InícioEmagrecerDieta cetogênica: cardápio, alimentos permitidos, como funciona, alimentos permitidos

Dieta cetogênica: cardápio, alimentos permitidos, como funciona, alimentos permitidos

Você pula de dieta em dieta e não perde peso?  Então vá em frente e experimente a dieta cetogênica! Perder peso sem muito esforço com uma dieta de primeira qualidade que é pensada no seu bem-estar particular. É o momento perfeito para entrar em forma!

O vasto universo de dietas cetogênicas se abre para você desta vez com toda essa informação de qualidade. Domine a arte de perder peso e nutra toda a sua vida com uma dieta equilibrada, perfeita e eficaz.

Este tipo de dieta é muito semelhante a outras dietas pobres em carboidratos, como a dieta Atkins, a dieta Scarsdale, dieta dukan, dieta dissociada ou LCHF pobre em carboidratos e rica em gordura).

Uma dieta cetogênica também é conhecida como dieta cetônica ou dieta de cetose e consiste em reduzir sua ingestão de carboidratos. Como se faz? Quem criou isso? Você pode realmente queimar calorias com a dieta cetônica? A resposta a estas e outras questões de interesse será encontrada nas seguintes linhas.

Claro, não espere que esta dieta faça emagrecer 10 quilos em uma semana ou 14 dias, mas se eu disser que é muito eficaz e conseguir uma dieta emagrecer de forma rápida e segura sem riscos.

Entre os benefícios da dieta cetogênica temos pelo menos 3:

• Perder peso rapidamente e sem risco.

• Melhora o desempenho físico e mental.

• Alcançar níveis ótimos de cetonas, o que contribui para uma melhoria considerável na saúde.

Fique o mais confortável possível e não pare de ler se quiser queimar gordura rapidamente e sem riscos.

prato-com-salmão-e-legumes

Qual é a dieta cetogênica e cetose?

Para saber de que consiste a dieta cetogênica, é preciso voltar aos 20 e poucos anos do século XX. Na época, o Dr. Russell M. Wilder lançou uma dieta que se assemelhava a cetose. Deve ser lembrado que a cetose é uma situação metabólica em que o corpo não tem muitos carboidratos.

Esses mesmos são responsáveis, entre outras coisas, por fornecer energia imediata ao corpo. Isso quer dizer que esta dieta é baixa no nível de energia! Quando o corpo produz muito poucos carboidratos, ele é responsável por encontrar outra fonte adequada de energia.

Isso resulta na formação de pequenas moléculas chamadas cetonas. Estes carboidratos substitutos (pelo menos em uma proporção suficiente) e nutrem o corpo com energia para sobreviver. Em termos gerais, pode-se dizer que a cetona é um combustível alternativo para o corpo.

Benefícios da dieta cetogênica

Cetonas ou corpos cetônicos têm a propriedade de rapidamente se tornar açúcar no sangue. Depois disso, ele é distribuído por todo o corpo para nutrir todas as partes dele. Com isto em mente, é lógico supor que a dieta cetogênica usa os processos de criação de cetonas para funcionar.

Estes mesmos, eles funcionam da mesma forma que o jejum no corpo das pessoas. É realmente uma dieta exigente! Talvez seja por isso que acaba por ser uma dieta tão excelente.

Em termos gerais, pode-se dizer que a dieta cetogênica funciona muito bem e consiste em reduzir os carboidratos no organismo. Isso para fazer você perder peso forçando seu corpo a ficar em estado de cetose. O melhor de tudo é que você pode continuar a nutrir-se de uma forma saudável, baseada em proteínas. Simples você não acha?

Como funciona a dieta cetogênica?

Dietas cetogênicas, como a maioria das dietas low-carb, funcionam através da eliminação da glicose. Porque a maioria das pessoas vive com uma dieta rica em carboidratos, e nossos corpos normalmente funcionam com glicose (ou açúcar) como energia.

O “ceto” em uma dieta cetogênica vem do fato de que faz com que o corpo produza pequenas moléculas de combustível chamadas cetonas ou corpos cetônicos. Este é um combustível alternativo para o corpo, usado quando o açúcar no sangue (glicose) é escasso.

Cetonas ocorrem se você comer muito poucos carboidratos, que rapidamente se transformam em açúcar no sangue, e apenas quantidades moderadas de proteína e são produzidos no fígado, a partir de gordura. Então, eles são usados ​​como combustível em todo o corpo, incluindo o cérebro.

Nós não podemos fazer glicose e temos apenas cerca de 24 horas de valor armazenado em nosso tecido muscular e fígado. Uma vez que a glicose não está mais disponível a partir de fontes de alimento, nós começamos a queimar gordura armazenada, ou a gordura de nossas dietas. A dieta cetogênica, portanto, elimina a glicose e faz com que o corpo queime sua própria gordura rapidamente.

Ao realizar a dieta cetogênica todo o seu organismo irá variar sua fonte de energia para trabalhar quase com gordura. É quando as cetonas entram em ação, os níveis de insulina diminuem e, portanto, a queima de gordura aumenta drasticamente.

Como saber que você está em cetose

Existem testes de laboratório que podem determinar se você está ou não em cetose. Esses testes incluem testes de urina, sangue e respiração. No entanto, existem também certos sintomas que são sinais seguros de cetose:

• Boca seca e sede aumentada – Para combater esse sintoma, você deve garantir que esteja bem hidratado.

• Aumento da micção – Um dos corpos cetônicos, o acetoacetato, pode se acumular na urina. Isso permite testar a cetose fazendo um teste de laboratório na urina. Um resultado disso é que você pode ter que usar o banheiro com mais freqüência. Isso pode ser uma causa da sede mencionada acima.

• Cetonas na respiração – Isso acontece como resultado de um corpo cetônico chamado acetona que escapa através da respiração. Esta cetona pode fazer com que sua respiração cheire a fruta ou como um removedor de esmalte. Esse cheiro também pode sair do seu suor.

• Redução da fome – Muitas pessoas têm uma grande redução no apetite. Isso pode acontecer devido a uma maior capacidade do corpo de usar suas reservas de gordura. Algumas pessoas até sentem que podem comer apenas uma ou duas refeições por dia neste estado.

• Aumento de energia – A princípio, você pode se sentir um pouco cansado. No entanto, mais tarde, você pode sentir um aumento significativo em seus níveis de energia. Algumas pessoas até ganham uma sensação de euforia na cetose.

Quanto tempo leva para entrar na cetose?

Ninguém pode dizer com certeza quanto tempo levará para atingir a cetose. Parece variar entre diferentes indivíduos. Todo mundo tem um metabolismo único. Além disso, todos nós temos resistência variável à insulina e outros fatores biológicos que entram no mix.

Normalmente, você pode esperar que seu corpo venha a cetose dentro de um período de 2-10 dias a partir do início do seu programa de dieta. Alguns autores relatam que atingiram a cetose em apenas um dia.

Como regra geral, a cetose não ocorrerá se você estiver consumindo mais de 30 gramas de carboidratos por dia. Como mencionado acima, a quantidade de carboidratos que você pode consumir varia de acordo com o tipo de pessoas, tamanho, idade, peso, tipo de trabalho.

Perda de peso

Transforme seu corpo em uma máquina de queima de gordura. Isso ocorre porque a cetose ajuda a queimar a gordura que se acumula no corpo. Os níveis de insulina caem dramaticamente e, portanto, a gordura não tende a se acumular. Isso permite perder gordura sem passar fome.

Cerca de 20 estudos científicos da mais alta classe (ECA) mostram que, em comparação com outras dietas, dieta cetogénica é ideal para perder peso de forma saudável e mais eficaz.

Reversão do diabetes tipo 2

Uma dieta cetogênica é excelente para reverter o diabetes tipo 2 porque reduz os níveis de açúcar no sangue e o impacto negativo dos altos níveis de insulina.

Melhorar a concentração mental

Cetose resulta em um fluxo constante de combustível (cetonas) para o cérebro. E em uma dieta cetogênica impede grandes mudanças no açúcar no sangue. Isso faz com que a concentração aumente e as dores de cabeça diminuam.

Isso geralmente resulta na experiência de concentração aumentada e melhor concentração. Muitas pessoas usam especificamente dietas keto para um melhor desempenho mental.

Nota: Há uma percepção errônea de que o consumo de uma grande quantidade de carboidratos é necessário para o bom funcionamento do cérebro. Mas isso só é verdade quando as cetonas não estão disponíveis.

O aumento da resistência física

Ao dar acesso constante a toda a energia de suas reservas de gordura, o corpo do fornecimento de carboidratos armazenados (glicogênio) só vai durar um par de horas de exercício intenso, ou menos. No entanto, as reservas de gordura carregam energia suficiente para durar facilmente por semanas ou até meses.

Quando se adapta à queima de carboidratos, seus estoques de gordura não estão prontamente disponíveis e não podem alimentar seu cérebro.

Em uma dieta cetogênica, esse problema está resolvido. Como o corpo e o cérebro podem ser alimentados 24 horas por dia por suas próprias e poderosas gorduras, eles podem ser muito energéticos ao longo do dia. Os primeiros dias podem ser fracos, mas com o passar do tempo você verá que isso mudará.

Você terá, em questão de dias, a energia que você perdeu, eu vou multiplicar por 10. Isso fará com que seu corpo adquira muito mais resistência!

Síndrome metabólico

Existem muitos estudos que mostram que dietas pobres em carboidratos melhoram os marcadores da síndrome metabólica, tais como: lipídios no sangue, níveis de insulina, colesterol HDL, LDL e níveis de açúcar no sangue.

Tem sido demonstrado que as melhorias são ainda maiores quando os carboidratos e proteínas são restritos a um ponto de estar sempre em cetose nutricional.

Epilepsia

Por outro lado, desde a década de 1920, a dieta cetogênica é conhecida como uma terapia eficaz e comprovada em casos de epilepsia. Que foi mostrado para ser usado em crianças que sofrem desta patologia sem qualquer controle, mesmo usando medicação. E os resultados foram excelentes. Da mesma forma, nos últimos anos, também foi testado em adultos que sofrem de epilepsia com resultados muito satisfatórios.

Nesse sentido, existem muitos ensaios e casos controlados, que mostram os resultados efetivos dessa dieta, em pacientes que apresentam convulsões epilépticas, que diminuíram. A eficiência está no fato de que esses pacientes, graças à dieta cetogênica, reduzem as doses de drogas antiepilépticas e, ao mesmo tempo, não apresentam convulsões.

Alimentos na dieta cetogênica

Sabendo que a dieta cetogênica consiste, chegou a hora de aprender a realizá-la eficientemente. Isso requer conhecer os alimentos que fornecem energia sem aumentar os carboidratos no corpo. É muito importante prestar atenção a isso, pois é precisamente para manter baixos níveis de carboidratos.

Além disso, você deve prestar muita atenção também ao tipo de corpo que você tem. Isso permitirá uma melhor absorção de nutrientes. Para isso, identifica-se preferencialmente com um especialista. Vamos ver quais alimentos podemos consumir nesta dieta e quais não.

caderno-em-cima-da-mesa

Alimentos permitidos na dieta cetogênica:

Todos os alimentos permitidos fornecem aproximadamente 5% de carboidratos ao organismo. Se você se tornar viciado em todos esses alimentos, tenha certeza de que reduzirá os quilos extras. Não pare de fazer o teste!

Peixe e comida do mar:

• Atum

• Sardinha

• salmão

• Tilápia

• Lulas

• Bacalhau

• mexilhões

• Ostras

• lagostas

• Camarão

Gorduras saudáveis:

• Abacate

• azeitonas

•Azeite de oliva

•Óleo de côco

• Bacon

• Maionese sem açúcar e com baixo teor de gordura

• gordura de frango

• gordura de pato

• manteiga com baixo teor de gordura

Carnes (com pouca gordura e de preferência magras):

• Carne, vaca, cabra, veado, javali, lebre, coelho

• Aves de capoeira não contém carboidratos e é rica em proteínas de alta qualidade e vários nutrientes.

Produtos com ovos e queijo:

• creme de leite

• Requeijão

• iogurte sem açúcar

• creme de leite

Especiarias:

• Canela

• Pimenta Preta

• Especiarias

• Gengibre

• hortelã

• sementes de mostarda

• Orégano

• Salsa

• sementes de cominho

• sementes de coentro

Legumes:

• azeitonas

• Alho

• Aipo

• Brócolis

• cebolinha

• couve

• ervilhas

• Cogumelos

• cebolas

• castanhas de água

• Pepinos

• Rabanetes

• raiz de aipo

• beterraba verde

• Repolho

• Espargos

• Espinafre

• Alface

• Nabos

• Todos os vegetais verdes que você pode encontrar

Como evitar estes efeitos em dietas cetogênicas

Esses efeitos podem ser neutralizados se muita água for consumida. Lembre-se que esse fator também é muito importante porque a água é a melhor amiga das dietas. Isso permitirá que seu corpo absorva o máximo de nutrientes que seu corpo precisa.

Se você mudar drasticamente a sua maneira de se alimentar, é melhor fazê-lo progressivamente. Não caia nos extremos e você verá que esta dieta pode ser muito boa e será sua melhor opção!

Artigos Relacionados

Mais populares