Principais vitaminas para consumir no dia a dia

Infelizmente, nem todas as pessoas dão às vitaminas a importância que elas merecem e é por isso que acaba ocorrendo tantos problemas, como anemia, queda de cabelo, fraqueza e muito mais.

É por causa disso que se torna importante que as pessoas entendam mais sobre quais são as vitaminas mais essenciais, quais são as suas vantagens no organismo e como elas podem ser consumidas.

É importante deixar claro que, desde crianças, o consumo de vitaminas é muito estimulado pelos médicos e não é porque essas crianças se tornam adultas que esses nutrientes deixam de ser fundamentais para o bom funcionamento do corpo.

O que acontece quando não se consome as devidas vitaminas?

De forma geral, a deficiência de vitaminas faz com que o organismo fique mais fraco, levando em conta que ele não tem os nutrientes dos quais necessita para fazer com que o sistema imunológico funcione bem, por exemplo.

No entanto, é preciso lembrar-se de que cada vitamina tem um papel específico no organismo e, sendo assim, a deficiência de vitaminas traz diferentes consequências ao corpo: pode ser queda de cabelo, pode ser tontura, pode ser ressecamento da pele, pode ser anemia e assim por diante.

Inclusive, o tipo de problema de saúde que a pessoa apresenta ajuda os médicos a determinar qual é a vitamina que está faltando na dieta.

Principais vitaminas para consumir

É claro que se torna bem difícil consumir todas as principais vitaminas diariamente, mas é interessante que as pessoas “planejem” a sua alimentação para que o máximo desses nutrientes seja ingerido no cotidiano:

  • Complexo B

Quando se fala desse tipo de vitamina, fala-se de todas aquelas que são do tipo B, ou seja, B3. B1, B6 e assim por diante.

Normalmente, pessoas que estão com deficiência desse tipo de vitamina correm maiores riscos de convulsionar, ou seja, quem já tem epilepsia precisa garantir que os níveis desses nutrientes estejam sempre altos.

É comum que pessoas que têm episódios de muito vômito recebam vitaminas do complexo B de forma intravenosa para reequilibrar o organismo.

Além disso, essas são vitaminas consideradas preciosas enquanto o feto está se formando. Portanto, é preciso que as gestantes sempre incluam essa vitamina em sua dieta.

  • Vitamina K

Muito importante para garantir a força dos ossos, sendo especialmente importante na terceira idade, quando os ossos acabam ficando mais frágeis por natureza. Também é a presença da vitamina K que ajuda na prevenção de diferentes tipos de sangramentos, como o sangramento menstrual excessivo.

  • Vitamina C

Conhecida por muitas pessoas como ácido ascórbico, essa é uma vitamina primordial para manter as células de defesa do organismo. Afinal, ela ajuda o sistema imunológico a combater diferentes tipos de doença, sendo por isso recomendada como uma prevenção para a gripe.

  • Vitamina E

Nem todos imaginam, mas doenças de coração e até Mal de Alzheimer podem ser prevenidos quando se tem um consumo adequado de vitamina E. A razão é que essa vitamina ajuda a impedir o envelhecimento celular antes do que é normal.

Outro benefício é que essa vitamina tem potente efeito hidratante, especialmente na pele.

  • Vitamina A

A sua importância é tanta que o próprio Ministério da Saúde ressalva que ela deve ser consumida como uma maneira de reduzir os riscos de problemas de visão, inclusive a sua perda completa.

  • Vitamina D

Mais uma vitamina que é extremamente importante para os ossos.

Alimentação ou suplementação: como conseguir os níveis ideais de vitaminas?

Muitas pessoas acabam recorrendo à suplementação por conta própria para conseguir consumir vitaminas e, embora haja dezenas de suplementos nas farmácias, essa não é uma escolha adequada.

É claro que nem sempre é possível consumir todas as vitaminas necessárias à saúde por meio da alimentação. Nesse ponto, a suplementação é aceitável e até recomendada por muitos médicos.

Contudo, o problema é escolher um suplemento por conta própria: o ideal é sempre procurar por um especialista e pedir que ele indique qual é o suplemento mais adequado, considerando a idade da pessoa, as suas doenças pré-existentes e muito mais.

O melhor, certamente, é que as pessoas tentem incluir o máximo de alimentos cheios de vitamina em suas dietas e que a suplementação seja apenas algo adicional e não a principal fonte de acesso a esses nutrientes.

Alimentos que têm bastante vitamina

Há muitos alimentos que podem ser consumidos por quem deseja aumentar a quantidade de vitaminas do complexo B, como ovos e abacate. No caso da vitamina K, a dica é consumir bastante espinafre.

Para a vitamina C, não há dúvida de que de que as frutas cítricas são as suas melhores fontes. Para consumir a vitamina E, o ideal são as oleaginosas. A vitamina A é amplamente encontrada na cenoura, enquanto a vitamina D é feita pelo próprio corpo, sendo preciso apenas tomar sol.