Quais são os principais sinais de uma gravidez?

Seja planejada ou não, a perspectiva de uma gravidez sempre acaba fazendo com que as mulheres fiquem bastante eufóricas e com certa dúvida: como ter certeza plena de que elas realmente estão esperando uma criança?

A verdade é que existem certos sinais típicos da gravidez que, mesmo que sejam comuns para muitas, nem todas conhecem.

Saber desses sinais e prestar atenção a eles costuma ser o que faz com que a mulher consiga identificar a necessidade de fazer um exame de gravidez. Entenda-os de maneira clara para saber se você pode ou não estar esperando um bebê.

1. Menstruação alterada

Muitas mulheres acham que é preciso não menstruar para estar grávida, mas a realidade é que tem mulheres que têm sim o que se acredita que seja uma menstruação, mas de forma bem mais leve.

Dessa maneira, mesmo que a mulher “menstrue”, se ela perceber que teve uma duração menor, que estava mais fraca ou que o sangue estava mais claro, é um motivo para verificar se não existe uma gravidez em andamento.

2. Dores nas mamas

Outro sintoma bem característico de quando a mulher está grávida é a maior sensibilidade nas mamas. Normalmente, as mulheres associam apenas o aumento das mamas à gestação, mas esse aumento só acontece depois de alguns meses, quando o organismo inicia a sua preparação para produzir leite.

Nas primeiras semanas, o que se tem é um aumento de hormônios, tal como ocorre na TPM, e é por isso que se tem a dor nos seios, que pode ser tanto quando se encosta quando em outras circunstâncias.

3. Cólicas

Mais um sintoma que as mulheres tendem a associar à menstruação, mas que pode dar as caras quando a mulher engravida, é a cólica. Isso acontece, mais uma vez, devido à uma desordem de hormônios bem característica dos primeiros meses.

Afinal, o organismo feminino precisa se “reorganizar” para que uma nova vida seja gerada em seu interior, o que significa que há mesmo uma mudança significativa nos hormônios.

Depois de alguns meses, conforme o útero vai aumentando de tamanho para que o feto continue crescendo, as cólicas tendem a ficar um pouco mais fortes, especialmente no terceiro trimestre.

4. Sono ou sensação de cansaço

É bem comum que as mulheres, quando estão no início da gravidez, percebam que estão com muito mais sono. No caso de algumas, não se trata da necessidade de dormir, mas sim da sensação de estarem cansadas, como se faltasse energia até para as coisas mais simples.

Novamente, esse tipo de alteração é muito normal e o que as explica são as mudanças hormonais as quais o corpo precisa se submeter para que a gravidez tenha andamento.

A verdade é que, conforme os trimestres da gravidez vão avançando, essa sensação fica mais forte por causa do peso da barriga, o que faz com que a mulher se sinta mesmo bem mais cansada.

5. Inchaço abdominal

No começo da gravidez, assim como ocorre na TPM, é comum que os hormônios façam com que a barriga fique um pouco mais inchada. Não se trata ainda de um aumento por causa do bebê, mas sim de retenção de líquido e mudanças associadas às taxas hormonais.

Como garantir que esses desconfortos não prejudiquem a qualidade de vida

É preciso considerar que a gravidez pode chegar a até 42 semanas e, por isso, é muito importante que esses desconfortos comuns dela não atrapalhem a qualidade de vida da gestante.

Para tanto, existem formas de driblar o mal-estar que as mudanças hormonais podem gerar na mulher enquanto ela está grávida, tais como:

1. Tomar vitaminas

O desenvolvimento do feto faz com que várias vitaminas do corpo da mulher acabem sendo absorvidas por ele. Portanto, é comum que a mulher se sinta ainda mais cansada pelo fato de estar com um déficit de vitaminas, sendo importante uma reposição.

Contudo, nenhuma vitamina deve ser consumida sem que o obstetra faça a prescrição, pois é ele quem conhece quais são todas as dosagens necessárias.

2. Alimentar-se da forma adequada

Se é importante que todo mundo se alimente da forma certa para que o organismo tenha os nutrientes indispensáveis, isso fica ainda mais necessário quando se trata de uma mulher grávida.

É fundamental que se aposte em uma alimentação que tenha todos os devidos nutrientes, com o máximo de alimentos naturais que se puder.

3. Fazer o possível para dormir bem

É claro que dormir é uma tarefa bastante difícil para quem está grávida por causa de todo o desconforto que vai aparecendo com o aumento da barriga. Entretanto, o descanso satisfatório é muito importante para a saúde da gestante.

Primeiramente, porque o sono ajuda no funcionamento do organismo. Em segundo lugar, porque estar descansada ajuda até mesmo no humor da grávida, gerando mais tranquilidade.