O câncer da mama é a forma mais comum de câncer entre as mulheres em todo o mundo. De acordo com a pesquisa realizada pelo American Institute for Cancer Researche, apenas um copo de vinho por dia pode aumentar o risco de câncer de mama em 5 por cento.

câncer de mama

Em 2012, 1.7 milhões de casos de câncer de mama foram diagnosticados em todo o mundo, o que representa 25 por cento de todos os diagnósticos de câncer em mulheres.

O câncer de mama é a segunda principal causa de morte relacionada ao câncer entre as mulheres.

Existem vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de uma mulher desenvolver câncer de mama, dos quais incluem idade mais avançada, fluxo menstrual precoce, e histórico familiar de câncer de mama.

Embora haja pouca coisa que uma mulher possa fazer para controlar esses fatores de risco, adaptando seu estilo de vida a uma alimentação mais saudável e exercícios físicos, reduz o risco.

vinho aumenta probabilidade de cancer de mama

Uma outra pesquisa examinou vários fatores de risco para o câncer de mama, incluindo álcool, dieta e peso, e conclusão foi que 10 gramas de álcool por dia – o equivalente a um pequeno copo de vinho – aumenta o risco de câncer de mama na pré-menopausa em 5%.

Leia também
10 Sintomas da pré-menopausa
15 Sintomas de Câncer que as Mulheres Ignoram

A mesma quantidade de álcool eleva o risco de câncer de mama pós-menopausa – a forma mais comum de câncer de mama – em 9%.

Além disso, foi confirmado que o excesso de peso, obesidade, ou apenas ganhar mais peso na idade adulta, aumenta a probabilidade de câncer de mama pós-menopausa.

Por outro lado, o exercício físico moderado diminui o risco de câncer pré e pós-menopausa.

As mulheres na pós-menopausa mais ativas são 10% menos propensas a desenvolver câncer de mama em comparação com as menos ativas.

Alimentos ricos em carotenoides podem diminuir o risco de câncer de mama:

A pesquisa também fala da ligação entre dietas ricas em produtos lácteos, cálcio e carotenoides, e um menor risco de câncer de mama.

dieta rica em carotenóides

Além disso uma dieta rica em carotenoides, ajuda a evitar o ganho de peso, o que é fundamental para reduzir o risco de câncer.

Ter um estilo de vida fisicamente ativo, manter um peso saudável ao longo da vida e limitar o álcool, são medidas que as mulheres podem tomar para reduzir o risco do câncer de mama.

Apenas um copo de vinho por dia aumenta o risco de câncer de mama
Avaliação: 5 - 1 voto
COMPARTILHAR