InícioAlimentaçãoTudo sobre a Matcha

Tudo sobre a Matcha

Esse já de origem japonesa tem atraído cada vez mais a atenção devido aos diversos benefícios que pode oferecer ao organismo. 

A cultura do Japão já é conhecida pelos diversos chás e alimentos que prometem fazer o corpo funcionar como deveria e, aos poucos, esses chás têm sido introduzidos em diversos lugares do mundo. 

Por isso, se você não conhece os benefícios da matcha, chegou a hora de descobrir tudo sobre esse ja e saber porque ele deveria estar na sua prateleira. 

Matcha emagrece mesmo?

A matcha tem grandes diferenciais desde a preparação da planta, que é coberta de sol. Esse processo faz com que a planta produza uma maior quantidade de aminoácidos e fique com uma coloração ainda mais verde. 

Além disso, a planta da matcha é colhida de forma manual e as folhas são colocadas para secar para serem moídas. O resultado desse processo é um pó verde que favorece o emagrecimento. Isso acontece porque o processo de preparo das folhas, faz com que a planta tenha um poder maior sobre a queima de gordura e funcionamento do metabolismo. Por isso, a matcha ajuda você a emagrecer através de um aceleramento do corpo, que faz com que o organismo passe a queimar mais calorias. 

Além disso, as folhas verdes significam que são ricas em clorofilas, e isso quer dizer que o seu corpo vai deixar de reter líquidos. Como se acelerar o metabolismo e reduzir a retenção de líquido corporal já não fosse o bastante, a matcha ainda consegue proporcionar um aumento de perda de calorias quando você faz alguma atividade física. Isso significa que a matcha potencializa o resultado dos seus exercícios e o resultado é a perda de peso. 

Benefícios da Matcha 

Agora que você já sabe que a matcha emagrece, isso já vai fazer com que você tenha aquela vontade de correr para o mercado comprar. O que talvez você ainda não saiba é que a matcha tem outros impactos no seu corpo, ou seja, além de ajudar na perda de peso e a reduzir a retenção de líquidos, a matcha tem ainda mais benefícios para te oferecer. 

Por isso, segure na cadeira e comece a anotar tudo o que a matcha pode fazer por você. 

– Age contra células cancerígenas, ou seja, contra o câncer; 

– A matcha atua para recuperar e fortalecer os músculos do corpo; 

– Reduz os níveis de gordura no sangue, ou seja, combate o colesterol; 

– Vai te dar mais disposição para as atividades diárias; 

– Aumenta a sua atenção e concentração; 

– A matcha consegue aliviar o estresse; 

– Estimula o funcionamento do cérebro; 

– Reduz os níveis de pressão arterial (pressão alta); 

– Ajuda a prevenir e reduzir a celulite; 

– Atua contra o envelhecimento da pele; 

– Dá a sensação de saciedade; 

– Age como um calmante natural prevenindo a depressão; 

– Ajuda a retirar as toxinas do organismo; 

Como preparar a Matcha 

A matcha pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos naturais, internet e supermercados. Porém, você vai encontrar a versão em pó do produto. Já a versão em folhas não é muito comercializada e de difícil preparo. Por isso, utilize a versão em pó de matcha. 

Para preparar o seu chá de matchá para emagrecer, basta colocar em torno de 2 colheres rasas de chá para cada copo de água quente. Por ser um pó, é preciso misturar bem antes de tomar, para que todo o pó seja diluído. 

O ideal é não misturar o pó logo que a água sair do fogo, mas esperar alguns minutos para que ela fique menos quente. Isso porque, ao colocar o matcha na água bem quente ou diretamente no fogo, vai resultar em um gosto bem amargo. 

Além disso, uma boa opção para ingerir a matcha é colocar em sucos e iogurtes natural. Por isso, nunca se esqueça de mexer bem ou até bater no liquidificador. 

Como tomar a Matcha

Tomar a matcha é muito fácil. Você pode ingerir em diversos horários do dia, incluindo antes de atividades físicas e garantir todos os benefícios desse chá. Uma ressalva é evitar o uso da matcha durante a noite ou próximo do horário de ir dormir, já que pode prejudicar o sono. Porém, é preciso ter cuidado com o excesso desse pó, que pode resultar em alguns efeitos indesejáveis como: 

– Dores de cabeça; 

– Dificuldades para dormir (insônia); 

– Dores no estômago; 

– Diarreia e azia. 

Por isso, o ideal é ingerir no máximo 5 xícaras de chá de matcha por dia, ou em torno de 20 gramas. Além disso, o chá de matcha não é indicado para quem faz uso de alguma medicação contínua, nesses casos é preciso falar com o médico sobre a possibilidade de tomar o matcha. E se você tiver algum problema no estômago como gastrite ou úlceras, não deve ingerir esse chá. Uma dica é que, na hora de comprar, busque pela forma orgânica do pó de matcha. Dessa forma, o produto vai ser ainda mais eficaz e não vai ter produtos como pesticidas, fertilizantes e herbicidas. 

O que é o matcha

O matcha é um pó extraído da mesma planta que o chá verde. Porém, devido ao seu modo de plantio, colheita e preparo o matcha é até 5 vezes mais potente que o chá verde. Por isso, você vai perder mais gordura em menos tempo tomando o chá de matcha que o chá verde. Além disso, o matcha possui uma taxa extremamente baixa de calorias e, por isso, pode ser incorporada em diversas bebidas e receitas e ainda trazer benefícios para o seu organismo. 

Durante o processo de colheita e preparo, as folhas do matcha passam por processos diferentes e originam 2 formas de chá de matcha. 

– Sencha

A versão de matcha premium ou sencha é quando as folhas são preparadas no vapor. Esse preparo vai deixar o gosto da matcha ainda mais intensificado e com uma cor bem marcante. As folhas ficam em constante movimento, depois enroladas e estriadas em placas para serem secas. Depois desse processo, elas são moídas. 

– Tencha 

A matcha comum ou tenha se diferenciam da versão premium de preparo, porque o forno usado no processo deixa as folhas separadas e totalmente paradas. Depois de estiradas nessas placas do forno elas são moídas lentamente e de forma mais fina. 

O tencha é a versão mais conhecida e usada para o preparo dos chás ou para receitas. Além disso, é preciso ficar de olho na hora de comprar, nada de produtos “copiados”. Os benefícios do matcha só podem acontecer se você usar a versão original do produto. Para ficar mais fácil de entender, o matcha é como se fosse uma versão mais nobre ou rica do chá verde. 

O que você não sabe 

O que você, talvez, ainda não saiba sobre o matcha é que ele tem em torno de 3 vezes mais cafeína que o chá verde comum. A quantidade de cafeína do matcha equivale a um café expresso. Porém, como o matcha tem diversos componentes, os resultados comuns da cafeína acabam sendo minimizados. Ainda assim é preciso ter cuidado ao ingerir esse chá à noite. Além disso, não é aconselhável usar as folhas inteiras do matcha para fazer o chá e sim a versão em pó. 

Essa dica é válida porque as folhas dessa planta podem ter um nível de contaminação maior que o chá verde comum, devido ao processo refinado de plantio e colheita. Por isso, comprar a versão original do pó de matcha é tão importante. 

Se estiver em dúvida sobre o pó ser o verdadeiro ou não, olhe sempre a cor. O verdadeiro matcha possui uma coloração verde diferenciada. Isso porque a cor verde é bem viva e vibrante e não opaca como em muitos chás. 

Apesar de ser um produto com um preço acima do comum, o matcha tem se tornado o queridinho de quem quer emagrecer. Além disso, dá para entender o porquê do preço incomum se você pensar no processo de fabricação.

O queridinho dos japoneses é feito com a planta Camellia Sinensis e o país de origem é a China, mesmo que tenha aparecido no Japão no século 9 e feito o sucesso por lá mesmo. 

Além disso, entre os principais fabricantes de chá verde e chá de matcha são a China, o Japão e a Índia. Por isso, não ache incomum ir comprar o matcha e encontrar a tradução em uma língua diferente ou mesmo ler que o país de produção foi algum desses citados. O sucesso desse chá no Japão é tão grande, que você pode encontrar diversos formatos de venda como ervas, sachês, latas prontas, caixinhas (estilo caixa de suco) e até sorvetes e bolos. 

Conclusão 

O chá de matcha é um dos chás que devem fazer parte da rotina de quem quer emagrecer. Por isso, não perca tempo e procure o local mais próximo onde você pode comprar esse pozinho verde e garanta um metabolismo rápido e que queima gordura durante o dia todo. 

Artigos Relacionados

Mais populares