InícioBem-EstarQuais exames toda mulher deve fazer após os 40 anos?

Quais exames toda mulher deve fazer após os 40 anos?

 “A vida começa aos 40”. Que mulher nunca ouviu essa frase? A idade, conhecida também como “idade da loba” marca uma fase importante na vida delas, que começam a se sentir mais maduras, pronta para assumir grandes responsabilidades, mas que lidam muitas vezes com uma infinidade de tarefas e compromissos. 

Por isso, além de cuidar de sua saúde mental, toda mulher, ao chegar aos 40 anos, precisa ficar atenta à sua saúde física e, para isso, existem alguns exames que não devem sair do calendário de check-up feminino. 

Agora, você sabe quais testes são esses? Para ajudar aquelas que chegaram a essa idade e querem se cuidar, preparamos um texto com os principais deles. Confira, e marque na sua agenda a realização dos exames. 

Quais exames toda mulher deve fazer após os 40 anos

Exames de sangue

Indicados não apenas para mulheres que chegam aos 40 anos, os exames de sague são fundamentais, pois ajudam a acompanham a evolução de uma pessoa. 

Nessa fase da vida, além dos tradicionais hemograma, colesterol e triglicérides, as mulheres devem fazer testes como glicemia, o TSH, a ferritina e a concentração de cálcio e vitamina D. 

Afinal de contas, com o avanço da idade, o corpo diminui a absorção de vitaminas e minerais, o que podem causar desequilíbrios ou mesmo desencadear doenças desconhecidas. 

Exames pélvicos e vaginais

Com a chegada dos 40 anos, muitas mulheres vão se aproximando de um período delicado: a menopausa, fase que marca o início do encerramento da fase fértil, e quando o corpo feminino sofre uma infinidade de mudanças. 

Além da menopausa, a chegada aos 40 precisa ser acompanhada de perto, pois a fase pode marcar o aparecimento de problemas de saúde que, se identificados no início, podem ser combatidos, como tumores. 

Por isso, é importante fazer exames pélvicos e vaginais com mais frequência, assim o ginecologista poderá acompanhar eventuais mudanças, e também sugerir tratamentos para que as mulheres possam vivenciar essa fase de forma mais produtiva. 

Análise de fundo de olho

Já ouviu falar que, com o avançar da idade, a visão das pessoas já não é mais a mesma? O que parece ser um exagero de muitos, infelizmente, é uma realidade. 

O avançar da idade impacta o organismo como um todo, e o olhos não escapam dessa mudança. É comum, aliás, que pessoas que nunca tiveram problemas de visão na vida passem a necessitar de óculos após os 40. 

Por isso, nas consultas regulares com o oftalmologista, é essencial fazer o exame de fundo de olho. O teste deve ser feito anualmente por mulheres acima de 40 anos. 

O teste demostra eventuais alterações oculares decorrentes de doenças, como o diabetes, e permitindo o diagnóstico precoce, auxiliando no tratamento destes males. 

Exame proctológico

Fechando nossa lista com exames que não podem faltar às mulheres com 40 anos é o exame proctológico. O teste permite o diagnóstico precoce de doenças como hemorróidas, ou, ainda, câncer de intestino, uma das doenças que mais mata em nosso país. 

Então, para garantir que você viverá com saúde os anos que virão, não esqueça de fazer esses e outros exames que sentir necessidade. 

Artigos Relacionados

Mais populares