho é um cuidado primordial. Ou seja, antes de adquirir o seu bichinho tenha a certeza de que pode oferecer para ele o que ele precisa em termos de cuidados e espaço. Animais precisam de um ambiente organizado e de rotina, entendendo que cada coisa tem o seu devido lugar.

Além da organização a higiene também é um princípio fundamental do qual não se pode relaxar. Confira algumas dicas essenciais para manter a organização e a higiene para casas com pets.

Separe a área de alimentação da área de necessidades

A regra aqui é clara, cocô e xixi de um lado, água e comida o mais longe possível. Logicamente, os recipientes que são destinados a cada uma destas necessidades devem ser muito bem lavados. Além disso, devem ser postos em cantos opostos, ou até mesmo em cômodos separados.

Sendo assim, descarte sempre os jornais usados para as necessidades do bichinho. E mais, utilize produtos como água sanitária, ou mesmo vinagre com bicarbonato de sódio para higienizar estes recipientes.

Estas medidas básicas são indispensáveis para inibir a proliferação de bactérias. Ou seja, manter essa higienização em dia impede tanto que o bichinho adquira algum tipo de infecção quanto os humanos que circulam na mesma área.

Banhos

Dar banho no seu animal é tão importante para ele quanto para as pessoas que convivem com ele. É preciso usar produtos adequados para a espécie do seu bichinho, e sem ingredientes que possam causar algum tipo de irritação.

Os banhos regulares impedem o acúmulo de sujidade, diminuindo as chances de microrganismos se instalarem. Além disso, interagir com o seu bichano é sempre mais confortável, agradável e sadio quando ele está devidamente higienizado.

Mantenha o ambiente organizado

A casa organizada é um dos passos principais para o convívio com animais. Ou seja, cada um no seu cantinho, afinal, mesmo que pareça fofo dividir a cama com o animalzinho, isso pode trazer problemas para você.

Crises alérgicas e outros problemas respiratórios podem ser causados pela intimidade do pet com a sua cama. Portanto, cada um no seu cantinho é o mais ideal, principalmente para quem já possui a saúde sensível.

Com isso, o ideal é que o pet tenha a sua própria cama, que você pode ajustar de acordo com a temperatura. Além disso, para além da higiene, a hierarquia também é favorecida com esta medida. Afinal, o pet precisa saber que ele possui espaços que são restritos, entendendo que há lugares limitados apenas ao uso humano.

Além do local de descanso, manter os brinquedos organizados também é importante para evitar bagunça. Sendo assim, depois da brincadeira, recolha tudo e é bom ter uma caixa onde organizá-los.

Cuidado com o cigarro!

Já está comprovado que o uso do tabaco é intensamente prejudicial à saúde humana. Assim sendo, vale dizer que o produto também é tóxico para os animais. No ambiente onde se fuma a nicotina fica dispersa no ar, e quando se lambem, cães e gatos a espalham em sua pele. Os felinos têm maior propensão a desenvolver linfomas, por isso é muito importante evitar.

Caso seja fumante, faça isso longe do seu pet, e em hipótese alguma deixe bitucas no chão ou outros locais de fácil acesso.  A ingestão acidental pelo seu pet pode ocorrer e trazer problemas mais sérios para o animalzinho.

Adote medida de segurança

Antes mesmo de se levar para a casa um pet é preciso pensar nas telas de proteção. Portanto, antes de levá-lo garanta a instalação das telas em suas janelas. Tenha cuidado também com o acesso aos produtos de limpeza, fios e cabos de aparelhos e miudezas que podem ser engolidas acidentalmente.

Para proteger seus móveis, como estofados, por exemplo, você pode pensar em uma capa ou forro. Há ainda a opção de fazer uso de repelentes, que também podem ser aplicados em flores, plantas e outros itens que não quer que seu pet mexa.