O ingrediente ativo da pimenta, capsaicina, é o produto químico responsável pelo sabor ardido da pimenta. Ele também é usado no tratamento de osteoartrite, artrite reumatóide, neuropatia diabética e neuralgia pós-herpética (dor após o herpes zoster).

artrite

Reduzir a dor da artrite

Os cremes com capsaicina são amplamente utilizados por pessoas com artrite ou neuropatia diabética (danos que muitas vezes ocorrem em pés e pontas dos dedos em pessoas com níveis elevados de glicose no sangue).

A capsaicina veio a ser usada como remédio natural pela primeira vez em sua forma pura em 1876, pelo químico britânico John Clough Thresh.

Foram necessários quase 130 anos de pesquisa, para conseguir aproveitar a capacidade única da capsaicina de uso nas fibras nervosas sensíveis à dor e fechá-las, desligando as dores por semanas ou até meses.

capsaicina da pimenta alivia artrite

Em 1979 foi descoberto em estudos laboratoriais que as aplicações repetidas de concentrado de capsaicina esgotavam os níveis de “substância P”, um neuropéptido dentro das fibras nervosas que estimula a inflamação e irritação.

Sem essa substância P, os nervos não podem transmitir sinais de dor para o cérebro.

Isso levou ao desenvolvimento de cremes a base de capsaicina que são amplamente utilizados por pessoas com artrite ou diabete neuropática.

Em um estudo de 1991, 101 pessoas com osteoartrose ou artrite reumatoide, que usaram creme de capsaicina diariamente disseram que a dor caiu entre 33 e 57 por cento após 4 semanas, e 252 pessoas com neuropatia diabética usaram creme de capsaicina durante 8 semanas, relataram uma melhoria de 58% no alívio da dor.

No entanto, nem todas as pimentas podem aliviar a dor.

Somente as variedades picantes que são usadas em remédios para dor.

pimenta é rica capsaicina

Como usar capsaicina como um remédio

Para a osteoartrite, artrite reumatoide e neuropatia diabética, aplique um creme contendo 0,025% de capsaicina em articulações doloridas ou pés 4 vezes ao dia por 3 a 4 semanas (o creme pode ser encontrado na maioria das farmácias e custa em média R$ 35,00).

Cerca de 40 por cento das pessoas tiveram ardor ou vermelhidão da pele no início, mas esses efeitos desaparecem com o tempo pois a capsaicina dessensibiliza os nervos.

Leia também
15 Sintomas de Câncer que as Mulheres Ignoram
11 Benefícios do alho para saúde

Se você está enfrentando dor nervosa, experimente um creme contendo 0,075 por cento de capsaicina.

Quanto às dores nervosas e difíceis de tratar, associadas a infecções de herpes e HIV/AIDS, você pode aplicar à pele afetada e deixar no local por 60 minutos, isso alivia a dor.

A capsaicina alivia as dores severas dos nervos (artrites e neuralgias), pois afeta os receptores de dor nos nervos.

Pergunte ao seu médico para obter informações.

Recomendados Para Você: