O que é dermatite atópica?

Quando se fala em doenças de pele, não há dúvida de que uma das mais lembradas é a dermatite atópica. Porém, embora muita gente saiba do nome dessa doença, nem todos sabem do que ela se trata.

Há muitas dúvidas quando o assunto é a dermatite atópica: ela é grave? Ela é contagiosa? Ela tem cura? Ela pode ter complicações?

Acometendo adultos e crianças, essa é uma condição que acaba incomodando muito devido à coceira e entender de forma mais completa o que é a dermatite atópica deixa os pacientes bem mais tranquilos.

Entendendo a dermatite atópica

Quem nunca viu a pele de alguém avermelhada e com algumas bolinhas todas juntas? Aliás, um número enorme de pacientes já passou por isso, mas não sabe que se trata de dermatite atópica.

Alguns médicos chamam essa condição de eczema atópica e ela é bem semelhante a uma reação alérgica: de acordo com o contato com certos desencadeantes, a pele se irrita e fica avermelhada e coçando.

Infelizmente a dermatite atópica não tem cura, ou seja, é uma condição dermatológica com a qual os pacientes têm de lidar pelo resto da vida. De forma geral, ela não compromete a qualidade de vida, a menos quando as crises são muito frequentes ou muito fortes.

Principais sintomas

Os sintomas que os pacientes com dermatite atópica apresentam é a coceira intensa na área em que a irritação aparece, que pode ser os braços, as costas, o pescoço, as pernas, etc.

Além da coceira intensa, a área fica vermelha e, como dito, aparecem algumas bolinhas. Em certos casos, pode-se ter a impressão de que essas bolinhas têm um pouco de líquido.

Qual especialista deve ser procurado?

Quando há indício de dermatite atópica, que costuma ocorrer com mais frequência quando as pessoas têm doenças alérgicas e respiratórias, é importante ir em busca de um dermatologista.

Esse médico vai avaliar, basicamente, três coisas para determinar que a pessoa tem mesmo essa condição: a primeira é olhar as próprias lesões, se elas estiverem ali; a segunda é verificar o histórico da família, e a terceira é analisar tudo isso em combinação com a ocorrência de outras doenças.

De forma geral, não há exames para se concluir que alguém tem dermatite atópica: basta a avaliação dermatológica para se determinar isso.

A dermatite atópica pode ter complicações? Ela é contagiosa?

A dermatite atópica não costuma gerar complicações mais graves, a menos quando a crise é muito intensa e aparecem focos em várias partes do corpo. Nesse caso, o paciente pode ficar bastante incomodado e ter problemas até para dormir.

Também é comum que a região onde apareceu a crise de dermatite atópica fique com a pele mais grosseira depois e mais avermelhada, mas ela tende a voltar para a tonalidade normal depois de uns dias e com o uso de hidratante.

Vale salientar que a dermatite atópica não pode ser contraída de outras pessoas já que é uma condição interna, uma inflamação.

Portanto, é possível conviver sem qualquer receio com pessoas que têm dermatite atópica, não sendo preciso separar pertences e coisas semelhantes.

Como é o tratamento para dermatite atópica

O tratamento para as crises de dermatite atópica podem combinar o uso de antialérgicos via oral, antialérgicos tópicos e de pomadas anti-inflamatórias.

Quando não há crises, é possível que o dermatologista indique o uso de algum creme específico que reduza a possível irritação da pele e evite que a dermatite atópica se desenvolva.

Contudo, considerando que se trata de uma doença que tem a ver com problemas alérgicos e respiratórios, é importante que essas condições também sejam acompanhadas.

Por exemplo: se a pessoa tem rinite, é fundamental que ela seja acompanhada e que os fatores que desencadeiam essa alergia sejam evitados.

Fator psicológico pode afetar a dermatite atópica?

Há dermatologistas que acreditam que, em períodos de estresse, a dermatite atópica pode se agravar. De fato, sabe-se que o fator psicológico afeta de forma intensa a saúde como um todo e isso, sem dúvida, inclui as condições de pele.

Como se pode evitar que a dermatite atópica apareça?

Há algumas coisas que podem evitar que as crises de dermatite atópica ocorra, como:

  • Tomar banhos mornos ou frios

Banhos de temperaturas muito altas podem ressecar seriamente a pele e, com isso, ela fica mais suscetível a alergias e a irritações. Portanto, é recomendado que se aposte em banhos mornos ou até frios.

  • Usar hidratante

Um hidratante corporal deve ser adicionado à rotina diária de quem tem dermatite atópica, sendo importante que ele seja prescrito pelo dermatologista. Além disso, é recomendado que ele seja aplicado sempre assim que se acabar o banho, pois a pele o absorverá melhor.

  • Tentar diminuir a quantidade de estresse

Como mencionado, esse fator pode prejudicar as crises de dermatite atópica.

  • Preferir as roupas de algodão