O sistema imunológico é o sistema que se responsabiliza pelas defesas do nosso organismo. Assim, entre suas principais funções está reagir a agentes patogênicos com os quais entramos em contato diariamente. Ou seja, ele trabalha incessantemente blindando nosso corpo contra a ação de bactérias, vírus, fungos, parasitas e ameaças de outra natureza.
Sua composição é basicamente células e moléculas, que atuam em um sincronismo perfeito para inibir e degradar ameaças. Estas células são os nossos glóbulos brancos, presentes no sangue, enquanto as moléculas são os anticorpos, estruturas químicas especializadas.
Toda essa estrutura de defesa precisa atuar em conformidade, a fim de que tenhamos a proteção devida para manutenção de nossa vida e saúde. Contudo, este sistema pode ser perturbado por alterações em nossa fisiologia que promovem a incapacidade a imunidade agir devidamente.
Quando isto ocorre o nosso corpo dá sinais de que algo está errado. Assim, se iniciam manifestações de sintomas que sinalizam que nosso organismo está comprometido. E assim, com a imunidade “baixa”, nosso corpo está “aberto” para possíveis doenças infecciosas que podem gerar desde quadros leves a mais complexos de adoecimento.
Alguns sintomas de que o sistema imunológico está comprometido são:
- Cansaço excessivo;
- Quedas de cabelo e unhas também quebradiças;
- Dificuldades para cicatrização;
- Infecções;
- Enjoos;
- Vômito;
- Diarreia;
- Feridas e manchas pelo corpo;
- Perda ou ganho de peso de forma súbita;
- Febre;
- Gripes e resfriados recorrentes.
Mas será que há algo que possa ser feito a fim de potencializar a nossa imunidade? A resposta é sim, com mudanças de hábitos e regras mais saudáveis é possível recuperar e ainda potencializar a sua resposta imune. Confira agora 5 dicas certeiras para turbinar o seu sistema imunológico.
Quais hábitos influenciam positivamente o sistema imune?
Atividades física
Nosso corpo foi feito para o movimento, o sedentarismo causa distúrbios que podem comprometer a nossa saúde de forma geral. Com isso, a nossa imunidade também é afetada de forma negativa. Afinal, a falta de atividade física pode levar ao aumento de peso por conta de não haver gasto calórico suficiente.
A partir daí, o sobrepeso promove o acúmulo de gordura, maior síntese de radicais livres e desequilíbrio hormonal. Com isso, temos uma desregulação completa do sistema imune, com uma cascata de eventos inflamatórios que podem provocar até mesmo o câncer.
Por isso, a prática da atividade física é indispensável para quem quer manter a imunidade em dia. Afinal, a prática de atividade libera substâncias como as endorfinas que diminuem a irritabilidade e aprimora a sensação de bem-estar. E um bom equilíbrio emocional também é indispensável para a manutenção de uma boa imunidade.
Qualidade do sono
O sono, apesar de ser um fator mais que comprovadamente necessária à manutenção da nossa saúde, costuma ser negligenciado. Os órgãos e profissionais de saúde concordam que o indivíduo adulto deve dormir entre 6 e 8 horas diárias ininterruptas a fim de manter plenas as suas funções.
Contudo, o ritmo de vida frenético em que vivemos tende a subestimar a necessidade do sono. Porém, boas horas de cama são determinantes para a manutenção da saúde. Afinal, durante o período de descanso o corpo se regenera, pondo em ordem o que foi bagunçado durante o dia que transcorreu.
Assim, a má qualidade do sono leva a desregulações hormonais que prejudicam intensamente o sistema nervoso e também o imunológico. Portanto, cuide para que suas horas de sono sejam satisfatórias, dando a oportunidade ao seu corpo de repor as energias e manter a sua disposição e proteção em dia.
Hábitos nocivos
É comum que o nosso corpo sofra com seus próprios processos naturais, a exemplo de doenças adquiridas, envelhecimento, entre outros. Para quem possui maus hábitos de vida, tais como o uso de tabaco e álcool de forma frequente, os danos tendem a ser muito maiores.
Substâncias como o tabaco têm comprovadamente em sua composição mais de um milhar de compostos cancerígenos. Apenas esta informação já seria suficiente para repensar o seu uso, mas não para por aí. Tanto o tabaco quanto o álcool promovem a formação exacerbada de radicais livres, moléculas que degradam a nossa saúde.
Elas podem desencadear a morte de células saudáveis envolvidas no processo de imunidade, o que limita seriamente a capacidade de defesa do corpo. Portanto, se quer manter a sua imunidade em dia é preciso abandonar o hábito do fumo e consumo do álcool.
Alimentação
Somos o que comemos, com certeza você já leu ou ouviu esta afirmação. Ela diz nada menos que a verdade. Afinal, é por meio da alimentação que nosso corpo se constrói, suas estruturas e funcionalidade. Por meio do fornecimento de macro e micronutrientes, além de bioativos, conseguimos manter uma boa saúde e a integridade da nossa barreira imunológica.
Porém, não obteremos o necessário para compor nossa imunidade se tivermos uma dieta pobre. Alimentos processados e fast-food além de não fornecerem nutrientes substanciais nos “presenteiam” com sódio e gorduras saturadas em excesso.
Portanto, é preciso investir em uma boa dieta para turbinar a imunidade. Uma alimentação com base principalmente em vegetais, legumes e frutas é indispensável para se atingir este objetivo. Com a alimentação balanceada o nosso sistema imune estará apto para agir contra ameaças em qualquer tempo, com eficácia e precisão