InícioArtigos PopularesReeducação Alimentar

Reeducação Alimentar

O melhor jeito de você emagrecer sem querer engordar é fazendo uma reeducação alimentar, nela você come tudo o que gosta, porém do jeito correto. Não será preciso começar a tomar remédios para emagrecer ou fazer cirurgias.

A reeducação alimentar é o melhor jeito para emagrecer com saúde, pois ela consiste em comer apenas coisas saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de comer doces, tomar refrigerantes e comidas fortes, como feijoada, alimentos fritos e lasanha.

Para saber mais sobre a reeducação alimentar, continue lendo o artigo abaixo.

Como fazer a reeducação alimentar?

Vamos lhe mostrar em 3 passos como fazer a reeducação alimentar, veja:

  • A primeira coisa necessária para fazer a reeducação, é que você beba dois litros de água por dia. Pois a água ajuda a hidratar e não contém calorias, ajudando a limpar o estômago e a desintoxicar. Caso você não consiga beber dois litros de água por dia, coloque um pouco de gengibre ou esprema um limão na água e vá tomando aos poucos durante o dia.

Você também pode optar por beber chá sem açúcar. Não tome muitos sucos sendo naturais ou não e evite tomar refrigerantes, pois só irão desidratar. 

  • A segunda coisa necessária para a reeducação alimentar é que você coma de três em três horas. Assim, o nível da glicose fica mais estável e você irá sentir menos fome e se concentrara melhor nos seus afazeres.

Ao comer a cada três horas consuma uma menor quantidade de alimentos em cada refeição, como no café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Caso você não consiga fazer os lanches, tente comer menos no café da manhã e no almoço, e caso não consiga tomar o café da manhã, coma pouco no jantar e na ceia.

  • O terceiro passo é reeducar sua alimentação, coma saladas, sopas e legumes, ao invés de comer doces ou alimentos que contém aromatizantes.

Se não gosta de algum alimento, mas sabe que ele faz bem para a saúde pois é cheio de vitaminas e contém menos calorias do que um xis, experimente o alimento até você se acostumar. Para deixar os legumes com um sabor mais agradável, cozinhe-os com uma folha de louro e adicione um dente de alho. 

Faça receitas novas e coma alimentos integrais, pois eles diminuem a fome e regulam o intestino, evite comer alimentos de lanchonetes e frituras. Coma duas frutas por dia, elas além de serem boas como sobremesa, são muito saudáveis.

Para que estas mudanças de alimentação sejam postas no seu dia-a-dia, faça uma mudança de alimentação por semana, até que você se acostume e adote este habito alimentar.

Cardápio da reeducação alimentar

Abaixo separamos para você, um cardápio de três dias, mas que pode ser usado diariamente para lhe auxiliar na sua reeducação alimentar. Veja:

 HoráriosNo primeiro diaNo segundo diaNo terceiro dia
Café da manhãUm pão integral com queijo diet e suco de abacaxi.um iogurte diet com duas colheres de granola e três morangos.Uma vitamina de abacate com duas torradas integrais
Lanche da manhãUm iogurte natural com melUma fatia de queijo branco com uma PêraTrês bolachas de água e sal com sésamo
AlmoçoUm bife de peru grelhado com arroz integral e salada de couve roxa, com suco de limão e orégano. Uma fatia pequena de melancia, de sobremesa.Um ovo cozido com uma batata doce e repolho refogado. Uma laranja de sobremesa.Uma coxa de frango grelhada com uma colher de macarrão cozido e refogado de tomate, cebola e berinjela. Uma pêra de sobremesa.
Lanche da tardeUm iogurte com duas colheres de flocos de aveia.Uma cenoura em palitos e duas torradas com queijo brancoUma banana e cinco nozes
JantarUm peixe assado no forno, com uma colher de arroz integral, batatas e cenoura. Uma maçã de sobremesa.Um salmão grelhado com arroz integral e brócolos cozidos temperados com uma colher de azeite. Uma fatia de melão pequena de sobremesa.Uma posta de pescada cozida com uma batata cozida e couve-flor cozida temperada com uma colher de azeite. Um kiwi de sobremesa
CeiaUma xícara de chá de hortelã com duas torradas integraisUm copo de suco de laranja e meio pão integralUm iogurte natural com mel

Usar a reeducação alimentar para emagrecer é o correto, pois, apesar de você demorar a emagrecer, você irá começar a comer de forma correta e também irá diminuir o efeito sanfona, que ocorre nas dietas rígidas.

Faça a reeducação, acompanhada por um nutricionista, fazendo por três semanas sem falhar, a reeducação alimentar, ficará mais fácil de diminuir o peso e a melhorar a sua saúde. Coma alimentos coloridos, pois, eles são importantes para manter uma dieta.

Se você tem dificuldade para comer frutas, legumes e alimentos integrais, veja dicas ajudar você a comer o que não gosta e a reeducar sua alimentação.

Dicas para a reeducação alimentar

  • Comece aos poucos, troque um alimento não saudável que você era acostumado(a) a comer por um saudável, por exemplo, um iogurte normal por um desnatado ou um suco de caixinha por um natural. Não mude sua alimentação rapidamente, pois isso irá fazer mal ao seu corpo e ao seu humor.
salada-colorida-no-prato

Se você achar que é difícil fazer uma reeducação alimentar, a sua dieta não dará certo. Você tem que se sentir bem com o seu novo cardápio. Caso haja alimentos que você realmente gosta de comer e que não fazem muito bem para a sua alimentação, como por exemplo um pastel, não o retire do seu cardápio, apenas diminua o seu consumo;

  • Os alimentos que são ruins para a reeducação alimentar são: açúcar e sal refinados, gordura ruim, sódio e carboidratos. Estes devem ser retirados ou ao menos usados pouco no seu cardápio;
  • Para controlar o seu cardápio da reeducação alimentar, faça você mesmo (a) suas refeições em casa. Se você não tem muito tempo, opte por refeições rápidas e fáceis de fazer. Evite as comidas gordurosas e as de lanchonetes;
  • Leia os rótulos e os ingredientes contidos nos alimentos que você compra e come no seu dia-a-dia. Evite aqueles açúcares, sódio, gordura e carboidratos;
  • Tome muita água;
  • Coma corretamente as refeições da reeducação durante o dia, o intervalo é no máximo três horas entre cada refeição, isso fará o seu estômago diminuir, e o seu corpo ficar saudável e bem alimentado fazendo com que funcione corretamente.

A base das refeições de um cardápio para reeducação alimentar

Neste artigo você viu o que é recomendado para cada refeição de um cardápio de reeducação alimentar.  Mas não esqueça, que as porções variam conforme oque você precisa de calorias.

Não esqueça que no café da manhã deve sempre conter um suco ou uma fruta, iogurte, queijos e alimentos integrais como torradas, pão ou cereais;

No almoço deve sempre conter proteínas como carne, frango, ovos, frutos do mar, alimentos ricos em fibras e proteínas como arroz, macarrão, pão, aveia, linhaça, bastante legumes e verduras, e uma fruta de sobremesa.

Nos lanches devem conter coisas como castanhas, amêndoas, frutas, iogurte, barra de cereais e biscoitos diet.

No jantar, o cardápio pode ser igual ao do almoço, apenas diminua os alimentos ricos em carboidratos e aumente os legumes e as verduras.

Se você gostou deste artigo sobre Reeducação alimentar, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Artigos Relacionados

Mais populares