InícioBem-EstarComo saber se estou na menopausa?

Como saber se estou na menopausa?

Muitas pessoas desejam saber o que é menopausa e também como alguém está nessa fase ou não. O mais importante e aquilo que faz diferença é procurar ter as informações sobre o assunto, porque será o principal. A ideia central dessa postagem é auxiliar justamente em todas essas questões com muita clareza.

É necessário também mostrar tudo o que for interessante sobre o assunto, porque é algo bem interessante. O principal em relação a todo esse contexto é ficar de olho no próprio corpo, o que é sempre interessante. Nada melhor do que usar a postagem para auxiliar a todos em todas essas questões importantes.

O que é menopausa?

A menopausa é um período fisiológico que acontece depois da última menstruação de origem espontânea na mulher. É importante citar que nesse espaço de tempo o ciclo menstrual terminará e a ovulação também. O inicio dessa fase só irá acontecer de um ano, portanto, é preciso esperar esse tempo.

Esse período será chamado de climatério, ou seja, é a passagem dessa fase reprodutiva da mulher. O organismo deixará de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, ou seja, a fase reprodutiva terminou. Trata-se de um estagio na vida de toda mulher e nisso acontecerá transformações no corpo da mulher.

Não existe uma idade padrão em que acontecerá a menopausa e irá variar de acordo com a situação. Normalmente, a idade irá acontecer entre 45 ou mesmo 55 anos e esse ponto é bem interessante. É essencial citar que não trata-se de algo que é uma certeza e o mais importante é ficar ligado em todos os sintomas.

Quais são as fases do ciclo reprodutivo feminino?

Toda mulher terá sempre um ciclo reprodutivo, ou seja, é essencial entender um pouco mais sobre todo esse assunto. As mulheres passam por um período fértil e cada uma terá a sua fase, portanto, o mais importante é respeitar. Abaixo será possível conhecer um pouco mais sobre cada uma, veja:

  • Menarca– Será a primeira menstruação;
  • Pré-menopausa– Vai acontecer nos anos anteriores da menopausa, podendo durar de 3 a 7 anos;
  • Menopausa– Trata-se da última menstruação;
  • Pós-menopausa ou climatério– Essa é a etapa a pós-menstruação.
  • Perimenopausa– Todo o período que vai desde a pré-menopausa até depois de toda essa fase.

Se você estiver entrando na menopausa é primordial analisar corretamente quais são todos esses sintomas. O mais importante é comparar para saber ao certo se isso é real ou não, porque é essencial tomar cuidado. O próximo tópico vai tratar justamente disso e será vantajoso ficar de olho para saber mais.

Como eu sei que estou na menopausa?

Para saber se você está na menopausa ou não será muito importante prestar atenção em vários sintomas. Antes de citá-los é essencial mostrar quais são alguns grupos que são considerados mais propensos a ter, veja:

  • Hereditariedade;
  • Mulheres que fumarem;
  • Quem já teve filhos;
  • Algumas doenças crônicas.

Acima de todos esses sintomas acontecerá alguns sintomas que são quase que certeza de estar na menopausa. É muito importante conferir os 8 mais comuns abaixo e assim descobrir se você tem chance de ter, veja a seguir:

  1. Muito calor

Mais de 80% das mulheres desenvolvem um calor que é muito intenso e precisa ser considerado. Na maioria dos casos acontece picos, ou seja, acontecerá apenas em algumas horas e também em períodos. É primordial prestar atenção nisso e pode ocorrer durante mais ou menos dois anos esse sintoma.

  1. Insônia

Devido a esse calorão acontecerá alguns picos bem grandes de insônia, ou seja, tenha sempre atenção. O mais importante em relação a isso é procurar meios para que o sono possa ser restabelecido com eficiência. Se a mulher tiver depressão ou for muito ansiosa, a situação ficará pior ainda para essa pessoa.

  1. Falta de menstruação

O mais importante em relação ao período da menopausa é que existirá uma grande ansiedade pela menstruação. Só que infelizmente não acontecerá, portanto, é primordial deixar para lá, porque pode prejudicar a todos.

  1. Instabilidade emocional

Conforme a mulher vai ficando cada vez mais no estágio da menopausa poderá acontecer uma instabilidade emocional. Ela vai chorar, rir, comer mais e terminará por sofrer com essas situações que são complicadas. O pior de tudo é que normalmente o marido e os frios terminam sentindo os efeitos disso.

  1. Falta de lubrificação vaginal

Esse sintoma é muito complicado, porque atrapalha a vida sexual da mulher nesse estádio. Isso vai acontecer devido aos tecidos da vagina dependerem do estrogênio para que fiquem sempre intactos. Caso a secura aconteça juntamente com a coceira será importante passar a fazer alguns exercícios vaginais.

  1. Falta de libido

A famosa “eterna dor de cabeça” é algo que vai incomodar o seu marido e é um forte indício disso tudo. A menopausa faz com que a libido seja diminuída, devido aos vários fatores que o corpo passou por esse período. Caso aconteça, procure um médico, pois será quase certeza de que você está nessa fase.

  1. Insegurança

Alguns problemas podem causar insegurança, porque os pelos no rosto vão aparecer, sem contar a pele que irá ficar ressecada. A insegurança e principalmente não gostar do espelho será um reflexo de toda essa situação.

  1. Aumento de peso

A menopausa também causa um aumento de peso que pode vir a ser bem perigoso para todo mundo. Quando a mulher passa por essa fase, é normal que elas comam mais, ou seja, a fome aumenta. Procurar um nutricionista é fundamental, porque vai te auxiliar a não engordar e assim tudo ficará melhor.

Quais são os tratamentos dos sintomas da menopausa?

Antes de mais nada é essencial citar que a menopausa não é uma doença, portanto, não é bem um tratamento. O que vai acontecer é que será muito mais fácil de conseguir amenizar um pouco mais desses sintomas. Abaixo será possível conhecer os 4 tipos de tratamentos mais eficientes, confira a seguir:

Antidepressivos

O mais importante é ter atenção, porque o uso dos antidepressivos precisam ser feitos com muito cuidado. A menopausa causa depressão e alguns remédios podem ser necessários, porém é necessário ter atenção. Apenas um médico é que terá condições de permitir que as pessoas tomem remédios eficazes.

Cuidados relacionados à osteoporose

A osteoporose pode complicar a sua situação, porque é o reflexo da menopausa e isso é importante. É primordial que esses tratamentos sejam indicados para que seja possível fazer a reposição de cálcio e também a inclusão da vitamina D.

Nutrição e exercícios físicos

Uma das dicas que podem fazer a diferença para a mulher superar a menopausa é importante fazer exercícios e ter cuidado com a alimentação. O principal é fazer uma dieta que possa ajudar a reposição dos hormônios e as atividades físicas vão auxiliar na qualidade de vida como um todo.

Reposição hormonal

A reposição hormonal é o tratamento mais usado para quem estiver passando pela menopausa. É importante fazer a reposição do hormônio estrogênio, porque o mesmo é o que vai causar os principais sintomas.

Qual é o principal cuidado?

Antes de qualquer coisa, a dica mais importante em relação à menopausa é procurar não acreditar no que normalmente te falam. É essencial ter muito cuidado e principalmente consultar profissionais capacitados para te auxiliar nisso.

Artigos Relacionados

Mais populares