InícioUncategorizedSinusite: causas, sintomas e tratamentos

Sinusite: causas, sintomas e tratamentos

O que é a sinusite ou rinosinusite?

Sinusite é a famosa dor nos seios da face que fazem com que as pessoas fiquem prostradas por dias sem poder nem tocar nessa região.  Essa inflamação na mucosa dos seios, região do crânio ao redor do nariz, maçãs do rosto como também os olhos, pode se agravar a qualquer momento se não for bem tratada.

É uma sensação de dolorido e um mal-estar constante como se fosse uma gripe mal curada. E na verdade a sinusite é uma infecção que pode ser secundária a outra infecção, um quadro de alergia que se intensificou e provocou a drenagem incorreta dos seios da face gerando uma secreção amarelada o que muitas das vezes chamamos de catarro.

Essa infecção chatinha atinge tanto a mucosa dos seios da face, como já foi dito, e também a mucosa nasal, porque nossas vias aéreas estão sempre expostas a infecções. A sinusite deixa nossa cabeça com sensação de peso constante e parece que vai explodir e muitas das vezes é causada por micro-organismos que se aproveitam de uma baixa imunidade ou outros motivos para nos atingir em cheio.

menina-sofrendo-com-sinusite

Causas

Tudo isso acontece, pois, as áreas atingidas são responsáveis por drenar as secreções dos olhos, ouvidos e nariz, mas quando algo dá errado essas regiões tendem a ficarem inflamadas.

E assim fica um acúmulo de secreção dentro destas áreas que facilitam processos infecciosos. Muitas vezes a chamada rinosinusite é uma decorrência de um estado de gripe mal curada ou até um resfriado comum que pode acontecer por N motivos dentre eles quadros alérgicos.

As sinusites ou rinosinusite podem ser agudas ou crônicas com sintomas semelhantes nos dois casos.  

A causa da sinusite pode ser por bactérias, fungos, vírus ou ainda uma não tão simples alergia. Se você está em ambiente empoeirado, passa por algum choque térmico e até mesmo é exposto por algum cheiro mais ativo, você pode desencadear esse mal sem nem mesmo achar que deu algum motivo.

Outra coisa que deve ser levada em consideração são os agentes químicos e até alterações na anatomia da narina, seios da face que são os responsáveis pelo agravamento da sinusite. E temos ainda uma outra hipótese mais rara, porém que não pode ser descartada, que é a existência de um tumor.

Está hipótese não se aplica na maioria dos casos.

Outras causas são:

  • Desvio de septo da narina: parede das narinas são tortas;
  • Algum trauma na sua face: osso fraturado e obstrução das vias das narinas;
  • Outras doenças respiratórias: rinite e asma são as duas mais cotadas;
  • Doenças e remédios que deram uma pequena queda de imunidade: AIDS, fibrose cística, o tão famoso refluxo;
  • Células do sistema imunológico;
  • Pólipos nasais: crescimento de tecido bloqueador da passagem nasal.

Estas são mais algumas causas para que você saiba exatamente o que pode dar início ao processo inflamatório da sinusite e o que pode vir a agravá-lo.

Sintomas

Dor na cabeça e na face, mal-estar no corpo todo, obstrução nasal, presença de secreção espessa e esverdeada, febre, cansaço, coriza e também a tão famosa tosse que ninguém acha que é sintoma da sinusite são indicativos de que ela já está instalada.

Se você sentir uma dorzinha de cabeça que se espalhar por olhos e nariz, uma dorzinha chata de garganta, dificuldade para respirar, perda tanto do olfato como do gosto e mal hálito, você deve procurar urgentemente um profissional de saúde para dar início ao tratamento.

Se a dor durar mais de sete dias um otorrino deve ser consultado.

O que vai determinar o quadro é a duração do processo inflamatório, como por exemplo, sinusites agudas duram até 4 semanas e sinusites crônicas duram 3 meses ou mais. A reincidência de crises agudas pode tornar a situação mais para o lado de sinusite crônica.

mulher-com-mão-no-nariz-com-sinusite

Tratamento

Todo tratamento antes passa por um diagnóstico da doença que deve ser feito por um médico cuja especialidade é otorrinolaringologista. O diagnóstico é feito através da observação dos sintomas, palpação das partes inflamadas como seios da face.

Entretanto pode ser solicitado a você mais alguns exames como por exemplo:

  • Endoscopia nasal: um tudo é inserido dentro dos seios nasais para averiguar como está o estado da inflamação.
  • Tomografia computadorizada: esta vai avaliar a possibilidade de inflamação profunda que por sua vez não tenha sido identificada pelo método anterior.
  • Coleta de secreções: é um recolhimento de uma amostra de secreção da área nasal atingida.
  • Teste de alergia: como a rinosinusite também pode ser causada por processo alérgico, é preciso averiguar se você está dentro de um processo de alergia ou não, e esse teste serve exatamente para isso. O teste pode ainda encontrar vírus ou bactérias como causas da sinusite.

Agora vamos trabalhar o tratamento da doença para que ela, se instalada uma vez, não venha a permanecer mais em nosso sistema. O tratamento tem fases e elas devem ser observadas com total atenção para facilitar este processo de cura e até a prevenção.

O tratamento pode ser feito com solução salina. O que viria a ser isso? É uma pequena mistura de água e sal para pingar no nariz. Esta solução alivia de imediato os sintomas das faces do rosto e narina.

Corticoides nasais também são utilizados para tratamento desta doença. Como assim? Você pode usar sprays nasais para prevenir ou melhorar ainda a inflamação.

Você também pode utilizar os corticosteroides orais ou injetáveis, mas sempre fique atento a eles porque estes podem causar outros efeitos colaterais indesejados.

Antibióticos e em último e mais grave caso, a cirurgia são indicados também para esse processo inflamatório. Sempre leve em consideração a opinião de um profissional da área.

O tratamento também passa pela prevenção. E como seria essa prevenção? Através de alimentos funcionais que possam aumentar o seu sistema imunológico e prevenir esse tipo de doença.

Ter uma alimentação saudável rica em ferro e vitamina C, beber muita água hidrata e previne a ocorrência deste problema.

Outra coisa muito importante é evitar os fatores que provocam a doença tais como ambientes com cheiros ativos, agentes químicos, poeira entre outros.

Evite o fumo, pois este somente agrava os sintomas das rinosinusites. E faça a lavagem nasal. Trate-se também com sprays nasais, remédios antigripais e antibióticos orais.

Um remédio muito bom caseiro para a sinusite é o suco verde de espinafre com hortelã rico em vitamina C.  E para ajudar a desentupir o nariz, gotas de óleo essencial de eucalipto. 

Uma boa pedida para quem está passando por um processo inflamatório de sinusite é realmente descansar bastante, dormir de cabeça elevada, pois isso ajuda na drenagem da secreção e uma boa lavagem nasal como já falamos acima.

É essencial que você saiba destas informações para que possa se prevenir se alimentando bem com alimentos ricos em vitamina e sais minerais. Alimentos funcionais como raiz forte, gengibre, alho e cebola e ainda os alimentos ricos em ferro e vitaminas.

Outra coisa muito importante é que você tenha em mente que a sinusite não se cura sozinha, você vai precisar do auxílio de um médico para dar início a um tratamento mais duradouro e assim conseguir eliminar os agentes causadores desta doença que atinge muitos brasileiros em todo o globo.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments