Dicas de como combater a insônia

A insônia é um distúrbio no processo do sono, afetando pessoas em todo o mundo. Ele não compromete apenas a questão do descanso, mas também o humor, o raciocínio e a produtividade do indivíduo. Além disso, quem sofre com insônia também é afetado em suas funcionalidades orgânicas, sendo que muitas ocorrem no período noturno. 

Há quem entenda que a insônia remete à condição de ficar dias seguidos sem conseguir dormir. Porém, esta já seria a etapa crônica da condição, onde já se pode contar com uma série de prejuízos. Afinal, é distúrbio do sono também não conseguir dormir por uma noite inteira sem despertar ou ainda dormir poucas horas apenas. 

A insônia é um distúrbio multifatorial, o que significa que existem diversos aspectos que podem favorecer o seu surgimento. Justamente por isso, quem é afetado não tem condição de identificar quais seriam as causas. Sendo assim, a partir do momento que isso sai do controle é preciso buscar um acompanhamento profissional que indique tratamento adequado.

Entre as causas mais comuns de insônia estão:

  • Doenças ósseas e musculares;
  • Consumo de drogas, lícitas e ilícitas;
  • Má alimentação;
  • Gestação;
  • Sobrecarga de trabalho;
  • Desregulação hormonal;
  • Problemas depressivos;
  • Transtornos de ansiedade. 

Contudo, há algumas medidas naturais que podem ser tomadas por quem sofre deste mal que podem ajudar de maneira efetiva. Confira agora algumas delas.

Diminua a luz

Aparelhos eletrônicos interferem na produção de melatonina que é o hormônio ligado à sensação de sono. Com a febre dos aparelhos, muita gente vai para a cama e continua ali acessando a rede. isto termina por deixar o corpo confuso quanto ao momento de dormir, afinal, o principal indício de que é hora de dormir é a total escuridão. 

A mesma coisa serve para a iluminação artificial da casa, manter luzes acesas também atrapalha o processo. Sendo assim, nos preparativos para dormir, cerca de 2 horas antes, desligue aparelhos como TV, celular e reduza ao máximo a iluminação da casa. 

Faça atividades leves durante a noite

A agitação e o estresse são condições que não favorecem o sono, por isso evite-as durante a noite. E, uma boa forma de fazer isso é buscar atividades que sejam mais relaxantes. Com isso, seu corpo vai se acostumando com a ideia de que a noite é um momento para o repouso. Come esta prática rotineira logo o seu organismo entra no ritmo da calmaria noturna.

Ideias são a leitura, mas de livro físico, ouvir música calma, desfrutar de um banho relaxante, ingerir chás, etc. Todo tipo de atividade que remeta à tranquilidade pode ser buscada por você e assim você “ensina” ao corpo que o dia está findando. 

Não consuma café no período vespertino

Para os amantes do café é bom saber que o consumo da bebida ao longo do dia pode prejudicar a sua noite de sono. Afinal, o café é uma bebida com um alto poder estimulante, e apesar de não afetar todos pode estar acontecendo com você. Sendo assim, use-o apenas para começar o dia e cesse dentro de um período entre 7/8 horas do seu horário de descanso. 

Além do café, tome cuidado também com os chás, pois alguns deles também possuem estimulantes como a cafeína. Ou seja, quando se trata de chá invista nos que possuem propriedades relaxantes. 

Estabeleça horários para o sono

Quando nossa rotina é perturbada de alguma forma pode haver uma elevação da ansiedade e assim prejuízos para o nosso sono. Justamente por isso que precisamos sempre que possível manter uma rotina de sono, tendo um horário certo para dormir e acordar. Para que seu corpo se acostume é preciso cumpri-lo por ao menos 30 dias.

Depois disso, com seu corpo já adaptado, verá que quando houver alguma mudança em sua rotina não sofrerá tanto. Ou seja, seu sono não será afetado por uma mudança repentina em sua programação diária. 

Deite-se apenas quando realmente estiver com sono

Deitar-se sem estar com sono é sinal claro de irritabilidade e ainda mais estresse. Ou seja, procure não forçar a barra e vá para cama quando sentir que o seu corpo está pedindo descanso. Para isso, prepare-se antes, siga a dica de começar o relaxamento noturno do corpo e da mente antes de pensar em ir para a cama propriamente.

Ficar na cama deitado sem conseguir dormir se virando de um lado para outro só atrapalha ainda mais. Caso o sono ainda não tenha chegado, continue em suas atividades até que o corpo sinalize a necessidade do descanso.

Pratique atividades físicas

A prática da atividade física promove o bem-estar como um todo, tanto do corpo quanto da mente. Quando praticamos atividade física nosso organismo libera substâncias que estão associadas ao prazer e à satisfação. Com isso, tem-se um direta redução do estresse e da ansiedade, o que ajuda na indução do sono. 

Sendo assim, dê preferência por fazer atividades no final da tarde ou à noite, mas nunca muito perto da hora do sono. 

Uma boa noite de sono é como um verdadeiro elixir, te faz despertar cheio de disposição para enfrentar o dia. Por isso, cuide-se! Siga as dicas e não deixe de contar com uma orientação profissional.