Dieta do Pão

A maioria das pessoas, retira um carboidrato muito importante da sua dieta, que é o pão, só que elas não sabem que é possível fazer a dieta do pão. Sim, existe a dieta do pão que ajuda muito a emagrecer. 

E em duas semanas é possível eliminar cerca de 5 kg, consumindo de 8 á 12 fatias de pão light.

Para saber como funciona a dieta do pão, o cardápio e os benefícios, continue lendo o artigo abaixo.

Como funciona a dieta do pão? 

O pão possui diversos carboidratos que são responsáveis pela liberação de triptofano presente no nosso corpo.O triptofano é uma substância que auxilia na produção de serotonina, que é responsável pela sensação de bem-estar e bom humor.

A serotonina também previne que o metabolismo desacelere. Pois um metabolismo acelerado é mais eficiente ao queimar gorduras e calorias por parte do corpo.

Na dieta do pão é necessário que sejam feitas refeições pequenas e regulares ao longo do dia, com intervalos de três a quatro horas. E é necessário que seja consumido pães de grãos integrais, com baixo teor de caloria, além de peixes frescos, iogurte com baixo teor de gorduras, vegetais e frutas.

A indicação para as mulheres de consumir o pão é de até doze fatias diariamente. Para os homens são necessárias dezesseis fatias. Lembre-se que o pão deve ser light e deve apresentar entre trinta e cinco e quarenta e cinco calorias na fatia.

É importante evitar pães que sejam pesados, como o pão que contém nozes, pois ele pode alcançar noventa calorias na fatia. Estes pães com nozes não devem ser consumidos diariamente. E, quando consumida uma fatia com muitas calorias, é necessário descontar do total de calorias diárias.

E se desejar troque as fatias de pão por outras fontes de carboidratos, como por exemplo, massas integrais e arroz. Esta substituição não deve ser feita diariamente, tenha atenção sempre para manter o número diário de calorias.

O cardápio da dieta do pão 

O cardápio da dieta do pão permite que a pessoa adicione os seus alimentos preferidos, desde que eles não tenham gorduras e sim que sejam fonte de carboidratos simples. Os carboidratos simples são aqueles que são absorvidos de maneira mais rápida, tendo como resultado um aumento nos níveis de glicose no sangue, seguido de uma queda brusca. Isso traz faz com que o apetite se eleve.

Nem todo carboidrato deve ser considerado o vilão da boa forma. Enquanto os carboidratos simples são ruins, os carboidratos complexos são benéficos. Eles são digeridos de maneira mais devagar pelo organismo, causando um aumento gradual e pequeno nas taxas de açúcar no sangue e deixam o corpo saciado por mais tempo.

Na dieta do pão, a ingestão de pães integrais e com pouca quantidade de calorias ajuda a cortar os desejos por doces e também melhora o estado de sua saúde mental.

Além da presença constante do pão, a dieta exige a ingestão de sete a oito copos de líquidos todos os dias, o que inclui água, suco de frutas, café ou chá. Também é permitido o consumo de óleo de oliva em quantidades moderadas.

Caso você faça a dieta do pão é possível a consumir a quantidade que desejar de carne magra e peixe. Porém, quando isso acontecer você deve limitar um pouco a ingestão a 2 ou 4 fatias. O método ainda defende a utilização de suplementos de vitamina D e cálcio.

Depois de passar duas semanas consumindo torradas, pães e sanduíches, você pode adicionar alguns grãos como também o arroz integral, cereais ricos em fibras, batata-doce e mix de aveia crua, grãos, nozes, sementes e frutas secas (muesli).

Cardápio da dieta do pão:

Para o café da manhã que deve ser entre as oito horas e dez horas: consuma duas fatias de torrada com queijo light ou ovo cozido e café ou chá com adoçante.

Para o almoço: que deve ser entre ás onze horas e uma hora: consuma um sanduíche com pão integral de baixas calorias recheado com abacate, peru ou salmão e quantidade à vontade de vegetais, fruta fresca ou iogurte com baixo teor de gorduras.

Para o lanche que deve ser entre as duas e as quatro horas: coma ovos mexidos e uma fatia de pão.

Para o café da tarde que deve ser entre as cinco e as sete horas da tarde: coma uma salada grande ou um sanduíche com kiwi.

Para a janta que deve ser entre as oito horas e as dez horas da noite: consuma uma sopa de vegetais com torrada.

Para a ceia que é a partir das onze horas:  coma um iogurte light.

Na dieta do pão não devem ser consumidas bebidas alcoólicas e deve ser praticado exercícios físicos durante trinta minutos, todos os dias. Pois, a prática de exercícios físicos é uma boa forma de ajudar na eliminação de calorias por parte do corpo.

pães-grãos-em-cima-da-mesa

Benefícios em fazer a dieta do pão:

  • O pão é um alimento que possui uma grande fonte de carboidrato, nutriente que garante energia e disposição para realizar as tarefas do dia a dia;
  • Os alimentos que são ricos em carboidrato promovem a formação de serotonina, que é responsável pelo humor e sensação de bem-estar. Por isso, consumir as quantidades adequadas de pães pode te auxiliar a manter o bom humor e bem-estar;
  • No pão, há vitaminas do complexo B, que ajudam a manter o cérebro saudável e a memória ativa. As farinhas integrais são mais ricas neste complexo que as brancas;
  • A versão integral do pão possui minerais, como fósforo e magnésio, que auxiliam na formação e manutenção dos ossos;
  • Alguns pães trazem grãos inteiros, rico em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino; 
  • Os pães com cereais integrais, alimentos como a aveia, linhaça, trigo, farinha de trigo integral, e muitas outras são ricas em fibras que contribuem para a saciedade e assim ajudam no controle do peso;
  • Os pães integrais auxiliam na redução do colesterol;
  • Ao consumir o pão antes de praticar exercícios físicos, ele fornece energia rápida e necessária para o exercício;
  • O consumo do pão após o exercício físico, ajuda na reposição da energia, favorecendo na recuperação muscular e evitando a fadiga muscular;
  • Dietas restritas em carboidratos têm impacto prejudicial na função vascular e na circulação, por isso o equilíbrio no consumo de carboidratos é favorável para saúdes cardiovasculares

Cuidados ao fazer a dieta do pão

Antes de fazer a dieta do pão, assim como antes de fazer qualquer outra dieta, é importante que você consulte com um médico ou um nutricionista para saber se se trata de um método adequado para o seu caso, tendo em vista seus objetivos, saúde e características individuais.

Falando sobre a dieta do pão, o fato de se tratar de um plano alimentar pouco variado, faz com a pessoa fique enjoada de comer tanto pão. Apesar da dieta não ser horrível, a dieta do pão não pode ser mantida por mais de duas semanas.

As pessoas perderem peso em dietas como a do pão ocorre devido ao consumo de uma quantidade menor de calorias por conta da ingestão de pão com vegetais e do corte no consumo de álcool.


Se você gostou deste artigo sobre a dieta do pão, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Artigos Relacionados

Mais populares