O que fazer para aliviar o nascimento dos dentes do bebê?

Para qualquer mãe, uma das fases mais complicadas no cuidado dos bebês é quando os dentes começam a despontar. Apesar de ser uma graça ver o sorriso dos pequenos deixando de ser banguela, essa é uma fase de bastante incômodo para todos.

Normalmente, os dentes dos bebês começam a dar os primeiros sinais entre os cinco e os seis meses, apesar de não haver um período específico. Da mesma forma, até os três anos e meio, é comum que a dentição de leite esteja completa.

Entender quais são os problemas dessa fase e como fazer o bebê se sentir melhor ajuda bastante a superar o nascimento dos dentes.

Quais são os dentes que nascem primeiro nos bebês?

De forma geral, os dentes que despontam primeiro na boca do bebê são os da frente, principalmente os de cima. Logo em seguida, é comum que apareçam os de baixo.

Com o passar dos meses, os dentes dos lados começam a ficar visíveis e os dentes do fundo, os molares, são os últimos que nascem por completo.

É claro que, novamente, não existe uma regra pré-definida: é possível que algum bebê tenha a ordem de nascimento dos seus dentes mudada.

O nascimento dos dentes causa febre? E dor de barriga?

Essa é uma questão que faz com que muitos médicos discordem: ao mesmo tempo em que alguns deles acreditam que o nascimento dos dentes realmente gere esse tipo de incômodo nas crianças, outros acham que não é bem assim.

Para uma boa quantidade de especialistas, o que acontece é que, por causa do nascimento dos dentes, a gengiva das crianças coça mais. Como consequência, elas tendem a colocar mais os brinquedos e a própria mão na boca.

Considerando que todas essas coisas podem ter bactérias, seria essa a causa pela qual a febre e a dor de barriga acaba aparecendo nos pequenos.

De qualquer forma, esses são dois problemas bem comuns de quando as crianças começam a ter os seus primeiros dentinhos e é bem difícil que um bebê passe por essa fase sem nenhum  deles.

O que se pode fazer para ajudar os pequenos?

Que eles sentem dor devido ao nascimento dos dentes, não há dúvida. Basta pensar em como os adultos também sentem dor quando o dente do ciso está nascendo.

Portanto, o ideal é que, ao perceber que o bebê está muito choros e que há dentes despontando, administre-se um analgésico, de acordo com a orientação do pediatra. Normalmente, o recomendado é o paracetamol ou o ibuprofeno, mas é importante verificar se a criança tem alguma intolerância.

Outra dica que muitas mães usam é fazer uma espécie de sorvete com o leite, podendo ser a fórmula ou o leite materno. É preciso colocar esse leite em uma forminha própria para fazer picolé e deixar no freezer.

No entanto, é claro que esse tipo de recurso só é válido quando está calor: dar o picolé de leite para os bebês nos períodos frios pode fazer com que eles fiquem doentes.

Uma solução um pouco mais segura seria colocar no freezer algum mordedor do qual o bebê goste muito e, depois, oferecer para que ele morda. Dessa forma, o gelado do brinquedo tende a aliviar a dor.

Cuidado com os alimentos duros demais

Qualquer pessoa que esteja com dor nos dentes vai evitar consumir algo que seja muito duro. O mesmo vale para os bebês, desde que eles já estejam na introdução alimentar.

Sendo assim, ao perceber que o bebê está incomodado devido aos dentes nascendo, é importante tentar oferecer alimentos um pouco mais moles, tais como a banana, feijão amassado, macarrão, etc.

É indicado que os legumes estejam bem moles para que a criança consiga consumi-los sem impactar a gengiva e os dentes que estão nascendo, gerando dor.

 É mesmo recomendado usar pomadas anestésicas?

É bastante comum que os pais apliquem nos bebês as famosa pomadas anestésicas, como as que contêm xilocaína. É verdade que elas vão fazer com que a dor passe e os bebês fiquem mais calmos, já que o seu incômodo foi solucionado.

Contudo, essa é uma escolha considerada perigosa por alguns especialistas. Afinal, o anestésico também acaba fazendo com que a língua do bebê fique dormente e isso facilita a ocorrência de engasgos, mesmo quando a criança apenas mama.

Sendo assim, a recomendação é que se use os outros artifícios para aliviar o nascimento dos dentes e que uma pomada seja o último recurso.

Além disso, se uma pomada for usada, é melhor que seja das que não têm anestésicos, apenas os elementos analgésicos. Para saber quais são elas, a dica é perguntar ao farmacêutico ou ao pediatra, mas é sempre necessário verificar se existe alergia por parte do bebê. Afinal, trata-se de um item medicinal.