InícioAlimentaçãoDieta da sopa para emagrecer (sobre, cardápio, alimentos permitidos, como funciona)

Dieta da sopa para emagrecer (sobre, cardápio, alimentos permitidos, como funciona)

Para perder alguns quilos em uma situação de urgência, uma possibilidade bem eficaz é a dieta da sopa para emagrecer rapidamente. 

Essa dieta permite perder até 7 quilos em apenas uma semana. Com cardápios leves e baseados apenas em sopas que substituem refeições, a dieta promete enxugar as gordurinhas indesejadas com muita eficiência. 

Os pratos pouco calóricos devem ser utilizados por um período curto e pré definido. Essa dieta foi criada originalmente para atender as necessidades de pacientes recém operados e que necessitam perder peso em pouco tempo. 

Porém, os resultados foram muito bons e muitas pessoas resolveram fazer uso do método. 

Preparamos todas as informações sobre dieta da sopa para emagrecer, cardápio, alimentos permitidos, como funciona e outras informações importantes sobre o método.

caldo-sopa-na-tigela

Informações importantes sobre dieta da sopa para emagrecer

A dieta da sopa para emagrecer é bem simples e fácil de ser preparada e deve ser utilizada por no máximo sete dias. O esperado é que seja eliminado 1 kg a cada dia. Ou seja, no fim da semana terão sido 7kg perdidos. 

Essa técnica é muito utilizada pelas famosas que conseguiram perder peso e acabaram divulgando a técnica que hoje é bem popular. 

A dieta consiste em substituir as principais refeições por sopas nutritivas feitas com vegetais e verduras frescas. Algumas pessoas optam pelas sopas industrializadas, porém o recomendado são os alimentos frescos que contêm mais nutrientes benéficos ao organismo. 

Outra questão importante é que durante os sete dias da dieta são permitidos alguns outros alimentos igualmente saudáveis. Frutas e chás estão liberados. 

Alimentos permitidos durante a dieta da sopa 

Durante a dieta é importante seguir rigorosamente todas as etapas e isso inclui consumir frutas e chás nas refeições intermediárias. Isso garante a eficácia da técnica. 

Todos os tipos de frutas podem ser consumidas diariamente como lanches e os chás estão liberados e ajudam a manter o corpo hidratado todo o período. 

Os alimentos permitidos durante a dieta da sopa para emagrecer são os seguintes: 

Vegetais – Tomate, batata, quiabo, brócolis, nabo, cenoura beterraba, cebola, berinjela, pimentão, alho, verduras em geral, batata entre outros. 

Frutas – Maça, laranja, uva, pêra, pêssego, melão, melancia entre outros.  

O importante é preparar os alimentos cortados em pedaços grandes e nunca batidos em liquidificador. Isso é interessante para que se mantenha a mastigação e para que o estômago demore mais tempo para digeri-los aumentando o tempo de saciedade. 

Para que a dieta seja gere os resultados esperados é importante seguir os seguintes passos durante os 7 dias da semana:

Dia 1 – As frutas liberadas podem ser ingeridas nas refeições intermediarias como café da manhã, lanche da manhã, lanche da tarde e ceia. O açúcar deve ser cortado totalmente. A sopa deve substituir o almoço e o jantar.

Dia 2 – A sopa deve ser ingerida sempre que desejar e devem ser ingeridos legumes frescos sempre que houver fome. Para suprir a falta de carboidrato, pode ser ingerido um pedaço de batata doce cozida.

Dia 3 – Nessa etapa a batata deve ser cortada e devem ser consumidos muitas frutas e legumes.  A sopa é mantida substituindo o almoço e o jantar.

Dia 4 – Além da sopa como almoço e jantar, devem ser consumidas bananas como lanches e leite desnatado para acompanhar.

Dia 5 – Nesta etapa é necessário inserir proteína e esta liberado o consumo de cerca de 400 gramas de carne vermelha ou branca, desde que grelhada. Como lanche é importante o consumo de frutas. Beber muita água e tomar a sopa duas vezes ao dia é outro detalhe que não pode faltar.

Dia 6 – Novamente a proteína deve ser ingerida. Consuma bife de carne vermelha grelada e acrescente a refeição algum legume cozido, exceto a batata por se tratar de carboidrato. A sopa deve ser mantida. 

Dia 7 – Por se tratar do ultimo dia da deita da sopa para emagrecer, é liberado o consumo de arroz integral junto com os legumes e verduras frescas. A sopa deve ser consumida novamente no lugar do almoço e jantar. Chás e café sem açúcar estão liberados. 

Cardápios – Dieta da Sopa 

Uma forma de tornar a dieta menos monótona é se planejar para preparar pratos variados durante o período da dieta. Dessa forma o risco de desistência durante a dieta será menor. 

O interessante da dieta da sopa para emagrecer é que os pratos são facilmente preparados, são baratos, os alimentos são fáceis de serem encontrados e requerem pouco tempo empregado no cozimento. 

Para facilitar o planejamento, abaixo algumas receitas que simples que podem ser usadas na dieta: 

  1. Sopa de repolho 
  • Ingredientes: 2 talos de aipo, meio repolho, 3 cenouras, 1 cebola, 2 tomates sem pele, 1 pimentão, 200 gramas de peito de frango sem pele e sal a gosto. 
  • Modo de preparo: Corte os ingredientes em pedaços grandes e refogue todos em uma panela. Adicione água e ferva até o caldo engrossar. Sirva quente. 
  1. Sopa de batata
  • Ingredientes: 2 Batatas, 1 cebola, 2 cenouras, 1 pimentão, 100 gramas de macarrão integral, 1 tomate e tempero a gosto.
  • Modo de preparo: Cozinhe todos os alimentos na panela de pressão por cerca de 15 minutos. Após esse período adicione o tempero e refogue até o caldo engrossar. Em seguida adicione o macarrão integral e cozinhe até adquirir a consistência desejada. 
  1. Sopa de beterraba 
  • Ingredientes: 300 gramas de beterraba, alho e cebola a gosto, 1 colher de óleo de coco, 700 ml de água e cheiro verde a gosto. 
  • Modo de preparo: Cozinhe a beterraba em panela de pressão por cerca de 40 minutos. Em seguida refogue a beterraba já cozida na água com os demais ingredientes até obter um caldo consistente. 
  1. Sopa de cenoura 
  • Ingredientes: 3 cenouras, 1 cebola, sal e pimenta a gosto.
  • Modo de preparo: Corte a cenoura e a cebola e rodelas grossas. Em seguida cozinhe em água suficiente para cobrir os alimentos e acrescente o tempero de acordo com a preferência. O cozimento deve ocorrer por cerca de 30 minutos ou até as cenouras atingirem uma consistência mole. 

Esses são apenas alguns dos pratos que facilmente podem ser servidos como cardápio dieta da sopa para emagrecer rápido. Tais receitas podem ser substituídas por outros vegetais de acordo com a preferência, pois todas as opções são facilmente encontradas no mercado.

Usar a criatividade é uma opção para tornar a dieta menos cansativa e desinteressante ao longo da semana. 

sopa-com-legumes-na-tigela

Como funciona dieta da sopa para emagrecer rápido

Para esclarecer como funciona a dieta da sopa para emagrecer é preciso mencionar que a técnica pode ser usada para situações em que o objetivo seja emagrecimento realmente rápido. 

Ou seja, se o objetivo é perder peso para um evento, a dieta poderá ser muito útil, pois sua ação promove perda de peso eficientemente rápida. 

Mas, contudo é necessário entender que a dieta não poderá ser mantida por um longo período de tempo, pois além de gordura haverá perda considerável de água e de massa magra. 

Isso não é necessariamente bom, pois a dieta pode causar efeitos desagradáveis se não for respeitado o tempo indicado de uso.

Os efeitos que geralmente ocorrem estão relacionados ao fato de que a dieta é pobre em proteínas e com o passar do tempo o corpo começa a sentir a falta desse nutriente. 

A desidratação também é um efeito negativo. Tomando o cuidado de não ultrapassar a quantidade de dias indicados, a dieta da sopa para emagrecer certamente vai te ajudar a perder peso como você tanto deseja.

Artigos Relacionados

Mais populares