Para que serve e como usar o ibuprofeno? Esse remédio tão fácil de conseguir em farmácias? Confira o post de hoje e descubra mais detalhes!
Muitos dos medicamentos que usamos diariamente são comprados em farmácias sem prescrição médica. Por mais ingênuo que isso possa parecer alguns efeitos podem ser maléficos à saúde, por isso, antes de comprar qualquer remédio em uma farmácia é sempre bom consultar um médico especialista antes. Mas por quê?
Isso porque o organismo de um ser humano funciona de forma diferente dos demais. Isso quer dizer que o que serve para mim, talvez não sirva da mesma forma para você.
Temos necessidades diferentes quanto a um tratamento específico. No caso de febre e inflamações em geral, é comum sair correndo para uma farmácia e comprar um medicamento que atue sobre essas enfermidades, no entanto, o que muita gente não sabe é que alguns medicamentos simplesmente não funcionam em certos organismos ou simplesmente podem dar algum tipo de reação a uma pessoa.
Um dos remédios mais usados no tratamento de febre e inflamação é o ibuprofeno. Você sabe o que é? Confira mais detalhes sobre ele logo mais a seguir.
O que é Ibuprofeno?
O ibuprofeno é uma substância que pode estar presente em diversos medicamentos, seja sozinho ou combinado com outras substâncias. Além disso, possui diversas apresentações, tais como gotas pediátricas e comprimidos com concentração de 200mg e 400mg.
A sua ação é principalmente no tratamento de dores de cabeça, dores de dente, dores musculares, enxaquecas e também no alívio de cólicas menstruais. Mais do que isso, a substância pode ser encontrada em medicamentos que servem para o alívio de sintomas de gripe e resfriado.
Além disso tudo, ibuprofeno também é indicado para os seguintes casos:
- Inflamações
- Osteoartrose
- Amigdalites
- Cálculo renal
- Tendinites
- Febre
Já os comprimidos de 600 mg, que são mais fortes, podem servir para o tratamento de quadros inflamatórios mais graves, podendo ser utilizado até mesmo para o alívio de dores no pós-cirúrgico.
O ibuprofeno é um medicamento que apresenta ação antitérmica, analgésica e anti-inflamatória. Isso permite o alívio de dores, a diminuição da febre e o combate à inflamação.
Mais do que isso, acredita-se que o ibuprofeno possui ação inibidora da síntese de prostaglandinas. Essas são importantes substâncias que estão envolvidas nos processos inflamatórios do organismo.
Como usar ibuprofeno
Cada uma das apresentações e concentrações de ibuprofeno possui um modo de uso e posologia distintos. Veja a seguir como usar e a dose recomendada em cada um:
Ibuprofeno solução oral em gotas de 50 mg/ml e 100 mg/ml
Adultos: a dose recomendada varia de 200 mg a 800 mg, o que é equivalente a 20 a 80 gotas da solução oral de 100 mg/ml. Ela deve ser administrada de 3 a 4 vezes por dia sendo que não se deve exceder a dose de 3.200mg por dia.
Crianças com mais de 30kg: a dose máxima recomendada é de 200 mg, o que é equivalente a 40 gotas da solução oral de 50 mg/ml ou 20 gotas da solução oral de 100 mg/ml.
Crianças a partir de 6 meses de idade: normalmente, a dose recomendada é de 1 a 2 gotas para cada quilo de peso corporal. Deve ser administrada de 3 a 4 vezes por dia com intervalos de 6 ou 8 horas.
Ibuprofeno comprimidos de 200mg
Ele só é indicado para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade. Normalmente, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos, administrados de 3 a 4 vezes por dia com intervalo mínimo de 4 horas entre casa dose. Nunca se deve exceder a dose de seis comprimidos por dia.
Ibuprofeno comprimidos de 400mg
Ele também só é indicado para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade. Normalmente, a dose recomendada é de 1 comprimido, administrado de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, seguindo a indicação do médico. Nunca se deve exceder a dose de 2.400 mg por dia.
Ibuprofeno comprimidos de 600mg
Essa apresentação só é indicada para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade. Normalmente, a dose recomendada é de 1 comprimido, administrado de 3 a 4 vezes por dia, seguindo a indicação do médico. Nunca se deve exceder a dose de 3.200 mg por dia.
Vale lembrar ainda que esses comprimidos devem sempre ser ingeridos sem inteiros, sem mastigar ou partir e com a ajuda de algum líquido.
O paciente sempre deve seguir as recomendações do médico a respeito dos horários, doses e duração do tratamento.
Mas lembre-se, nenhum medicamento deve ser utilizado sem que haja recomendação médica, visto que pode trazer riscos à sua saúde. Antes de comprar o mesmo, por mais fácil que possa parecer é sempre importante consultar o especialista antes.
Confira algumas contraindicações do Ibuprofeno
Algumas pessoas estão expressamente proibidas de fazer uso do medicamento, são elas:
– Pessoas com problemas de insuficiência cardíaca.
– Pessoas com complicações cardiovasculares.
– Pessoas que apresentam insuficiência renal.
– Pessoas com úlceras ou gastrites.
– Pessoas com problemas hepáticos.
– Pessoas com hipertensão.
– Pessoas que já tiveram trombose.
– Mulheres grávidas ou lactantes.
Também é muito importante prestar atenção nos efeitos que podem causar essa substância tais como tonturas, sonolências e outros transtornos como diarreia e vômito.
Nesses casos o uso do medicamento deve ser cortado imediatamente um médico deverá ser consultado urgentemente. Com a saúde não se brinca e o melhor é sempre ter a palavra de um profissional entendido no assunto. Não espere por piores resultados, um médico sempre será a melhor solução para seu caso.
Quais remédios contém essa substância?
São muitos os remédios comercializados com essa substância, os mais conhecidos são: actrom, Ibupirac, Apirofeno.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o ibuprofeno, para que ele serve e como deve ser utilizado. Não fique com dores e inflamações desnecessárias, consulte seu médico e veja se você pode fazer o uso dessa substância em seu tratamento.