O intestino preso é um problema que atinge milhares de pessoas causando dores e até constrangimentos. Por isso, saber o que fazer é o passo mais importante para conseguir ter uma vida melhor e mais leve.
Aqui, você vai saber como resolver o problema do intestino com remédios naturais e até com massagens. Então, não desgrude da tela, porque você pode precisar de todas essas dicas agora ou mais tarde.
Vamos lá descobrir?
O que fazer
A constipação ou intestino preso é, basicamente, um problema no sistema digestivo onde pode ocorrer um endurecimento dos resíduos fecais. Existem alguns remédios naturais que podem resolver esse problema de forma fácil e rápida para você.
Então se prepare para descobrir o segredinho para se livrar do intestino preso.
– Tomate:
O tomate é uma fruta e remédio natural para conseguir resolver o problema do intestino preso.
Para isso, coma o tomate cru (de preferência) e também em saladas.
Além disso, comer tomate em jejum pela manhã potencializa os benefícios do fruto, que consegue aumentar a quantidade de água no bolo fecal.
Uma receita pouco conhecida, mas que tem feito sucesso quando o assunto é se livrar do intestino preso, é uma mistura de tomate com açúcar.
Para isso, você deve descascar e cortar o fruto e colar para ferver em água com açúcar, depois deixe por 15 minutos e coloque na geladeira, sem a água.
– Fibras:
As fibras são remédios naturais para lidar com o intestino preso.
Por isso, adicione esses alimentos nas suas refeições diárias e garanta resultados em poucos dias.
Exemplos de fibras são frutas com casca e bagaço, chia, linhaça e alimentos integrais.
Porém, mantenha sempre o seu corpo hidratado, para que as fibras funcionem adequadamente no seu corpo.
Então, nunca se esqueça de beber em torno de 2 litros de água todos os dias.
– Azeite:
O azeite de oliva extra virgem pode te ajudar a se livrar da constipação através de diversas formas de uso.
Uma opção é tomar uma colher de azeite de manhã e outra à noite em jejum ou seguida pela ingestão de frutas que tenham fibras, como a maça.
A segunda opção é misturar uma colher do azeite no suco de laranja ou limão e tomar logo pela manhã.
– Alimentos laxativos:
Alguns alimentos são chamados de laxativo por serem considerados remédios naturais para lidar com o intestino preso.
Esses alimentos ajudam no controle do funcionamento do intestino e melhoram a evacuação, por isso, devem fazer parte do seu cardápio.
Entre os alimentos laxativos mais conhecidos estão a alface, ameixa, berinjela, frutas secas, quiabo, tangerina, kiwi, abacate, mamão e avelã.
– Babosa:
A babosa é uma planta já conhecida e usada para fazer xaropes e até para melhorar a maciez do cabelo.
O que talvez você ainda não saiba, é que a babosa pode ser usada para resolver o problema do intestino preso.
Essa planta tem um efeito laxante, tornando a tarefa de ir ao banheiro muito mais fácil.
Para isso, lave bem a folha em água fria e corte para retirar todas as partes espinhosas.
O gel transparente que sai da babosa deve ser levado ao liquidificador e misture com sucos de limão ou laranja, por exemplo.
A mistura deve ser ingerida em até 3 dias e de preferência em jejum. É importante bater o gel da babosa rapidamente, já que ele começa a endurecer assim que sai da planta.
– Aveia:
O cereal de aveia é um poderoso agente contra o intestino preso e deve ser consumido logo pela manhã.
Esse cereal tem várias vitaminas, fibras e minerais que ajudam no funcionamento do intestino.
Para comer a aveia, existem diversas opções como misturar em refeições, amassar com frutas, colocar no iogurte ou leite e até misturar no suco.
– Limão:
O limão acelera o funcionamento do metabolismo e, por isso, é usado para intestino preso e também para a queima de gorduras.
A preferência é ingerir o suco de meio limão com uma xícara de água morna e um pouco de sal ou uma colher de mel.
A mistura deve ser bebida logo após o preparo logo de manhã, em jejum.
– Mel:
O mel já é um remédio bastante conhecido para a intestino preso.
Por isso, tome sempre uma colher de mel antes de dormir e, pela manhã, tome um copo de água morna com mais uma colher de mel.
Uma boa opção, é usar o mel para adoçar sucos ou chás. Porém o uso deve ser feito com cuidado para não aumentar os níveis de glicose no sangue.
Massagem para intestino preso
A massagem pode ser uma grande aliada para você, que tem problemas com o intestino preso.
– Primeira opção de massagem:
Para fazer a massagem corretamente, é preciso manter a mão fechada e utilizar o nó dos dedos para pressionar os músculos do abdômen. Esse procedimento não deve ser feito com uma pressão muito grande e nem causar desconforto físico.
Para isso, comece com a pressão logo abaixo das costelas do lado direito do seu corpo em uma linha reta até o outro lado. Depois disso, siga em direção ao quadril (também em uma linha reta) até chegar abaixo do umbigo. Em seguida, volte com os nós dos dedos até chegar ao centro do abdômen (abaixo do umbigo).
Repetindo esse procedimento diariamente, você vai perceber uma grande melhora na função do seu intestino.
– Segunda opção de massagem:
Outro tipo de massagem que pode te ajudar com o intestino preso é através de movimentos circulares. Para isso, o ideal é usar algum óleo ou creme para facilitar o movimento dos dedos. A massagem deve ser feita com os dedos, através de uma leve pressão, e sempre em movimentos circulares em volta do umbigo.
Além disso, você pode intervalar esse movimento circular, passando a mão em linhas retas no abdômen e sempre em direção às costelas (de baixo para cima).
Esse movimento deve ser feito da região da púbis até o umbigo.
– Terceira opção de massagem:
Para essa terceira opção, você deve deixar sob uma colcha, colchonete ou lugar reto (exceto a cama). Em seguida, apoie a ponta dos dedos fazendo uma leve pressão em toda a região do abdômen. Você deve intercalar essa massagem com o movimento dos membros inferiores. Isso quer dizer que, enquanto você estiver fazendo a pressão, as pernas devem ficar esticadas. Quando você parar com a pressão deve dobrar e “abraçar” os joelhos por alguns segundos.
Se você tiver alguma dificuldade em ficar nessa posição, pode ficar o corpo para o lado, ficando apoiada na superfície. Esse movimento deve ser repetido várias vezes e você pode alternar entre as penas, ou seja, abraça as duas e depois uma de cada vez. As massagens devem ser feitas em um local considerado relaxante, como no quarto ou durante o banho e você pode escolher entre fazer a massagem deitada ou em pé. Além disso, você deve fazer essas massagens por, no mínimo, dez minutos todos os dias. O ideal é que você faça em torno de 30 minutos e durante a noite, que é quando os músculos acabam ficando mais relaxados. Você também pode alternar entre uma massagem e outra.
Dicas para melhorar o funcionamento do intestino
O problema do intestino preso pode ser resultado de altos níveis de estresse, pouca hidratação, alimentação ruim e até a falta de atividades físicas. Além disso, pode acontecer devido a alguns problemas médicos, remédios, excesso de álcool e até devido a ansiedade ou depressão. Por isso, para evitar esse problema, é preciso estar atento a possíveis condições médicas e psicológicas, já que em alguns casos pode ser necessário o acompanhamento de algum profissional.
As melhores dicas para evitar o problema do intestino preso são:
– Reduzir a ingestão de alimento industrializados;
– Procurar formas de aliviar o estresse;
– Investir em remédios naturais ao invés de laxantes;
– Ter um horário para ir ao banheiro com calma e tempo;
– Faça atividades físicas;
– Tenha uma rotina de alimentos ricos em fibras;
– Beba muita água.
Uma dica muito importante para ajudar a fazer o intestino funcionar corretamente é a forma como você vai ao banheiro.
Por isso, nada de ficar forçando a evacuação, o ideal é relaxar e esperar.
Além disso, ficar na posição correta facilita o processo de evacuação e faz com que aconteça mais rapidamente.
Para isso, fique com as pernas afastadas e deixe os cotovelos nas coxas (como um apoio) e incline um pouco o corpo para frente.
Para facilitar esse processo todo, principalmente no início, respire lentamente. Expirando e inspirando fundo e se concentrando nos músculos abdominais.
Conclusão
O intestino preso é um problema comum que atinge milhões de pessoas.
Seguindo todos esses remédios naturais e fazendo a massagem diariamente, você vai perceber como o seu sistema digestivo vai funcionar melhor e você vai dizer adeus para a prisão de ventre.
Por isso, não deixe de começar agora mesmo a seguir todas essas dicas para acabar com o problema de intestino preso.