Ser mulher, muitos acreditam que é uma dádiva, outros acreditam que é um carma, existem ainda aqueles que acreditam que ser mulher é sinônimo de força e determinação.

O fato é que, a mulher passa por fases durante toda sua vida, desde a sua primeira menstruação ou menarca até o fim dela, a famosa menopausa, que pode ser um momento difícil na vida da mulher, e muitas vezes, requer cuidados.

Porém, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre esse assunto, sobre como se tratar e quais os sintomas que serão vivenciados durante esse estágio.

Ao chegarem nesta fase, já se questionam como será sua vida.

Será que vai precisar de reposição hormonal? A reposição hormonal é indicada para todas? Ela pode causar câncer? Quais os sintomas da menopausa? Como trata-los?

sintomas-da-menopausa
sintomas-da-menopausa

Abaixo falaremos dos principais sintomas da menopausa e como amenizá-los, se você está passando pelo processo da menopausa ou conhece alguém que está, fique por dentro do assunto e saiba como entender e aliviar seus sintomas.

Afinal, o que é menopausa

A menopausa caracteriza-se como o fim do ciclo menstrual da mulher, onde é findado o ciclo de ovulação e menstruação, entretanto, este período só se inicia após um ano do último ciclo menstrual da mulher, podendo nesse tempo, acontecer ciclos menstruais ocasionais.

Porém, o que se sabe é que nem toda mulher precisará de reposição hormonal durante o período da menopausa, e que existem outras maneiras eficientes para o tratamento da menopausa.

Muitas pessoas ainda desconhecem o significado de climatério e menopausa, e ambos tem significados diferentes.

A menopausa, caracteriza-se como uma fase no período do climatério, é o fim da menstruação.

Já o climatério é um conjunto de sintomas, que fazem a transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva.

Por volta dos 45 aos 55 anos, não havendo necessariamente uma data exata, a mulher vivenciará a experiência da menopausa.

Neste momento, ela tem a sua última menstruação, e passará pelo climatério, e é nesse momento que podem ocorrer os sintomas listados entre os mais comuns neste período.

Sintomas da menopausa

Fim da menstruação

É um dos primeiros sintomas da menopausa a aparecerem.

Neste período, a mulher vivencia períodos em que ocorrerá o ciclo menstrual e momentos de ausência de menstruação, o que é comum.

Ressecamento Vaginal

Este sintoma é bem desconfortável, mas acontece com frequência com mulheres que passam por este período, devido à queda de hormônios.

Ondas de Calor

Este sintoma é bem conhecido pelas mulheres, as ondas de calor ou fogachos, podem vir com certa frequência, e incomodar muito, também está relacionada à queda dos hormônios estrogênio e progesterona.

Suores Noturnos

Os suores noturnos também fazem parte desse conjunto de sintomas da menopausa e também é bem comum entre as mulheres.

sintomas da menopausa insonia

Insônia

Esse sintoma também pode ser muito comum e dá-se pela queda brusca dos hormônios do estrogênio e da progesterona, esta última responsável pela respiração, causando falta de ar durante o sono o que acaba fazendo com que a pessoa acorde.

Diminuição da libido ou desejo sexual

Como já citado anteriormente, os hormônios da progesterona e estrogênio também são responsáveis pela libido sexual, com a queda deles, existe esta falta de interesse pelo sexo.

Diminuição da atenção e memória

O estrogênio é o hormônio ligado à essa área, com a queda dele, é comum que as mulheres sintam esse efeito.

Osteoporose ou perda de massa óssea

Mais uma vez o vilão é o estrogênio, ele é o grande responsável pela manutenção dos nossos ossos. Este sintoma pode acontecer até 20 anos depois da menopausa.

Risco de Infarto ou problemas do coração

O hormônio do estrogênio também é responsável pela saúde do coração, e sua queda na menopausa aumenta os riscos de infartos e outras doenças ligadas ao órgão.

Ganho de peso

Mais uma vez, este sintoma está ligado à alteração dos hormônios podendo levar à mulher a ganhar peso durante a menopausa.

Depressão e Ansiedade

Nesta fase, a mulher passa por um período intenso de mudanças em seu corpo, e é uma fase onde sua vida também pode estar se transformando, é nesse período em que geralmente os filhos saem de casa e a relação no casamento já não é mais a mesma, uma vez que ocorrem muitas transformações.

Além é claro, da insuficiência de hormônios que pode contribuir para isso. Porém, isto varia de acordo com o histórico de cada mulher.

Diante de todos esses sintomas da menopausa, aparecem dúvidas frequentes em relação ao corpo, tratamento, entre outros.

Seu corpo está passando por um processo de mudança

É comum que as mulheres se perguntem: “ Meu Deus o que está acontecendo comigo? ”

Entretanto, esse processo é um processo natural cujo qual toda mulher passa, nele, a mulher fica mais exposta uma vez que existe a queda dos principais hormônios que comandam seu corpo.

O que esperar da menopausa

Diante deste fato, muitas mulheres ficam amedrontadas só de pensar nesta famosa palavra: menopausa. E se perguntam: “Devo me preparar? “e “ Como me preparar”.

Sim, é necessário que você já esteja preparada.

Faça exercícios diários, se alimente bem com frutas, verduras, legumes, ovos, carne vermelha e branca e peixes.

Desenvolva uma atividade que você gosta, de maneira que isso seja uma atividade prazerosa para o seu cérebro.

Conte com o apoio de seus familiares, para que possam entender a sua situação quando este período chegar.

Fique atenta às doenças durante a menopausa

Como já citados, a menopausa pode trazer consigo uma infinidade de sintomas, e as dúvidas mais frequentes são “Será que vou desenvolver doenças durante este período?” .

Sim, você pode desenvolver doenças cardiovasculares, osteoporose e até mesmo doenças psicológicas como depressão e ansiedade, entretanto, é sempre importante que você conte com a ajuda de bons profissionais durante seu tratamento e faça o controle da saúde.

sintomas da menopausa

Sua vida sexual não vai acabar com a menopausa

Muitas mulheres se perguntam “Será que é o fim da minha vida sexual com a menopausa?”.

Definitivamente não, a menos que você queira, existem sim, a perda de libido e o ressecamento vaginal, entretanto, com o tratamento e alimentação adequada, sua vida sexual poderá se manter.

Tratamento hormonal, quando fazer

Ainda existem muitas dúvidas em relação ao tratamento hormonal, e quando ele deve ser indicado.

Isso vai de acordo com a indicação médica, o tratamento hormonal é basicamente a reposição dos hormônios de estrogênio e progesterona, responsáveis pelo bom funcionamento do corpo da mulher.

A falta destes hormônios desencadeará na mulher, os sintomas aqui já falados, entretanto, estes sintomas podem afetar a qualidade de vida da mulher.

O tempo de tratamento vai variar de acordo com avaliação de riscos e benefícios que vai trazer para a mulher.

Mas fique ciente de que este tipo de tratamento pode desencadear uma série de efeitos colaterais, tais como:

  • doenças cardíacas
  • câncer de mama
  • infartos do miocárdio
  • derrames cerebrais
  • embolias pulmonares
  • câncer do intestino

Tudo isso porque se as doses hormonais forem administradas de forma incorreta existirá aumento mais do que o comum nos hormônios estrogênio e progesterona o que poderá desencadear estes efeitos.

Efeitos mais brandos também são conhecidos:

  • inchaço das mamas
  • ganho de peso
  • dores de cabeça
  • alterações de humor
  • náuseas
  • sangramentos
  • tonturas

O tratamento de reposição hormonal, pode ser continuado, ou seja, administrado frequentemente, ou descontinuado, administrado em determinado período para amenizar os principais sintomas da menopausa.

Antes de começa-lo é importante que você converse com seu médico e avalie os benefícios e riscos para sua saúde.

Tratamentos além da terapia hormonal

Além do tratamento hormonal existem outros meios alternativos para que os sintomas da menopausa possam ser amenizados.

Atualmente, existem tratamentos com antidepressivos que atuam diretamente no cérebro e possam melhorar o bem estar da mulher.

Assim como a acupuntura, uma vez pode influenciar beneficamente nos sintomas da menopausa, tais como irritações e dores.

O uso de antiepiléticos também é recomendado, uma vez que seus compostos podem ajudar a diminuir alguns sintomas.

Os medicamentos fitoterápicos, que podem ser manipulados em farmácias tais como a Valeriana.

Além da homeopatia que traz alguns chás que como os de folha da amoreira, acredita-se que esse chá tem o poder de reduzir as ondas de calor ou fogachos.

Chá de gengibre, acredita-se que ele alivia dores comuns da menopausa.

Chá de trevo vermelho acredita-se que ao tomar este chá, serão repostos diversos nutrientes, como cálcio e magnésio, potássio e vitamina C.

A menopausa requer cuidados e atenção, porém, não necessariamente quer dizer que isso seja um problema na vida da mulher.

Trata-se de uma fase que todas as mulheres mais cedo ou mais tarde passarão.

Por isso, é importante ficar atenta aos sinais e ter o acompanhamento de um bom médico, avaliando qual tratamento a mulher irá se encaixar, de acordo com seu histórico de vida e de saúde.

Cuidados com a saúde devem começar cedo, afim de que os sintomas não sejam tão fortes durante a menopausa, e a mulher continue tendo qualidade de vida.

Veja também:
10 Sintomas da pré-menopausa

Recomendados Para Você: