O que é otite e como evitar

Mesmo que nem todo mundo saiba exatamente o que significa a otite, é claro que muitas pessoas já sofreram com os seus sintomas. Afinal, quem nunca passou por uma dor de ouvido?

Seja adulto, seja criança, a dor de ouvido é um dos incômodos apontados como mais fortes pela maioria das pessoas, junto à dor de dente.

Para começar a esclarecer mais, a otite designa dois tipos de condições: infecciosa ou inflamatória, ambas ocorrendo no ouvido.

A seguir, mais explicações a respeito desse problema que, em alguns casos, pode até reduzir a capacidade auditiva do paciente.

Como se contrai otite

É importante salientar que a otite representa tanto um quadro infeccioso quanto um quadro inflamatório. No caso do primeiro, o mais comum é que se trate de uma bactéria que acaba entrando no ouvido por diversos meios, como dormir em um travesseiro contaminado ou até pelo cotonete mesmo.

Já quando se trata de inflamação, é possível que o causador seja um vírus ou um fungo, lembrando que há muitas pessoas que dizem que a friagem pode gerar a dor de ouvido.

Na realidade, o que pode acontecer é que a pessoa já está com um agente causador dentro do seu ouvido e a friagem apenas faz com que os sintomas apareçam ou fiquem mais intensos.

Mesmo que a otite seja causada por agentes como bactérias, vírus e fungos, ela acaba não sendo contagiosa porque esses micro-organismos se instalam dentro do ouvido, ou seja, um lugar que não fica em contato com as pessoas.

Principais sinais da otite

Independentemente de qual seja o agente causador da otite, os seus sintomas são bem parecidos e causam muito desgaste ao paciente, especialmente se for uma criança:

  • Dor

O mais clássico da otite é mesmo a dor no ouvido, que pode acabar gerando até mesmo uma enxaqueca. Há pacientes que relatam enjoo devido à otite e essa é uma resposta comum do organismo a quadros de dor intensa.

  • Sensação de ouvido entupido

Muitas vezes, não se trata nem mesmo de cera e sim de secreções associadas à inflamação ou à infecção do ouvido. Por isso, a pessoa sente que está ouvindo mais abafado e tem de fazer mais esforço para conseguir se comunicar.

  • Febre

A febre é uma resposta do corpo à infecção e, sendo assim, ela costuma aparecer quando se tem otite infecciosa. É possível sim ter febre quando a otite é apenas inflamatória, mas isso é uma coisa um pouco menos comum.

  • Tontura

O ouvido tem uma área que chama labirinto e é por meio dela que o equilíbrio corporal é mantido. Assim, qualquer coisa que afete o funcionamento do ouvido também pode abalar o labirinto e, dessa forma, gerar tontura.

Para pacientes que já têm labirintite, uma crise de dor de ouvido pode ser o estopim para episódios de tontura intensa.

  • Sangue no ouvido

Em alguns tipos de otites, a pessoa pode perceber um pouco de sangue saindo do seu ouvido e isso não necessariamente é um sinal de que é algo muito grave.

  • Apatia

A otite é uma das condições que mais geram dor nos pacientes e, por isso, é natural que eles fiquem apáticos e até que não queiram comer. Afinal, o movimento do maxilar para abrir a boca pode afetar ainda mais os ouvidos.

Como evitar a otite

Levando em conta que se trata de uma doença inflamatória ou infeciosa causada por micro-organismos, é preciso tomar os seguintes cuidados:

  • Usar apenas cotonetes limpos

Sempre que se usar cotonete, ele deve ter saído especificamente da sua embalagem original e não se deve nunca deixar o cotonete em lugares úmidos.

  • Não colocar o cotonete fundo demais

Quando se faz isso, existe uma chance grande de os micro-organismos causadores da otite serem transportados para a parte mais funda do ouvido.

  • Trocar travesseiros com periodicidade

Afinal, o ouvido fica muito próximo aos travesseiros e, se eles estiverem com micro-organismos, é possível desenvolver uma otite.

  • Evitar friagem

A friagem pode acelerar os sintomas da infecção ou inflamação e fazer com que o paciente sinta mais dor.

Como é o tratamento para otite

O tratamento terá de ser indicado por um otorrinolaringologista, apesar de os médicos clínicos gerais também poderem prescrever alguns medicamentos mais básicos.

De forma geral, é importante escolher um anti-inflamatório ou antibiótico, de acordo com a intensidade da otite. Em alguns casos, mesmo que seja uma inflamação, o médico opta pelo antibiótico para que haja um efeito mais rápido e se evitem complicações.

É possível que seja indicado um medicamento para pintar no ouvido e, com isso, reduzir a dor decorrente da otite. Também é esperado que o médico prescreva algum antitérmico e analgésico, especialmente se for um caso de infecção de ouvido.

O indivíduo com otite começa a melhorar em 2 dias, aproximadamente.