Pré-menopausa é um período natural na vida de uma mulher, é quando seu corpo começa a sua transição para a menopausa, que começa oficialmente quando a menstruação parou completamente por um ano.

É um período de transição da vida reprodutiva da mulher para a vida não produtiva, quando os últimos óvulos não utilizados são eliminados pelo organismo.

pré-menopausa

Embora seja uma fase perfeitamente normal, nem sempre é fácil de suportar. Muitas mulheres sofrem durante os anos da pré-menopausa, enquanto outras não experimentam nenhum sintoma.

A maioria ingressa nesse período em seus quarenta anos, mas pode começar mais cedo.

Sintomas da pré-menopausa

1. Irregularidades Menstruais

Você pode ter mudanças nos intervalos da menstruação e na quantidade do fluxo sanguíneo. A ovulação pode tornar-se mais irregular também.

pré-menopausa calor

 

2. Calorão e suor noturno

Entre 75 e 85 por cento das mulheres experimentam esses sintomas durante a pré-menopausa. A intensidade, frequência e duração podem variar.

3. Insônia

Muitas vezes o calor é o culpado pelo distúrbio do sono, ou fadiga que pode ser ligado à pré-menopausa.

4. Mudanças de humor

O descontrole hormonal nessa fase pode causar oscilações de humor, depressão, irritabilidade, dificuldade em lidar com o estresse ou ansiedade.

menopausa amora

Veja também
5 Receitas de Suco Detox de Couve para emagrecer
Chá de hortelã e seus benefícios

5. Problemas vaginais e da bexiga

À medida que o estrogênio diminui, os tecidos vaginais podem perder a lubrificação e elasticidade, tornando as relações sexuais dolorosas ou desconfortáveis.

Devido à essa diminuição do hormônio a mulher também fica mais vulnerável a infecções do trato urinário, que pode contribuir para incontinência.

pré-menopausa

6. Diminuição da fertilidade

Como a ovulação se torna menos regular, a capacidade de engravidar pode diminuir. Mas enquanto existe a menstruação, a gravidez permanece possível.

7. Diminuição da libido

O desejo sexual e excitação podem diminuir gradualmente por conta da própria ausência de estrogênio ou do desconforto durante o sexo devido à secura vaginal. No entanto, o estresse e ansiedade também pode contribuir.

8. Alterações do corpo e da pele

A massa muscular diminui e a gordura corporal aumenta à medida que os níveis de estrogênio caem, resultando em aumento dos níveis de colesterol ruim. A gordura abdominal pode aumentar. Um programa regular de exercício pode contrariar esses efeitos.

Níveis mais baixos de estrogênio podem afetar o colágeno em sua pele, tornando-a mais fina e menos elástica.

9. Perda da massa óssea

À medida que os níveis de estrogênio diminuem, a mulher perde massa óssea, o que aumenta o risco de osteoporose. Exercícios com peso e uma dieta rica em cálcio e outros minerais, bem como vitamina D podem ajudar a manter seus ossos fortes.

pré-menopausa enxaqueca

10. Enxaqueca

Dores de cabeça severas, unilaterais que frequentemente incluem dor aguda através de um olho, visão de auras, visão turva, náuseas e vômitos.

Desequilíbrio Hormonal

A pré-menopausa não é uma doença ou uma sentença de prisão perpétua. A experiência de cada mulher é diferente. No entanto, se você está enfrentando qualquer um dos sintomas desconfortáveis ou dolorosos mencionados acima, pode ser um sinal de desequilíbrio hormonal que pode precisar de tratamento.

E, tenha em mente que você não precisa experimentar todos estes sintomas para estar na pré-menopausa.

Com tantas opções de tratamento como a terapia de reposição hormonal (natural), remédios botânicos tradicionais e abordagens nutricionais não há necessidade de sofrer.

Fale com o seu médico ou profissional de saúde para encontrar a melhor opção para ajudar a restaurar o equilíbrio em seu corpo durante este período de transição na vida.

menopausa

Saiba mais
15 Sintomas de Câncer que as Mulheres Ignoram
As mulheres devem comer mais chocolate!
7 Alimentos naturais para eliminar o inchaço na barriga

10 Sintomas da pré-menopausa
Avaliação: 5 - 2 votos