Quem está frequentando academia ou fazendo algum tipo de prática de exercício está em busca de ganho de massa. Pesquisas apontam que o condicionamento físico e a estética são os dois principais motivos que levam as pessoas a frequentarem uma academia, por exemplo.
Ocorre que, tanto a questão estética quanto a de condicionamento estão intimamente ligadas. Afinal, a massa magra faz parte do processo de aumento e fortalecimento dos nossos músculos.
Contudo, o ganho de massa magra traz não apenas o benefício estético, como também inúmeros benefícios para a nossa saúde. Continue lendo o artigo para entender um pouco mais sobre este processo.
Qual a definição de massa magra?
Tudo aquilo que não for gordura em nosso organismo trata-se de massa magra. Alguns exemplos são os nossos ossos, músculos, pele, líquidos, dentre outros. Justo por conta disto que é inapropriado utilizar o termo “massa muscular” como sinônimo de massa magra. Afinal, os músculos são parte da massa magra que compõe o nosso organismo.
Porém, quando falamos sobre ganho de massa magra estaremos nos referindo ao nosso sistema muscular. São os músculos os únicos órgãos que podem ser exercitados, e consequentemente atingirem a hipertrofia.
Do outro lado desta história temos a chamada massa gorda, que reúne todos os tecidos adiposos do corpo humano. A gordura está fortemente associada a doenças crônicas de alta prevalência entre os brasileiros, tais como a esteatose e a própria obesidade.
É importante dizer que temos o tecido adiposo subcutâneo, de menor abrangência e que está atrelado à pele. E temos também o tecido adiposo visceral, que funciona como revestimento dos nossos principais órgãos e diversas estruturas internas do nosso organismo.
O que fazer para ganhar massa magra?
Então, o que realmente devo fazer se estou em busca de ganho de massa magra e, de quebra, perda de massa gorda? Bem, esta resposta é mais simples do que se pensa, contudo, por em prática e de forma equilibrada é que é o grande desafio.
Sendo assim, vamos lá! Quem deseja hipertrofia muscular, ganho de força e perda de gordura precisará:
- Ser consistente na prática de uma alimentação balanceada;
- Não deixar de incluir as práticas físicas em sua rotina;
- Utilizar suplementos alimentares.
Portanto, fica claro que, seguir apenas uma desta medidas não lhe trará resultados consistentes e duradouros. Sendo assim, é apenas a união destas três medidas que lhe permitirá trazer os resultados que você tanto espera alcançar.
Dieta para ganhar massa magra
Se alimentar bem não é apenas não comer aquilo que vai dar massa gorda ao corpo. Uma alimentação balanceada também irá permitir um melhor trabalho na academia e apoio à formação dos seus músculos.
A deita low carb é uma das alternativas para ganho de massa magra, afinal, ela dá prioridade ao consumo de proteínas em vez dos carboidratos. Nossos músculos são estruturalmente proteínas, e a ingestão do nutriente favorece a formação e regeneração dos mesmos.
Contudo, para quem não consegue reduzir o carboidrato, a opção é uma dieta com carboidratos complexos. Estes são assimilados de forma menos danosa ao nosso corpo, e podem estar associados a outros benefícios como amidos e fibras dietéticas. A batata doce e o grão de bico são exemplos de grande benefício para a saúde neste sentido.
Exercícios físicos
A prática constante de exercícios físicos é logicamente, indispensável. A recomendação ideal é de no mínimo, três dias na semana, com cerca de uma hora de duração. Isto não é negociável de forma alguma, a prática de atividade deve fazer parte de sua rotina.
Exercícios como ciclismo e corrida, chamados aeróbicos, são ideais para a perda de gordura, podendo promover maior emagrecimento. Já a musculação, além da perda de peso, vai auxiliar na hipertrofia, gerando o crescimento muscular.
Portanto, estas duas práticas, os exercícios aeróbicos e musculação, devem ser associados no seu treino. É importante lembrar sempre de que tudo deve ser feito com o auxílio e supervisão de profissional qualificado.
Suplementos para ganho de massa magra
Aqui o nutricionista e o médico devem agir de forma associada, prescrevendo para você o suplemento mais ideal para o seu status físico e objetivo. Os suplementos podem ser grande apoio na perda de gordura e ganho de massa magra. Contudo, devem ser usados de forma correta e sem exageros.
O whey protein e a creatina estão entre os mais conhecidos e consumidos. A creatina é o composto responsável pela recuperação muscular após a demanda da atividade física, indispensável para que o músculo se reestruture.
Agora que sabe o que fazer para ganhar massa magra, pare de apostar em dietas duvidosas, pílulas, restrição e outras medidas extremas. Além de não atingir o objetivo desejado, você ainda põe a sua saúde em risco.
É possível emagrecer e ganhar massa magra de forma saudável, aliando o exercício físico à dieta balanceada e uso do suplemento.