Dieta Detox

Ultimamente só se tem falado em uma coisa: na dieta detox. É uma dieta que faz milagres pois, ela ajuda muito na desintoxicação do intestino e a perder peso.  

Neste artigo sobre dieta detox, você vai ver tudo o que precisa saber sobre a dieta: como ela funciona, os alimentos permitidos, sobre o cardápio da dieta, as vantagens e desvantagens da dieta. 

Continue lendo o artigo abaixo, para saber mais sobre a dieta detox.

frutas-sucos-verdes

O que é a Dieta Detox?

A dieta detox, é uma dieta onde ajuda o indivíduo a perder peso e a desintoxicar o intestino, tirando fora as coisas ruins, e os líquidos que ficaram retidos.

A dieta detox é feita somente com alimentos naturais, existem alguns alimentos que não são permitidos, como por exemplo: os alimentos como o leite de soja, laticínios, glúten, açúcar, conservantes, álcool, e alguns alimentos prejudiciais à saúde a curto e longo prazo.

Essa desintoxicação da dieta detox além de limpar o intestino, fortalece os rins e o fígado.

Logo no início da dieta você já começa a perceber a perda de líquidos no corpo, e também a diminuição do inchaço, redução do peso do corpo e também as gordurinhas.

Para fazer a dieta detox, é preciso fazer várias coisas nos primeiros dias, como por exemplo: tomar apenas líquidos, como sucos, vitaminas, água de coco e sopinhas.

Então, nos outros dias já é possível que você consuma alimentos mais consistentes como a maçã, banana, sempre alimentos de baixa caloria e que façam bem para a saúde.

A dieta detox é dividida em duas fases:

Na primeira fase, que dura cerca de três dias, a pessoa tem uma alimentação ingerindo somente alimentos líquidos. Como as sopinhas, sucos e shakes.

É recomendado consumir apenas mil calorias por dia na dieta detox, que são nas refeições de duas em duas horas. 

É importante evitar de fazer exercícios pesados na primeira fase da dieta

Na segunda fase da dieta que dura cerca de quatro dias, os alimentos sólidos começam a ser permitidos.

Alimentos consumidos na dieta detox

Há diversos alimentos que pode, e não podem ser ingeridos na dieta detox.

Os alimentos que podem ser consumidos na segunda fase da dieta são: as frutas, as verduras e os legumes como: repolho, couve, brócolis.

Cereais integrais, chás, óleos como o de coco, azeite, abacate, linhaça, ervas, leites de vegetais, sal marinho, limão, gengibre, mel, cacau em pó.

Já os alimentos que não podem ser consumidos na dieta detox são: as gorduras trans. Alimentos fritos, farinha branca, alimentos açucarados, sal excessivo, alimentos com cafeína, refrigerantes, assados, bebidas alcoólicas, alimentos com corante, alimentos com edulcorantes artificiais, xarope de milho rico em frutose, glúten, leite e derivados.

Cardápio da dieta detox

Para a dieta detox, separamos um cardápio que irá lhe auxiliar:

Na primeira parte da dieta, consuma em jejum um copo de água, de preferência morna, com um limão e meio espremido.

Já no café da manhã tome um suco verde ou um shake, para a receita do suco você vai precisar de três folhas de couve orgânica, uma colher de gengibre ralado, uma maçã, uma colher de quinoa em flocos e cento e cinquenta ml de água de coco. Bata tudo no liquidificador e beba.

Para fazer o Shake, você vai precisar de cento e cinquenta ml de leite de arroz, uma banana, três ameixas secas e uma colher de amaranto em flocos.

No lanche da manhã (que deve ser feito duas horas depois do café da manhã) beba um suco que lhe dê energia, um suchá.

Para o suco que lhe dê energia você vai precisar de uma beterraba e meia, uma cenoura e meia, suco com duas laranjas e cem ml de água.

Para o suchá você vau precisar de duzentas de chá verde, uma polpa de maracujá e uma colher de chia e duzentas ml de chá de hibisco, bata tudo no liquidificador e beba.

No almoço que será entre o meio dia até as duas horas, opte por comer uma sopa de couve com abóbora, ou uma sopa de lentilha.

No Lanche da tarde das quatro até as seis da tarde, beba um suchá ou um suco roxo. 

Para fazer o suchá, você vai precisar de duzentas ml de chá de capim santo, quatro morangos, uma fatia de abacaxi e uma colher de linhaça. Bata tudo no liquidificador e beba.   

Para o suco roxo utilize uma polpa de frutas vermelhas, duas colheres de amora, duas colheres de framboesa, uma colher de chia, cento e cinquenta ml de água de coco e duzentas ml de chá de cavalinha. Bata tudo no liquidificador e beba.

Para o Jantar das oito horas às dez horas, opte em comer sopa de quinoa ou uma sopa de legumes.

Para a ceia da meia noite às duas da manhã, opte por beber um copo de leite de amêndoas com cacau, ou um copo de leite de aveia com morango batido no liquidificador.

frutas-legumes-verduras-na-mesa

Segunda parte da dieta detox:

Logo ao acordar, em jejum beba um copo de água morna com limão.

Para Café da manhã 

Coma uma tapioca recheada com um ovo mexido e um copo de suco de maçã integral. Ou opte por um iogurte desnatado e uma colher de chia com seis mini bolachas de arroz com geleia de frutas sem açúcar. 

Para o lanche da manhã, coma uma maçã e uma castanha do Pará, ou uma fatia de abacaxi com canela e três amêndoas.

Para o Almoço:

Na hora do almoço você pode investir em um prato de sobremesa de rúcula ou alcega, regue com 1 colher pequena de azeite de oliva, pode colocar uma concha de brócolis, três colheres de arroz integral ou 1,5 de arroz normal,  um filé de sardinha cozido com tomates e para finalizar chupe uma laranja como sobremesa.

Ou um prato de salada de repolho, uma colher de óleo de coco, uma concha de abobrinha grão de bico, três colheres de quinoa ou granola integral, um filé de frango grelhado e gelatina.

Para o lanche da tarde

Coma um abacate e meio e uma colher de amaranto em flocos. Ou uma banana com caneca e uma colher de semente de abóbora acompanhados com duzentas ml de chá de gengibre.

Para o Jantar:

Coma uma omelete de palmito acompanhada de um prato de salada de alface roxa com dois pedaços de pêssego em calda sem a calda. 

Ou se desejar, coma um filé de salmão com molho de maracujá, acompanhado com um prato de couve com uma fatia pequena de melancia. 

Para a Ceia

Coma três tâmaras ou uma maçã.

Vantagens da dieta detox

Há algumas vantagens em fazer a dieta detox, como por exemplo:

A dieta detox ajuda a consumir alimentos saudáveis.

Ela ainda diminui os alimentos prejudiciais: na dieta detox os alimentos que podem causar problemas de saúde quando consumidos em excessos são retirados do cardápio, melhorando sua saúde e bem-estar.

Desvantagens da dieta detox

Veja as desvantagens da dieta: muito rígida e difícil, pois, nos três primeiros dias, serão consumidos apenas líquidos. É necessário dedicar-se muito se deseja resultado, não é possível praticar exercícios pesados e não se deve comer alimentos que não forem feitos em casa. 

Agora que você já sabe tudo sobre a dieta, experimente fazê-la.

Se você gostou deste artigo sobre dieta detox, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Artigos Relacionados

Mais populares